BIOS V1.13 não reconhece o ssd, mesmo em modo AHCI no ACER 5 A515-55G-588G
Olá a todos!
Estou tentando trocar o ssd nvme ADATA de 256 GB de fábrica por um ssd kingston nv3 de 1TB em um notebook ACER 5 A515-55G-588G. Abaixo a imagem das informações do ssd instalado no notebook via HWiNFO:
Conforme vi em alguns lugares e conforme um atendimento que consegui via whatsapp com um representante da acer, mudei na bios o SATA mode para AHCI. Consegui fazer o notebook funcionar no modo AHCI ainda com o ssd original e fiz a clonagem com sucesso do ssd antigo para o novo.
Entretanto, quando tento dar o boot pelo ssd novo não funciona. Entrando na bios, o ssd não é listado como um dispositivo bootável.
A versão da minha bios é a ultima para o modelo de acordo com as informações no site da Acer, a v1.13. Vi em alguns posts há erro relacionado a uma opção na bios de habilitar/desbilistar uma opção de VMD controller, que na minha versão da bios não existe.
Sei que a a clonagem para o ssd novo está ok, pois consigo inicializar o sdd novo em outro notebook. Então, até aqui tudo me leva a crer que é a bios que não consegue reconhecer o ssd de 1Tb.
Encontrei relatos de uma restrição de tamanho máximo de 512GB para ssd nvme para esse modelo de notebook, ACER 5 A515-55G-588G.Essa informação procede? Não tem como instalar um ssd nvme de 1TB nesse modelo?
Será que existe uma configuração na bios que pode ser feita para permitir que a bios identifique ssd's acima desse limite de 512GB? ou que permita que a bios identifique corretamente o ssd de 1TB?
Grato desde ja!
Respostas
-
Olá, este modelo de 2019 possui 1 slot PCIe compatível com velocidades de SSD NVMe Gen3 x2. Isso significa que ele opera apenas com duas pistas. Um SSD NVMe de 1 TB foi testado (veja o link). Eu recomendo o Samsung 970 Evo Plus NVMe de 1 TB, que rodará a 1.750 MB/s. Acer Aspire A515-55 Performance Results - UserBenchmark
0 -
Olá, boa noite.
O SSD deveria funcionar sem problemas.
Alterando o SataMode para RST o problema ainda continua?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Bom dia.
Seu notebook Acer é baseado em Intel de 10ª Geração. Sua BIOS, por padrão, possui o Controlador Intel VMD habilitado. Você precisa desativar o VMD se quiser que a BIOS "enxergue" o seu SSD novo. Para isso, faça o seguinte:
- Entre na BIOS;
- Em cada uma das telas da BIOS, pressione Ctrl + S e veja se a opção do VMD Controller aparece em algum lugar;
- Quando ela aparecer, mude-a para Disabled;
- Salve o ajuste e reinicie o notebook;
- Verifique se agora o SSD é detectado pelo sistema.
0