A tela do meu notebook está apresentando pixels errados!
Tinkerer
Olá, boa noite! O problema que vem ocorrendo comigo é com a apresentação de pixels errados diversas vezes e em múltiplos lugares da tela do meu notebook acer nitro 5. Realizei a compra do meu notebook em fevereiro de 2024, e esse problema com os pixels começou a aparecer em meados de agosto e final de 2024.
O problema com os pixels só começou a se agravar quando reparei que estavam aparecendo em outros locais na tela, tendo como problema principal inicial e principalmente.
Essa última foto, com o pixel defeituoso, apareceu recentemente.
Um detalhe que preciso é deixar: quando passo o cursor do mouse em cima do pixel defeituoso maior, ele altera.
Como posso resolver esse problema? Existe algum reparo que possa se realizar?
Respostas
-
Olá Pedro,
Esse problema de pixels errados parece estar relacionado com o cabo eDP (que liga a placa de vídeo ao display interno) ou com o driver gráfico.
📺 Testes rápidos para identificar a causa:
- Tente iniciar o notebook em modo de segurança (tecla F8 ao ligar) — isso força drivers mínimos e pode mostrar se o problema é causado pelo software.
- Se possível, conecte o notebook a um monitor externo ou TV via HDMI. Se a imagem no externo estiver perfeita, o problema provavelmente está no cabo eDP ou no próprio painel LCD.
🛠️ Possíveis causas:
- O fato de o pixel mudar quando você passa o cursor indica que o sinal do painel está instável, o que pode ser causado por:
- Falha de contato ou torção no cabo eDP
- Driver de vídeo corrompido
- Falha física no display (menos comum se começou só em agosto)
📥 Soluções sugeridas:
- Reinstale o driver gráfico direto do site da Acer ou da Nvidia/AMD, conforme sua GPU.
- Se o problema persistir e o monitor externo estiver normal, procure assistência técnica para avaliar o cabo eDP — em alguns modelos Nitro, o cabo pode afrouxar com o tempo ou ser afetado por calor.
Se precisar, posso ajudar a localizar o driver específico ou indicar um ponto de assistência com boa reputação.
0