BIOS V1.13 não reconhece o ssd, mesmo em modo AHCI no ACER 5 A515-55G-588G

wladmir
wladmir Member Posts: 1 New User

Olá a todos!

Estou tentando trocar o ssd nvme ADATA de 256 GB de fábrica por um ssd kingston nv3 de 1TB em um notebook ACER 5 A515-55G-588G. Abaixo a imagem das informações do ssd instalado no notebook via HWiNFO:

Imagem do WhatsApp de 2025-05-07 à(s) 16.36.07_0b039f93.jpg

Conforme vi em alguns lugares e conforme um atendimento que consegui via whatsapp com um representante da acer, mudei na bios o SATA mode para AHCI. Consegui fazer o notebook funcionar no modo AHCI ainda com o ssd original e fiz a clonagem com sucesso do ssd antigo para o novo.

Entretanto, quando tento dar o boot pelo ssd novo não funciona. Entrando na bios, o ssd não é listado como um dispositivo bootável.

A versão da minha bios é a ultima para o modelo de acordo com as informações no site da Acer, a v1.13. Vi em alguns posts há erro relacionado a uma opção na bios de habilitar/desbilistar uma opção de VMD controller, que na minha versão da bios não existe.

Sei que a a clonagem para o ssd novo está ok, pois consigo inicializar o sdd novo em outro notebook. Então, até aqui tudo me leva a crer que é a bios que não consegue reconhecer o ssd de 1Tb.

Encontrei relatos de uma restrição de tamanho máximo de 512GB para ssd nvme para esse modelo de notebook, ACER 5 A515-55G-588G.Essa informação procede? Não tem como instalar um ssd nvme de 1TB nesse modelo?

Será que existe uma configuração na bios que pode ser feita para permitir que a bios identifique ssd's acima desse limite de 512GB? ou que permita que a bios identifique corretamente o ssd de 1TB?

Grato desde ja!

Respostas