Tela Azul (ntoskrnel) no Acer Nitro AN515-47-R5SU

Owndred
Owndred Member Posts: 5

Tinkerer

editado June 24 em Gaming - Predator e Nitro

Bom dia a todos,

Estou enfrentando um problema persistente com meu notebook Acer Nitro(AN515-47-R5SU). Há algum tempo, ele vem apresentando telas azuis frequentes, sempre com o mesmo código de erro relacionado ao ntoskrnl.exe. Geralmente ele precisa de 3 ou 4 tentativas para ligar após o erro quando acontece, e as vezes fica dias sem apresentar o erro, mas hoje chegou a exigir mais de 20 tentativas antes de conseguir inicializar.

Desde a primeira ocorrência, venho tentando diversas soluções básicas que encontrei na internet, mas sem sucesso. Recentemente descobri que esse tipo de erro costuma estar relacionado a problemas de memória, então tentei os seguintes testes:

• Diagnóstico de memória do Windows
  • MemTest86
  • BlueScreenView

O diagnóstico do Windows e o MemTest86 não indicaram nenhum problema com as memórias, já o BlueScreenView indicou alguns erros, mas não sei como utilizá-los para encontrar o problema.

Ainda hoje, enquanto o notebook não iniciava, resolvi abri-lo para tentar limpar os contatos das memórias com uma borracha. Foi quando notei que as memória apresentaram um aspecto de umidade, aparentemente vindo desses adesivos de proteção. Lembro que quando instalei a segunda memória (da Crucial), esses adesivos não estavam com essa aparência. Inclusive, a memória da crucial não estava com essa aparência de umidade apenas a memória que veio previamente com o notebook.

Gostaria de saber se essa "umidade" nos adesivos poderia ser a causa dos problemas que estou enfrentando. Agradeço desde já qualquer orientação que possam me dar sobre como proceder.

Atenciosamente,
Gabriell

Memoria1.jpeg

Comentários

• Owndred

Tinkerer

Segue anexo as specs do notebook.

Captura de tela 2025-06-21 145419.png Captura de tela 2025-06-21 145444.png Captura de tela 2025-06-21 145518.png Captura de tela 2025-06-21 145526.png Captura de tela 2025-06-21 145533.png
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 5,778 Guru

Olá,

Em relação aos códigos de erro que estão ocorrendo no seu Nitro AN515-47:

0x0000000A = indica um problema relacionado ao acesso inadequado à memória RAM por parte de um driver ou software.
    0xC000021A = pode estar relacionado a arquivos de sistema corrompidos.
    0x000000D1 = indica um problema com o driver de dispositivo. No seu caso, está apontando para o controlador de armazenamento NVMe (stornvme.sys).

Procure fazer um teste com os módulos RAM em separado para verificar se estes BSODs persistem. De preferência, utilize módulos idênticos (modelo, marca, velocidade, timings).

Pelos erros que estão ocorrendo em seu laptop, a integridade dos arquivos do SO está altamente comprometida. Recomendo a você fazer uma nova instalação do Windows.

Em relação ao problema de oleosidade dos thermal pads:

Parece que estas "manchas oleosas" nos módulos RAM foram ocasionadas devido ao excesso de silicone (oxidação) nas almofadas térmicas. Providencie a substituição das mesmas, por um material de boa qualidade.

Faça uma inspeção nos chips dos módulos RAM e slots SO-DIMM da placa-maẽ para verificar se não há presença destas mesmas manchas. Pois dependendo do nível de contaminação, pode ser necessário realizar um banho (limpeza) em cuba ultrassônica.

• Owndred

Tinkerer

Obrigado ! Vou seguir as sugestões e retorno assim que possível com os resultados.