NOTEBOOK ACER NITRO AN515-44-R11B COM VÍCIO DE FABRICAÇÃO TELA TREMENDO IMPOSSIBILITANDO O USO DO AP

Gabriel_H
Gabriel_H Member Posts: 1 New User

Espero que minha situação seja finalmente resolvida através do site da Acer.

Realizei a compra de um notebook da empresa Acer, sob descrição NOTEBOOK ACER AN515-44-R11B, R74800H, 4G-GDDR6, 8GB, 512GB SSD, ELINUX, BLACK, 15.6 FHD no dia 25 de agosto de 2021.

Durante os mais de três anos de uso o aparelho funcionou perfeitamente, todavia, acerca de um mês a tela/visor do notebook manifestou defeito, apresentando imagens turvas, como se estivessem tremendo e/ou piscando intermitentemente. (vício da avaria em anexo)

Em consulta a sites e fóruns, incluindo no Reclame Aqui, percebi que se tratava de um problema generalizado do visor desse modelo em específico, que apresentava, com o decorrer do tempo, diversos tipos de vícios, desde dead pixel, perda parcial ou integral da tela ou até o mesmo problema que acabei de relatar. (Reclamação de outro usuário em anexo)

Ou seja, essa versão do notebook, por vício de fabricação e em pouco tempo de uso, manifesta diversas avarias no seu monitor, tornando-o inutilizável.

Inclusive, sou membro de um grupo do WhatsApp de usuários da Acer, onde recebi a informação que a empresa prestava assistência técnica ao produto, tendo em vista que a garantia do aparelho é recalculada em hipótese de vício oculto, conforme determina a legislação brasileira.

Entrei em contato ontem (10/04/2025) junto a Acer via WhatsApp ‪(+55 800 591 2489‬) e recebi a negativa da solicitação de reparo. (conversa em Anexo)

Em primeira tentativa de cadastro da minha situação no site do Reclame Aqui, mais uma vez recebi a orientação de que não seria possível sanar o defeito por estar fora do prazo da garantia original do notebook.

De acordo com a Lei n. 8.018/1990 (Código de Defesa do Consumidor), os fornecedores serão responsáveis por falhas na qualidade e/ou quantidade que tornem os seus produtos inadequados ao consumo ou que diminuam o seu respectivo valor.

Outrossim, o fornecedor, conforme mencionado anteriormente, será responsável também pelos vícios ocultos apresentados em seus produtos e/ou serviços, uma vez que se trata um de defeito de difícil constatação e que somente são manifestados com o decorrer do tempo, geralmente quando a garantia contratual ou legal já se encontra expirada, razão pela qual o próprio CDC garante o recálculo da garantia a partir da data da manifestação do vício.

A compra desse modelo foi realizada mediante muito estudo, pesquisa e confiança no trabalho da empresa. Sou engenheiro civil e adquiri o notebook pela portabilidade e pelo hardware da máquina, foi desembolsado um valor alto visando justamente o conforto e a vida útil longa já esperada para esse tipo de eletrônico.

Infelizmente, em decorrência do vício relatado, minha rotina de estudo e de trabalho vem sendo significativamente comprometida, haja vista que perdi a portabilidade do notebook (em razão do problema na tela), e a forma a qual trabalhava foi completamente alterada, pois antes eu usava a tela do notebook e um outro monitor externo simultaneamente em abas diferentes, enquanto agora sou obrigado a transmitir a mesma tela do notebook para o monitor. Essa obrigação de transmitir a tela prolongou a duração das tarefas realizadas dentro da minha profissão, ou seja, antes o trabalho que fazia em 4 horas agora levo pelo menos 6. (imagem em anexo)

Eu tenho um amigo do próprio grupo da Acer que ingressou na justiça através de uma ação no próprio Juizado que concedeu indenização e a restituição do valor pago em menos de 6 meses. Ele me aconselhou a fazer o mesmo, mas eu realmente só irei tomar as providências processuais em último caso.

Espero que Acer, empresa tradicional no mercado e a qual confiei o meu dinheiro, resolva a situação de forma administrativa, visando a celeridade e a boa-fé, evitando, destarte, o litigio processual.

Estou à disposição para prestar qualquer informação ou disponibilizar contato para envio do produto em eventual hipótese de recolhimento para reparo.

Obrigado desde já pela atenção!

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,658 Guru

Olá @Gabriel_H,

Seja bem-vindo!

Sinceramente, acho pouco provável que a Acer vá solucionar o seu problema. Pois, a menos que o seu laptop possua cobertura estendida. Via de regra, o prazo de vigência da garantia oferecida é de um (1) ano.

Este sintoma de tremulação de tela no seu Nitro 5 AN515-44 pode estar sendo causado por um dos motivos abaixo:

• Driver dos controladores gráficos desatualizados (software);
    • Incompatibilidade do seu browser navegador com o recurso "Usar aceleração por hardware quando disponível" (software);
    • Firmware UEFI / BIOS desatualizado (software);
    • Cabo flat ou controlador LCD do painel interno com defeito (hardware);
    • Circuito eDP / LVDS da placa-mãe com falha de alimentação (hardware).

Dependendo dos custos e dispêndio de tempo envolvidos. Talvez, a solução "mais prática" e "menos onerosa" seja optar por procurar uma Assistência técnica especializada em reparo de laptops.

😉👍️

• Gui0Jesus
    Gui0Jesus Member Posts: 1 New User

Olá @Gabriel_H

Enfrento esse mesmo problema, ainda não procurei suporte da Acer justamente pelo tempo de garantia ter expirado, mas encontrei uma maneira de "corrigir" esse problema. Eu abaixei manualmente frequência do monitor, em 60Hz as tremulações diminuem muito (acabei descobrindo isso enquanto testava atualizar os drives e afins, ele entrou em modo economia de bateria e limitou a frequência a 60Hz).

{5DFBD6E8-83DC-4FFA-85F7-937CF8C6AE0A}.png

Como citado pelo @eGomes, testei todos os defeitos de software, e não solucionou. Testei em uma segunda tela e a tremulação não atua no segundo monitor, restando apenas defeitos de hardware.