Upgrade de memoria ram AN517-54-55T5 clock caiu para 2667mhz

JoaoGames1209
JoaoGames1209 Member Posts: 9

Tinkerer

Eu instalei um novo pente de de 16 gb ddr4 3200 no meu nitro mas o clock caiu. Eu tinha visto que para resolver isso era necessario ativar o XMP na bios mas quando eu estive la as unicas opções na aba "advanced", que eu não ativei, eram apenas 2 e não tinha a opção de ativar o XMP

Modelo de fabrica
gtx 1650
i5-11400h
8 gb ddr4 3200
ssd 512 gb

Modelo da bios
Insyde v1,18 rev 5

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,650 Guru
    editado June 11 Responder ✓

Isso é um comportamento comum (talvez um bug) do CPU-Z e Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) ao reconhecer o controlador de memória e slots disponíveis nos processadores Intel® Core™ i5-11400H.

Como podemos ver nos seus screenshots, os módulos que você está utilizando são totalmente diferentes!

Para garantir a melhor compatibilidade e desempenho do dual-channel, utilize módulos idênticos (modelo/marca).

Em tempo, você comprou este módulo de memória de 16 GB onde? Ele é da marca A-DATA ou Crucial (Micron)?

Pois estou achando um pouco estranho estas especificações do fabricante (suspeita que seja falsificado). 🤔

Respostas

• eGomes

Olá,

Oficialmente os laptops Acer não possuem suporte para módulos RAM que utilizam perfil Intel XMP (overclock).

A redução no clock de operação da RAM pode ser causada se você estiver misturando módulos com as especificações diferentes (modelo, marca, timings, densidade e classificação).

Procure atualizar o firmware do seu Nitro AN517-54 com a última versão disponível (1.20 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-54/downloads?suggest=AN517-54;1

• JoaoGames1209

Tinkerer

Boa noite,

Obrigado por avisar sobre a versão da bios.

Infelizmente eu n sei quais são as especificações da memoria inicial o meu nitro porém me certifiquei de escolher uma que tinha uma mesma velocidade que a antiga.
    Se tiver algo que eu possa fazer para poder resolver isso por favor me fale.
    Agradeço.

• eGomes
    editado June 10

Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z. Em seguida, anexe aqui screenshots das guias: Memory e SPD (capture de cada slot que estiver em uso, exemplo: Slot #1 e Slot #2).

• JoaoGames1209

Tinkerer

image.png image.png image.png

Por algum motivo o cpu-z diz que eu tenho 8 slots, que nem o gerenciador de tarefas

• eGomes
    editado June 11 Responder ✓

Isso é um comportamento comum (talvez um bug) do CPU-Z e Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) ao reconhecer o controlador de memória e slots disponíveis nos processadores Intel® Core™ i5-11400H.

Como podemos ver nos seus screenshots, os módulos que você está utilizando são totalmente diferentes!

Para garantir a melhor compatibilidade e desempenho do dual-channel, utilize módulos idênticos (modelo/marca).

Em tempo, você comprou este módulo de memória de 16 GB onde? Ele é da marca A-DATA ou Crucial (Micron)?

Pois estou achando um pouco estranho estas especificações do fabricante (suspeita que seja falsificado). 🤔

• JoaoGames1209

Tinkerer

Boa tarde, obrigada pela ajuda. Esse modo da a-data eu comprei na amazon, acho dificil ser falsificado, aqui esta o link do exato modelo que comprei:

Memória Notebook Adata 8GB DDR4 3200 Mhz | Amazon.com.br

• eGomes
    editado June 11

Boa tarde, @JoaoGames1209!

Apenas por desencargo de consciência, faça um teste invertendo este módulo de 16 GB de slot e mantenha apenas ele instalado no seu laptop. E então, verifique no CPU-Z se a frequência de operação será reconhecida corretamenta DDR4-3200 MT/s (1600 MHz / CL 22).

Lembrando:

Não se esqueça de desconectar a fonte do carregador e a bateria interna, antes de manusear qualquer componente no seu aparelho.

😉👍️

• JoaoGames1209

Tinkerer

Boa tarde,

Fiz os testes que você pediu, retirei o pente de 8 gb e deixei apenas o de 16 na maquina, ao abrir o gerenciador de tarefas, o modulo ainda apenas atingiu 2667mhz e o Cpu-z continua detectando a mesma coisa que anteriormente (ainda testei trocar o modulo do slot 2 para o slot 1 mas nada mudou)

Aqui estão as prints dos testes
    16 gb sozinho slot 2:

apenas_slot2_16gb.png

16 gb sozinho slot 1:

apenas_slot1_16gb.png

Já que os resultados não alcançam o desempenho que devia, na sua opnião, devo contatar o suporte da amazon para pedir devolução do produto ou não vale o caso? Apesar de ser uma ram que não condiz com o que foi vendido eu percebi um aumento bom no meu desempenho.

• eGomes

Boa noite @JoaoGames1209,

Eu recomendo a você entrar em contato com a Amazon / Revendedor e solicitar a devolução / troca do produto. Pois como podemos constatar, o mesmo não está correspondendo as especificações do anúncio. 🤔

Se possível, anexe aqui fotos (o mais nítido possível) deste módulo RAM que você comprou (da etiqueta e da serigrafia impressa nos chips).

😉👍️

• JoaoGames1209

Tinkerer

Muito obrigado pela ajuda, sou muito grato. Vou entrar em contato com o suporte. Eu não consigo por agora tirar uma foto mais nítida do módulo mas as fotos que eu tirei durante a instalação ainda é visível ver que na etiqueta colada nele possui que ele deveria ter a velocidade de 3200mhz.

20250613_191638.jpg 20250613_191616.jpg
  • eGomes
    editado June 14

De fato, tem alguma coisa de errado:

Pois, os módulos ADATA geralmente incluem perfil JEDEC 1600 MHz na tabela SPD Timing. Sem a necessidade de ter que ativar o Intel XMP / AMD EXPO nas configurações do firmware / BIOS.

Mesmo tendo sido testado sozinho em ambos os slots SO-DIMM do seu laptop, ele não foi capaz de reconhecer a frequência de operação anunciada (DDR4-3200 MT/s).

Outra coisa que está chamando a atenção, é este número de série sequencial "12345678" que está impresso na etiqueta.

Inclusive nos comentários do link do anúncio que você postou, há um usuário relatando que teve o mesmo problema.

🤔😉👍🏻