Problema ao utilizar a thunderbolt 4 de um PT316-51s
Tenho um Triton 300, com thuderbolt 4 full. Utilizo meu notebook fechado em um suporte na parede (configurei para ele não desligar com a tampa fechada). Tenho um ótimo dock thunderbolt 4 com fornecimento de energia.
Conecto tudo no meu triton através então apenas da entrada thunderbolt 4. O dock recebe a corga + hdmi 4k60Hz + perifericos (mouse, teclado, etc) e encaminha tudo para o Triton através apenas da thunderbolt.
Mas parece que a entrada não da conta. Ele funciona por 1min e começa uma piscação sem tamanho. Desconecta carga, desconecta video, conecta de novo, tela fica preta. Resumindo, impossível de usar.
Ja troquei a dock por outra muito boa da Razer e o problema é exatamente o mesmo.
Se eu ligo uma fonte 100W diretamente na entrada thunderbolt, ele reconhece o carregamento porém fica desconectando constantemente, mostrando que é algum problema com a entrada.
Muito triste com a Acer por disponibilizar um recurso mas não ter tido capacidade de desenvolver de forma correta.
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá,
Se possível informe o modelo (nome completo) do seu laptop.
A tecnologia Thunderbolt é um excelente recurso. Porém, não faz milagres!
Dependendo da configuração do seu hardware e especificações do controlador PD utilizado, ele não será capaz de suprir toda a demanda energética (W) requisitada. E muito menos substituir a fonte de alimentação (via conector DC Power Jack), que geralmente possui potência maior.
0 -
Olá, o carregamento USB-C com dispositivos PD de 100 Watts não funciona com laptops Acer Gaming: o Thunderbolt4 tem um limite de PD de 100 W, portanto, não é recomendado ultrapassar esse limite. Conecte o adaptador de energia com porta de barril que veio com o laptop, além da sua docking station, e o Thunderbolt4 usará como padrão a fonte de alimentação mais alta, enquanto você ainda pode usar seus outros dispositivos conectados à docking station USB-C.
0 -
Olá! Obrigado pela resposta!
O modelo do meu notebook é PT316-51s.
Sei que a thunderbolt apesar de ótima tem seus limites. Mas não acredito que estou os ultrapassando.
Conecto uma saída de vídeo 4k60Hz + mouse e teclado + carregamento 100W. Isso não ultrapassa o limite da thunderbolt. Inclusivea acer divulga a porta como uma porta full. Como ela não aguenta uma conexão básica de dispositivos + carregamento?
Lembrando que APENAS o carregador conectado a porta thunderbolt já causa problemas e o carregamento fica constantemente desconectando (1 em 1 minuto). E óbviamente eu não jogo nem executo tarefas pesadas em nenhum desses momentos. Nada mais que navegação web (dia a dia de trabalho).
Olá! Como assim não funciona? ela não é uma porta full? Eu não uso para jogar, apenas navegação web. Deveria funcionar sim!
1 -
Olá, você não pode usar um carregador USB-C de 100 Watts ou uma docking station Thunderbolt4 de 100 W com um laptop gamer grande que tenha uma placa dGPU de 140 Watts. Isso requer uma fonte de alimentação de pelo menos 230 Watts, que somente um adaptador de energia com plugue cilíndrico pode fornecer. Use apenas o adaptador de energia de 230 Watts ou, se quiser usar uma docking station Thunderbolt4, use-os juntos.
0 -
Olá, bom dia.
Utilizando a fonte original mais a dock (carregada apenas pelas usb-c), o problema também ocorre?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Meu notebook tem Mux Switch, ele de forma inteligente desliga GPU quando está fora da fonte primária de alimentação. Dessa forma a entrada thunderbolt de 100W precisa alimentar apenas a CPU (que usa o video integrado) . E sem executar tarefas pesadas (que é o que eu faço) com certeza isso não ultrapassa o limite de potencia da porta.
Além disso, qual o sentido da Acer divulgar o notebook desta forma? Se a porta não suportar o que promete? Esse é o material de promoção do notebook gamer deles.
