PHN16-71-72W6 Windows demorando pra iniciar/carregar área de trabalho

Brunovskiii
Brunovskiii Member Posts: 52 Devotee WiFi Icon
editado June 20 em Gaming - Predator e Nitro

Olá pessoas,

Tenho um Acer (PHN16-71-72W6) e desde ontem do nada ele começou a demorar muito pra iniciar, mais precisamente demorando pra aparecer a tela de login e carregar a área de trabalho, antes levava uns 5 segundos e agora tá levando 5-6 minutos, até mais… Eu fiz um teste daqueles que a Microsoft recomenda através do Msconfig, desabilitando todos os serviços que não sejam da Microsoft e o note ligou mais rápido, só que eu não consegui identificar qual deles causou isso. Teve alguma atualização recente de algum serviço da Acer ou do Windows que pode ter causado isso? Faz uns 2 dias que teve uma atualização no Windows Update.

Desde já agradeço.

[Título editado para incluir modelo do produto]

«1

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,753 Guru

Se você instalou o KB5063060 recentemente, você pode desinstalar o mesmo através da ferramenta DISM /Remove-Package.

• Brunovskiii
  • eGomes

De acordo com o seu relato, é possível sim que este KB esteja causando o problema! Mas você só vai ter a absoluta certeza, depois de fazer o devido teste...

• Brunovskiii

Qual comando exato que eu faço? Preciso colocar a numeração junto?

Uma coisa que esqueci de mencionar é que desde que começou esse drama, 2 ''abas'' do prompt de comando abre depois de carregar a área e depois fecham sozinhas depois de uns segundos. As vezes aparece algo escrito que não dá tempo de ler.

• eGomes
    editado June 21

Para encontrar o nome do pacote de atualização (KB) que você deseja desinstalar use o comando abaixo no Prompt de comando / Terminal (modo Admin):

DISM /online /get-packages

Em seguida, para remover o mesmo:

DISM /online /remove-package /PackageName:<identificador exclusivo do pacote a ser removido>

Em relação as telas do prompt que você está percebendo durante a inicialização, você pode capturá-las gravando um vídeo a partir do seu smartphone. E então, analisar as imagens quadro a quadro.

• Brunovskiii

Seria esse?

image.png
  • eGomes

É o pacote anterior, que contém a string 26100.4351.1.0

😉👍️

• Brunovskiii

Então, fiz o procedimento aqui e deu uma piorada, quando ele reiniciou depois de remover a atualização ele iniciou rápido, porém fui reiniciar pra testar e a tela de login não abria direito, reiniciei de novo e ficou vários minutos em tela preta depois do logo do predator, tive que forçar o desligamento e agora ele ligou normal, mas ainda continua lento pra iniciar.

• eGomes
    editado June 23

Experimente fazer um teste desabilitando a Inicialização rápida do Windows (Turn on fast startup) nas configurações de energia.

Abra uma janela do Prompt de comando (modo Admin), em seguida digite o comando abaixo indicado e pressione <Enter> para forçar um shutdown completo (limpar o arquivo hiberfil.sys):

shutdown /r /f /t 0

Baixe e execute a ferramenta CrystalDiskInfo para verificar o estado de saúde da(s) sua(s) unidade(s) de armazenamento (SSD).

Verifique também no Visualizador de Eventos do Windows (eventvwr.msc) os eventos com ID 100 e 101 para identificar possíveis processos que por ventura estejam causando este problema de lentidão durante a inicialização:

+ Visualizador de Eventos (Local)
    |
    +-> Logs de Aplicativos e Serviços
    |
    +--> Microsoft
    |
    +---> Windows
    |
    +----> Diagnostics-Performance
    |
    +-----> Operacional

• Brunovskiii

Cara, eu não sei que bruxaria que é essa que tá rolando na minha máquina, praticamente todas as orientações que você me passou o pc reiniciou rápido, quando eu coloco pra reiniciar normalmente pelo Windows ele reinicia mega lento. A opção da inicialização rápida do windows não fez diferença, já o crystal disk indica que tá tudo certo:

image.png image.png

Esse é o visualizador de eventos:

Captura de tela 2025-06-21 163922.png
  • eGomes

Como podemos ver nos seus screenshots, os eventos 101 estão indicando que software do controlador gráfico Intel está causando degradação na inicialização do Windows.

De preferência, utilize o driver disponibilizado na página oficial de suporte do seu Predator PHN16-71:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PHN16-71/downloads?suggest=PHN16-71;1

• Brunovskiii

Mesmo sendo de uma data antiga? Quando eu clico nesses avisos aparecem outros arquivos além da Intel.

Qual driver eu baixo aqui? Tem vários da Intel e eu sou meio leigo.

• eGomes

Desinstale apenas o driver do controlador integrado Intel. E então, faça o download e instale a versão abaixo:

Intel VGA | 2023/05/26 | 31.0.101.4146 | 584.12 MB

• Brunovskiii

Seria esses?

image.png
  • eGomes

Correto! Desinstale-os e na sequência instale a versão recomendada anteriormente.

• Brunovskiii
    editado June 22

É, o problema persiste… Antes de fazer esse procedimento eu fiz testes desativando serviços no msconfig pra ver como o pc inicia e realmente ficou mais rápido mas não tão rápido como antes, não sei o que aconteceu nesses últimos 2 dias pra deixar o pc assim… O note funciona normal, só pra iniciar a tela de login e carregar a área de trabalho que tá lento.

P.S.: Esse intel killer serve pra alguma coisa?

• eGomes

Este software é uma suíte desenvolvida para interagir com hardware compatível com a tecnologia Intel Killer:

Intel Killer Performance Suite

Em relação ao seu problema de lentidão (delay) na inicialização do Windows durante a transição da tela de logon e exibição do Desktop:

• Verifique se na sua Área de trabalho não há arquivos e/ou pastas de tamanho grande;
    • Utilize novamente o Visualizador de Eventos para verificar se há outros processos e/ou serviços que possam estar causando lentidão.

Como alternativa você pode restaurar o Windows com as configurações de fábrica ou realizar uma nova instalação:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/41-como-restaurar-o-windows-em-computadores-acer-usando-alt-f10-na-inicializacao

• Brunovskiii

Cara, nem ferrando que vou restaurar o pc, já fiz isso poucos meses atrás por causa de um problema maluco, é muito trabalho… Vou ter que procurar outras soluções.

• Brunovskiii

O driver da Nvidia pode ser uma causa? Faz tempo que não atualizo já que eles estão bem problemáticos ultimamente.

• eGomes

Sim, é possível!

Utilize a ferramenta DDU para desinstalar todos os drivers dos controladores gráficos (Intel / NVIDIA) instalados em seu computador:

Untitled Image

Em seguida, instale o driver dos controladores gráficos novamente.

Examine também o Agendador de Tarefas (pressione Win + R, digite: taskschd.msc [Enter]), se não há alguma tarefa que esteja causando estes problemas de lentidão durante o logon.