Problemas com HD não reconhecido.

YuriShalk
YuriShalk Member Posts: 3 New User

Olá. Eu tenho um disco externo Seagate de 8 TB que funcionava perfeitamente em todos os laptops que possuo - até nesse Predator. Hoje percebi que ele não está mais sendo detectado pelo meu notebook Acer Predator. Ele roda o Windows 11 e observei que quando eu conecto a unidade, a luz do HD acende, mas apaga após cerca de 5 segundos, e o Windows não a detecta.

Então fiz alguns testes:

Testei em outro notebook que possuo - um Dell Inspiron rodando Windows 10. → Funcionou bem (então é um alívio - o problema parece ser a combinação do Acer e do Seagate, e não apenas do Seagate).

Testei todas as portas USB 3.0 que tenho – elas costumavam funcionar com a unidade, mas agora não funcionam – a unidade simplesmente desliga.

Testei um cabo diferente – mesmo resultado.Já atualizei os drivers no Gerenciador de Dispositivos.

No Gerenciamento de Disco do Windows 11, o disco Seagate não aparece — parece que a energia está sendo cortada quando conectado ao notebook Acer.

Cada vez que conecto e desconecto a unidade, o Windows reproduz o som da conexão, mas isso não ajuda muito, pois a unidade não aparece em nenhum outro lugar.

Então, há alguma outra abordagem que eu possa tentar? O Windows 11 teve problemas de compatibilidade com alguns discos rígidos externos? Devo tentar instalar o Windows 10 para ver se isso resolve o problema?Desde já, obrigado.

Melhor resposta

• YuriShalk
    Responder ✓

Olá, passando a solução que consegui encontrar. Realmente era um problema de Driver. Porém, o Driver em questão não estava na seção de Controladores de USB, ele estava na verdade como Controladores de Armazenamento - e lá estava o driver com o triângulo Amarelo - Dispositivo de armazenamento em Massa UAS.

Não existia driver mais atualizado.

Tentei desinstalar e reiniciei o PC, o HD ainda não funcionou.

A solução foi encontrar um Driver a partir da lista do Windows - que me deixou já uma lista com apenas um Driver que poderia dar certo. Instalei ele e o HD funcionou na hora.

Nota: O Seagate está funcionando melhor que antes - as taxas de transferências estão mais altas e contínuas. O driver passado não mantinha a velocidade, e ele só caía a transferência.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 16,869 Trailblazer

Olá, baixe e instale o driver do Seagate HDD para Windows 11 do site de suporte de drivers da Seagate para essa unidade.

• YuriShalk

Olá, obrigado pela resposta. Fiz uma busca no site da Seagate e não encontrei driver disponivel para meu produto - modelo Disco rígido Expansion para desktop de 8 TB
    STKP8000400. Pesquisei sobre firmware e também nada de novo.

Em meus novos testes, fiz um boot com o windows 10 no meu notebook Acer - predator, e pude verificar que a o HD não desliga e que ele aparece no list disk do diskpart, confirmando que o problema é com o Windows 11. Por enquanto, nas pesquisas não encontro ninguém com o mesmo problema, mas seguirei vendo o que posso fazer - se tiver a solução, irei postar aqui.

Por enquanto, obrigado.

• YuriShalk
    Responder ✓

Olá, passando a solução que consegui encontrar. Realmente era um problema de Driver. Porém, o Driver em questão não estava na seção de Controladores de USB, ele estava na verdade como Controladores de Armazenamento - e lá estava o driver com o triângulo Amarelo - Dispositivo de armazenamento em Massa UAS.

Não existia driver mais atualizado.

Tentei desinstalar e reiniciei o PC, o HD ainda não funcionou.

A solução foi encontrar um Driver a partir da lista do Windows - que me deixou já uma lista com apenas um Driver que poderia dar certo. Instalei ele e o HD funcionou na hora.

Nota: O Seagate está funcionando melhor que antes - as taxas de transferências estão mais altas e contínuas. O driver passado não mantinha a velocidade, e ele só caía a transferência.