AN515-58 | Porta USB-C não transmite vídeo

Opções
Marthans
Marthans Member Posts: 3 New User
editado July 5 em Gaming - Predator e Nitro

Olá! Tenho um Acer Nitro 5 AN515-58 e estou tentando usar uma mesa digitalizadora XP-PEN Artist 10 (2ª geração), que suporta conexão de vídeo via USB-C (DisplayPort Alt Mode), usando um cabo USB-C Full Featured original da XP-PEN.

Já testei esse cabo e a mesa em um celular com USB-C que suporta vídeo, e funcionou perfeitamente — ou seja, o problema está no notebook.

No meu Acer, a mesa é reconhecida parcialmente (a luz muda de laranja para azul), mas nenhuma imagem é exibida na tela da XP-PEN.
Já fiz os seguintes procedimentos:

• Ativei a opção “Ativação do USB/TBT do suporte S4” na BIOS;
  • Atualizei a BIOS para a versão mais recente;
  • Atualizei drivers de chipset, Thunderbolt, VGA (NVIDIA RTX 3060);
  • Instalei os drivers Serial I/O da Intel;
  • Instalei todos os drivers recomendados diretamente do site da Acer.

Aparentemente, a porta USB-C (que é 3.2 Gen 2, segundo a ficha técnica) não transmite vídeo via DP-Alt Mode, mesmo com suporte teórico.

Pergunta:
Alguém já conseguiu usar um monitor externo ou mesa com saída de vídeo via USB-C nesse modelo (AN515-58)?
Essa porta realmente tem suporte ao DisplayPort Alt Mode ou é apenas USB-C com dados e energia?

Agradeço muito se alguém puder compartilhar experiências ou soluções.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,791 Guru

Olá @Marthans,

Seja bem-vindo!

Antes de conectar esta sua mesa digitalizadora Artist 10 (2nd Gen), você instalou os seus drivers?

https://www.xp-pen.com/la-pt/download-895.html

No Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc) é exibido algum dispositivo com erro?

• Marthans

Eu baixei os últimos drivers da mesa sim, e no gerenciador de dispositivos não é exibido nada, nem com erro, simplesmente não aparece.

• eGomes

Se você conectar outro dispositivo na porta USB Tipo-C, ela funciona corretamente!? Pois existe a possibilidade da mesma estar com defeito.

Experimente também fazer os seguintes testes:

#1 Desabilitar a Inicialização rápida do Windows (Turn on fast startup) nas configurações de energia.

#2 Fazer o reset do controlador EC:

1. Remova a fonte do carregador;
    2. Abra o seu laptop (remova a tampa inferior que dá acesso a placa-mãe), desconecte o cabo da bateria interna e pilha CR2032;
    3. Pressione e mantenha o botão / tecla Power por 30 ~ 60 segundos;
    4. Remonte o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    5. Em seguida, ligue o seu laptop novamente.
  • Marthans

obrigado pelas dicas, mas infelizmente eu não tenho outro dispositivo pra conectar e testar o vídeo pelo USB-C do notebook, só sei que transmite dados e energia, mas no o vídeo.

• eGomes
    editado 4:47AM

@Marthans,

Após conectar a sua mesa digitalizadora, você já tentou pressionar as teclas Win + P e selecionar os modos de exibição Duplicado ou Estendido?

https://youtube.com/shorts/iA5TczKsqLs?feature=shared

Lembrando que a porta USB-C está conectada diretamente com a CPU:GPU integrada (Intel). Se este controlador gráfico estiver desabilitado no Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc), o recurso DP Alt Mod não vai funcionar corretamente!

Em tempo, há comentários de usuários no YouTube mencionando que suas mesas digitalizadoras só funcionam corretamente quando o cabo USB Tipo-C está conectado de uma determinada maneira (com um lado específico).

Eu particularmente, não acredito que isso faça sentido! 🤔 Pois o padrão da pinagem do cabo USB Tipo-C, é feita para ser compatível com qualquer lado inserido.

Mas, não custa nada fazer um teste...😉👍🏻