Acer Nitro V 15 ANV15-51 e problemas com a bateria e carregador

Petrovios
Petrovios Member Posts: 6 New User
editado April 14 em Gaming - Predator e Nitro

Tenho um Acer Nitro V15 ANV15-51 equipado com processador Intel Core i9-13900H, 32GB de RAM, 1TB SSD e uma placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 4060.​

Durante sessões de jogos exigentes, notei que a bateria descarrega gradualmente, mesmo estando o carregador original de 135W conectado. É preocupante, pois esperava que o portátil mantivesse a carga ou, pelo menos, não consumisse a bateria durante o uso intensivo enquanto ligado à corrente.​

Suspeito que, em momentos de alto desempenho, o consumo energético ultrapasse os 135W fornecidos pelo carregador, levando o sistema a utilizar a bateria para suprir a energia adicional necessária.​

Gostaria de saber se este comportamento é comum neste modelo. Deveria considerar a aquisição de um carregador com maior capacidade (como 180W ou 230W)? Se sim, qual seria o modelo adequado e compatível com o Acer Nitro V15 ANV15-51?​

Agradeço antecipadamente qualquer orientação ou experiência que possam compartilhar.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,304 Guru
    editado April 14

Olá,

Isso é um comportamento normal e esperado do circuito de alimentação destes laptops.

A placa-mãe do seu Nitro V15 possui um driver IC que combina o uso da fonte do carregador (AC) + bateria para fornecer enegia de forma mais confiável e robusta para a CPU e GPU, quando os mesmos estiverem operando em Turbo Boost.

😉👍🏻

• Petrovios
    Petrovios Member Posts: 6 New User

Mas durante horas prolongadas de jogos pesados a bateria desce totalmente até descarregar, e quanto menos bateria o computador tem pior fica o desempenho dos jogos que estou a jogar naquele momento, o que me obriga a desligar o computador para deixá-lo carregar. Este tipo de coisa nunca me aconteceu nos meus outros computadores laptop, eles sempre ficaram à carga e nunca descarregaram. A carga maxima que o meu computador precisa pelo que sei são 140W e eu so tenho um carregador de 135W (Veio com o computador), por isso que estou a perguntar também se há problema em substituir para um carregador com mais W?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,304 Guru
    editado April 15

Como você também criou um tópico na Comunidade da Acer (Inglês) e já está seguindo outras orientações. Para evitar eventuais conflitos de instruções em duplicidade e maiores problemas estou encerrando a minha participação aqui:

😉👍🏻