Notebook Nitro 5 AN515-47-R5SU em loop na tela da logo Acer e problemas para dar boot
Olá, pessoal.
Desde o início de maio de 2025, meu notebook começou a apresentar problemas ao ligar. Ele entra em um loop na tela da logo da Acer: aparece a logo, desliga sozinho e reinicia, repetindo esse processo por muito tempo. Eventualmente ele consegue ligar (já chegou a demorar quase um dia inteiro), mas quando isso acontece o PIN de acesso está desconfigurado e só consigo logar com a senha da conta.
Nas primeiras vezes eu não conseguia reconfigurar o PIN mesmo após logar com a senha, mas agora consigo — o problema é que sempre que reinicio o notebook, o PIN se desconfigura novamente.
Durante esse loop, normalmente não consigo acessar as configurações da BIOS ou a recuperação do Windows. Às vezes, após algum tempo nesse estado, aparece a mensagem:
"Default Boot Device Missing or Boot Failed."
Tentei usar um pendrive de instalação do Windows (criado com Ventoy), mas ao tentar dar boot, recebo o erro:
"BI initialize library failed 0xc0000185."
Das várias tentativas, só consegui iniciar o pendrive uma única vez, mas logo em seguida recebi uma tela azul. Se continuo tentando, às vezes, depois de várias tentativas, o notebook liga.
Quando consegui acessar a recuperação do Windows, tentei os comandos chkdsk /r /f e sfc /scannow, mas não resolveram o problema.
Nas raras vezes que consegui acessar a BIOS, percebi que a data e a hora não estavam sendo registradas corretamente — aparecem "?" no lugar dos dígitos. Tentei ajustar manualmente, mas não consegui. Por isso, suspeito que a bateria CR2032 da placa-mãe possa estar descarregada. Abri o notebook para verificar se era problema com as memória RAM ou SSDs, mas não vi a bateria — talvez ela esteja do outro lado da placa.
Acho que isso resume bem o problema. O texto ficou um pouco longo, mas quis detalhar tudo o que já tentei até agora. Se alguém puder me ajudar ou tiver alguma ideia do que pode estar acontecendo, ficarei muito grato!
Respostas
-
Olá,
A pilha CR2032 fica embaixo da bateria interna:
0