Lembrando que meu notebook praticamente em standby, com uma fonte 100W diretamente na porta thunderbolt fica havendo desconexões constantes. Isso não é característica, é defeito ou falha de projeto mesmo.
Sim, se eu uso a thunderbolt apenas para conexão de vídeo + dispositivos, e alimento com a fonte primária o notebook o problema ainda ocorre, mas de forma mais exporádica (talvez uma desconexão a cada 15~20min).
0 -
Experimente desativar o TurboBoost, logo o processador economizará mais energia, nesse caso pela lógica haverá sobra de energia. Veja se dessa forma , utilizando PD pela USB-C se o problema vai ocorrer.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Se não for incômodo, você poderia fazer a gentileza de consultar o manual de serviço dos Predator PT316-51s e confirmar as especificações da porta Thunderbolt Tipo-C?
Seu Predator PT316-51s está atualizado com a última versão de firmware disponível (1.50)?
https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PT316-51s/downloads?suggest=PT316-51s;1
Seria interessante fazer uma inspeção na porta Tipo-C do seu laptop para verificar se não há excesso de poeira ou algum tipo de sujidade. Só não tente fazer a limpeza deste conector com a fonte do carregador e/ou bateria interna conectada, afim de evitar possíveis danos!
Outra possibilidade, é o firmware do controlador Power Delivery (PD) estar desatualizado ou até mesmo a porta estar com defeito! E ser o responsável por estas desconexões intermitentes que você está percebendo.
Aliás, isso me lembrou um caso que ocorria em laptops da ASUS, que literalmente "fumaceavam" ao utilizar o conector USB Tipo-C Power Delivery (via Docking Station ou Monitor externo com porta USB PD) + DC Power Jack simultaneamente:
0 -
Seguem as especificações.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Fiz limitando o uso do processador a 99% e o problema persistiu (dizem que tem um efeito similar ao desabilitar o turbo boost direto na BIOS).
O Renan anexou no comentário abaixo. No manual do produto reforça que é uma thunderbolt full com PD. Deveria funcionar.
Estou com a BIOS atualizada.
Quanto ao firmware da própria conexão. Como verificar se há uma versão atualizada?
Se não houver driver para atualizar, me resta continuar acreditando que é um defeitou ou falha de projeto.
0 -
Pelo seu screenshot, o firmware do seu PT316-51s já está atualizado com a última versão disponível.
Este problema de desconexão intermitente ocorre nas duas portas Tipo-C?
Qual é o modelo deste carregador Razer USB-PD que você está utilizando?
Como podemos ver no Manual de Serviço, ele menciona que o recurso Power Delivery das portas Thunderbolt (Tipo-C) suportam no máximo 65 W.
É possível que esteja havendo uma falha de negociação do perfil PD ou talvez incompatibilidade com o cabo E-Maker utilizado.
Seria interessante fazer um teste com um outro cabo USB-C 100W (20V 5A).
0 -
Meu notebook só possuí uma porta thunderbolt 4.
Mesmo com potência de 65W, é suficiente para alimentar um notebook com GPU desabilitada + baixo uso (apenas algumas abas no navegador). Temos que lembrar que se eu plugar apenas a fonte de 100W na porta thunderbolt, o simples carregamento fica desconectando.
Esses são meus dois HUBs
O HUB da direita precisa de um cabo separado para ligar ao host (laptop). Possuo um cabo muito bom, mesmo assim ja comprei varios outros (pensando ser isso) e o problema sempre persistiu.
O hub da razer possui cabo dedicado. Nessa caso imagino que ele tenha a qualidade esperada para o funcionamento. Excluindo de vez a possibilidade de ser um cabo ruim.
1 -
Alguns HUBs Dock Station (principalmente genéricos…) só conseguem negociar a potência (W) máxima de carregamento com os aparelhos desligados antes de conectar o cabo USB-PD.
Ao que tudo indica seu problema está relacionado a defeito de hardware, podendo ser:
- Conector Tipo-C;
- Conversor DC-DC (buck-boost);
- Falha de "handshake" no circuito dos pinos CC1 / CC2 (responsável por negociar e estabelecer a capacidade de corrente e níveis de potência no fornecimento de energia).
- Chip controlador PD.
0