Acer Nitro V15-51-57WS Informações de upgrade memoria RAM

Boa tarde !
Meados de Dezembro de 2024 comprei uma memória Kingston Fury Impact, 16GB, 4800MHz, DDR5, CL38.
Estou pensando em comprar outra de 16Gb, porém, agora quero adquirir Kingston Fury Impact, 16GB, 5600MHz, DDR5, CL40.
Independente da frequência de 5600MHz rodar em dual channel na frequência mais baixa de 4800MHz da atual.
Perante esse fato de rodar na memória com frequência menor, vou ter algum problema de executar jogos e softwares de alto desempenho ?
Obs.: Raramente uso para jogar, uso constante são mais para softwares de Design Gráfico e renderização 3D.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Nesse caso além da frequência ser equalizada para a de menor valor, o CL será igual ao do novo módulo, ou seja, de 38 para 40. Em termos de desempenho acredito que será imperceptível. Nesse caso o ideal seria adicionar outro módulo idêntico ao que já está, nesse caso ambos operariam com CL menor.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Pretendo ainda comprar outra CL40 e vender a CL38, por isso pensei em comprar de 5600MHz. V15 é 5200MHz, nesse caso uma memória de 5600MHz não teria toda potência mesmo tendo duas iguais futuramente e diminuiria seu valor pela capacidade do notebook.
Vou comprar de frequência maior, já que não vai acarretar algum problema. Vou adquirir outra igual futuramente.
0 -
A questão é que como a placa mãe não tem suporte ao perfil XMP não dá pra saber se de fato as duas vão operar em 5200Mhz. Eu acredito que vão operar em 4800MHz devido módulo atual. A diferença é muito pouca e em relação ao desempenho acredito ser imperceptível, igual ao CL.
Se possível nos dê um feedback após adicionar o outro módulo e verificar se de fato vão operar na frequência máxima do processador.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Detalhe importante mencionou, não tem XMP.
De toda forma retorno sobre o feedback, até o momento agradeço pelo suporte e atenção.
0