Acer Nitro 5 - GPU fica a 100% e perde desempenho no meio do jogo.
Olá, eu tenho um problema no meu notebook, quando vou jogar jogos como CS e Warzone, eles são abertos e logo de imediato a GPU sobe para 100% de uso. Até ai ok. Puxo uma partida e o FPS continua estável.
No entanto, a partir de um determinado momento ele baixa a sua utilização para algo em torno dos 20%, e a CPU sobe para 100%. Os jogos passam a rodar em 5 FPS e o pc fica inutilizável, tendo que ser reniciado para voltar a funcionar normalmente.
A placa de vídeo é uma GTX 1650 e o processador é I5 11400H
Respostas
-
Olá,
Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção completa (limpeza + substituição da pasta térmica) no seu Nitro 5?
0 -
Olá, ele foi limpo e teve a pasta trocada a mais ou menos um ano.
mas pelo que percebi isso é um problema com jogos que demandam mais da GPU, porque no Fortnite o pc tem aguentado mais, mas no CS2 ou Warzone só falta morrer com a GPU em 100%. Minutos depois a GPU vai para 20% e a CPU sobe para 100%, deixando o pc completamente lento, mesmo que feche o jogo1 -
Procure verificar se não estão ocorrendo problemas de estrangulamento (throttling) por temperatura excessiva.
Monitore a temperatura dos sensores disponíveis enquanto roda seus jogos, através das ferramentas: HWMonitor ou HWiNFO.
Veja também o nível de desgaste da bateria do seu Nitro.
Outra ferramenta que poderá auxiliá-lo a identificar o motivo de queda abrupta de FPS, é o GPU-Z. Faça o download e mantenha rodando em 2º plano até você observar estas quedas de desempenho. Em seguida, selecione sua GTX 1650 e então poste aqui screenshots das guias: Graphics Card e Sensors (incluindo o item PerfCap Reason, se estiver disponível).
😉👍🏻
1 -
Bom dia, aqui está amigo. É normal essa temperatura para 100% de uso da GPU?.
Depois de um tempo (10 minutos) se eu continuar a jogar assim, uma hora ele trava muito e fica a 5 fps, ai o meu CPU sobe para 100% e a GPU desce para 20. mas nao tem como utilizar o pc direito sem ter q reniciar
0 -
aqui ta o outro.
Baterias instaladas
Informações sobre cada bateria instalada no momento
BATERIA 1
NOME
AP18E8M
FABRICANTE
LGC
NÚMERO DE SÉRIE
10992
QUÍMICA
Li-I
CAPACIDADE DE PROJETO
57 488 mWh
CAPACIDADE DE CARGA TOTAL
49 095 mWh
CONTAGEM DE CICLOS
190
0 -
Bom dia,
Como está a temperatura da CPU quando ocorre este problema de desempenho?
0 -
permanece nos 80º tbm, nao sobe muito
0 -
permanece nos 80º tbm, nao sobe muito
0 -
Aparentemente as temperaturas do seu Nitro estão normais! Apesar do desgaste da bateria e do parâmetro PCIe PEX Errors Recovery estar reportando alguns erros.
Experimente limpar os arquivos cache da NVIDIA (Shader e Graphics data) e do DirectX:
%localappdata%\NVIDIA\DXCache %localappdata%\NVIDIA\GLCache %localappdata%\NVIDIA Corporation\NV_Cache
0 -
Acabei de fazer e continua a 100% :(
0 -
Use a ferramenta DDU para remover os drivers dos controladores gráficos. Em seguida, faça a instalação novamente.
Se o problema da GPU travada em 100% persistir, experimente desabilitar o recurso Agendamento de GPU acelerado por Hardware:
Verifique também se o seu laptop não está infectado por algum malware (Cryptojacking):
0 -
é parece que o seu CPU não está mais dando conta do game….. O uso de GPU em 100% nem é de se preocupar tanto assim, afinal CS pesa mais em CPU, quem tah tentando ajudar é a GPU pra compensar a falta de força. Se já tentou restaurar para padrão de fabrica, pode ser que alguma app está querendo usar junto e não tah deixando o CPU focar na tarefa principal.
0 -
sim sim, na verdade o problema em si não é nem a GPU em 100%, e sim quando a partir de um determinado momento a CPU passa utilizar 100% e a GPU vai para uns 20%. O computador fica muito lento.
Só que esse problema só acontece com jogos onde a GPU fica a 100% num momento inicial.
estranho demais0