É normal a ventoinha no Nitro V15 armar e desarmar rapidamente?
Adquiri a cerca de um mês um Acer Nitro V15 RTX 4050, e reparei hoje um pequeno barulho nas ventoinhas. Elas armam, e fazem um barulho muito baixinho, e desarmam, esse processo acontece repetidamente. Elas geralmente demoram um pouco para parar de ventilar, ficando sem nenhum ruido, e rapidamente voltam a trabalhar. Até mesmo quando a tela apaga, elas armam e desarmam.
Respostas
-
Olá, um leve ruído da ventoinha é normal. Você pode usar o modo Silencioso no Nitro Sense para minimizar a velocidade da ventoinha. As ventoinhas são controladas pelos sensores de temperatura da GPU-CPU e podem girar mesmo quando o laptop estiver ocioso ou desligado (para resfriar o sistema e, em seguida, param).
0 -
No caso, esse leve ruído tem sido contínuo, mesmo fazendo atividades leves, com ler um pdf, em vários momentos ela desarma rapidamente, por segundos, e em seguida retorna. reparei nisso após o upgrade de memória ram, não havia reparado nisso antes. esse leve ruído continua sendo normal?
0 -
Olá, experimente os modos Silencioso e Melhor eficiência energética que sugeri acima. Se você não ouvir esse ruído quando o adaptador de energia for desconectado, é de fato o ruído da bobina e não dos ventiladores. Inverter a polaridade no plugue do adaptador CA e na tomada elétrica com um plugue adaptador de dois pinos pode atenuar o ruído da bobina.
0 -
então não é normal amigo? em tarefas simples as ventoinhas devem estar totalmente desligadas? notei esse funcionamento, com as ventoinhas a 2000 rpm após upgrade de memória ram, será que deu algum problema? estou com medo de ter danificado o aparelho.
0 -
Não necessariamente! E também não significa que seu laptop esteja com defeito ou tenha sido avariado!
O controle de rotação (curva) dos FANs é definido de acordo com o perfil de energia selecionado + temperatura de operação da CPU e GPU discreta:
Ou seja:
Se a temperatura destes componentes, em dado momento, estiverem abaixo dos valores pré-estabelecidos. O sistema (controlador EC) poderá enviar sinais para desligar e ligar os FANs, sempre que necessário.
A recomendação sugerida anteriormente para atualizar o firmware, visa tão somente garantir que o seu Nitro V15 esteja com todas as correções e melhorias (já disponibilizadas) instaladas.
0 -
Olá, bom dia.
Em comparação com meu Predator, lembro que no tempo do frio, uma única vez as ventoinhas chegaram a 900rpm somente, e as temperaturas bem baixas, cerca de 25º.
Como já vimos alguns modelos aqui, usuários já relataram que a ventoinha parou, nesse caso não acho normal, sendo minha opinião.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
meu amigo, a temperatura chega a uns 40•C, fazendo coisas básicas, como estudar, vídeos e etc. as ventoinhas estão no moto automático, rodam em 2000 rpm aproximadamente. no seu entendimento isso não é normal? reparei nisso após upgrade da memória ram, será que posso ter danificado algo ou ele apresenta algum problema? tem um mês o notebook
0 -
A um primeiro momento não vejo relação com a memória ram, mas é um teste a se fazer removendo esse módulo e verificando as temperaturas.
Para um uso básico as temperaturas estão normais sim. De 2000 para 3000, por exemplo, já é perceptível o som delas.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Vou repetir novamente a pergunta que fiz anteriormente:
Seu Nitro V15 está atualizado com a última versão de firmware (1.26) atualmente disponível?
https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51
0 -
não, estou com certo receio de atualizar a bios
0 -
É interessante providenciar a mesma! Pois de acordo com o changelog, elas incluem inúmeras melhorias e correções.
Procure uma Assistência Técnica ou alguém de sua confiança que possa realizar para você.
1