A tela do meu notebook está apresentando pixels errados!
Tinkerer
Olá, boa noite! O problema que vem ocorrendo comigo é com a apresentação de pixels errados diversas vezes e em múltiplos lugares da tela do meu notebook acer nitro 5. Realizei a compra do meu notebook em fevereiro de 2024, e esse problema com os pixels começou a aparecer em meados de agosto e final de 2024.
O problema com os pixels só começou a se agravar quando reparei que estavam aparecendo em outros locais na tela, tendo como problema principal inicial e principalmente.
Essa última foto, com o pixel defeituoso, apareceu recentemente.
Um detalhe que preciso é deixar: quando passo o cursor do mouse em cima do pixel defeituoso maior, ele altera.
Como posso resolver esse problema? Existe algum reparo que possa se realizar?
Respostas
-
Olá Pedro,
Esse problema de pixels errados parece estar relacionado com o cabo eDP (que liga a placa de vídeo ao display interno) ou com o driver gráfico.
📺 Testes rápidos para identificar a causa:
- Tente iniciar o notebook em modo de segurança (tecla F8 ao ligar) — isso força drivers mínimos e pode mostrar se o problema é causado pelo software.
- Se possível, conecte o notebook a um monitor externo ou TV via HDMI. Se a imagem no externo estiver perfeita, o problema provavelmente está no cabo eDP ou no próprio painel LCD.
🛠️ Possíveis causas:
- O fato de o pixel mudar quando você passa o cursor indica que o sinal do painel está instável, o que pode ser causado por:
- Falha de contato ou torção no cabo eDP
- Driver de vídeo corrompido
- Falha física no display (menos comum se começou só em agosto)
📥 Soluções sugeridas:
- Reinstale o driver gráfico direto do site da Acer ou da Nvidia/AMD, conforme sua GPU.
- Se o problema persistir e o monitor externo estiver normal, procure assistência técnica para avaliar o cabo eDP — em alguns modelos Nitro, o cabo pode afrouxar com o tempo ou ser afetado por calor.
Se precisar, posso ajudar a localizar o driver específico ou indicar um ponto de assistência com boa reputação.
0 -
Boa tarde! Testei no HDMI e a imagem externa ficou perfeita.
Sobre os drivers, queria os mesmos para teste ou até mesmo solução
0 -
Olá Pedro,
Obrigado por compartilhar as atualizações. Como a imagem externa via HDMI está perfeita, isso confirma que a GPU está funcionando bem e que o problema está no hardware interno — muito provavelmente o cabo eDP ou o próprio painel LCD.
Algumas sugestões que podem ajudar:
🔧 Drivers primeiro: Reinstale os drivers gráficos diretamente dos sites oficiais:
- Acer: Drivers da Acer
- NVIDIA: Drivers NVIDIA
- AMD: Drivers AMD
⚠️ Se persistir o problema: O fato de o pixel “reagir” ao movimento do cursor indica instabilidade no sinal do painel. Isso costuma acontecer por afrouxamento do cabo eDP — comum em modelos Nitro após meses de uso ou exposição ao calor. Aconselho procurar uma assistência técnica para verificar o cabo e conexões internas.
Não parece ser um “fantasma de software”, mas sim um “gremlin físico” 👻📺.
1 -
Olá, bom dia.
Experimente iniciar o notebook em modo seguro e verifique se o problema vai ocorrer também.
Eu acredito que possa ser um defeito físico na tela.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1