Carregador do notebook conectando e desconectando a todo momento. Aspire 5 A515

lucashn
lucashn Member Posts: 15 Troubleshooter
editado April 14 em Laptops

Pessoal, hoje meu notebook (Aspire 5 A515) com 1 ano e meio de uso, começou a apresentar um problema na carga, a qual não sei se é na fonte ou no próprio notebook.

Em um primeiro momento, quando meu notebook chegava em 80% ele começava a conectar e desconectar freneticamente, (tenho a proteção de carregamento até em 80% ativada no Care center da Acer), uso essa configuração desde que comprei o notebook e nunca tive problemas. Então desativei essa configuração, e o computador voltou a carregar e ficou algumas horas funcionando normalmente, até entrar em suspensão, e ao retornar, continua tendo o mesmo problema.

Já ativei e desativei esse recurso acima, já reiniciei a máquina, troquei de tomada, e nada resolve, alguém já passou por isso? Gravei um breve vídeo abaixo mostrando a situação, algo que aconteceu do nada sem nenhuma mudança ou configuração na máquina.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• lucashn
    Responder ✓

Amigo, comprei outro carregador, meus problemas foram resolvidos.

Acredito que a questão do acer sense que limita a bateria, foi apenas conhecidência.

Ainda sim, reitero como a qualidade dos carregadores Acer são péssimos (O meu era usado na bancada, conectado sempre sem mover do lugar), e serve de lição para não comprarmos mais computadores com esse carregador jurássico ultrapassado dos anos 2000, tive que desembolsar 120,00 em um novo carregador.

Obrigado a todos!

Respostas

• lucashn

Outro detalhe, que não acontecia antes, é que agora além de conectar e desconectar o tempo todo, a fonte fica fazendo um xiado, e o notebook não carrega nem desligado 😪

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,281 Guru

Olá,

Possibilidade do carregador da bateria estar com problemas ou algum pino do conector DC-jack da placa-mãe ter quebrado.

• MDouglas
    MDouglas Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon
    editado April 14

Acredito que nosso caso não sejam os únicos. O meu de vez em quando acontece isso também. Desde que comprei o note só utilizo ele na bancada, tipo um desktop mesmo kkk.

Infelizmente me parece um defeito do próprio DC Jack, simples e frágil. Tive que redobrar o cuidado por conta disso.

Modelo A515-54-53VN

• lucashn

Olá! Retificando o que eu disse acima, o xiado estranho está vindo da parte de baixo do notebook, e não da fonte, seria a bateria?

• lucashn

Pessoal, mas com o notebook parado (ele não sai da bancada) existe chances dessas peças danificarem?

Eu vejo muitas pessoas com esse problema e nenhum ajuste no sistema ou reset de bateria funciona :(

• eGomes

Sim, existe a possibilidade!

Principalmente se a origem deste ruído estiver sendo percebido onde a bateria se encontra.

Verifique também se o firmware do seu laptop está atualizado com a última versão disponível.

Evite utilizar o aplicativo Acer Care Center (ACC) para limitar o carregamento da bateria. Pois este software além de possuir bugs pode causar reboots espontâneos (Evento 41 Kernel-Power).

• lucashn

Eu utilizava durante 1 ano e meio esse app da Acer, e a carga da bateria ficava travada só até 80%, e nunca houve nada.

Ontem a única forma dele carregar, foi desativando essa funcionalidade, o barulho parou completamente e ele carregou, mas depois de um tempo, não quiz carregar mais, e sim, o ruído é aonde fica a bateria, ela faz um barulho eletromagnético junto com um xiado. Interessante que Se eu espetar o botão de reset enquanto o cabo está conectado, a conexão do carregador não é interrompida e ele não desconecta.

• lucashn
    editado April 15

Estou achando que esse app da Acer está bugando meu carregamento, eu desativei a proteção de carga e depois ativei novamente, mas agora ele diz que vai recalibrar a bateria ou algo assim, antes de desativar a função, existe alguma forma de remover qualquer resquício desse app e suas configurações? Digo, porque no ano passado formatei a máquina, ela veio com windows 11 e a proteção de carga a 80% ativada, instalei o windows 10 do zero sem nenhum app da acer, e mesmo assim, a bateria continuava configurada para segurar só até 80%, mesmo tendo formatado a máquina e nenhum app da Acer instalado, então ou seja, a modificação fica no hardware mesmo formatando ou desinstalando esse programa bendito.

• eGomes

Este procedimento de calibração é totalmente desnecessário!

Pois as baterias atuais (LIBs) possuem um circuito inteligente que monitora as funções de carga/descarga, bem como a temperatura das células da bateria de forma muito mais eficiente e precisa.

• lucashn
    Responder ✓

Amigo, comprei outro carregador, meus problemas foram resolvidos.

Acredito que a questão do acer sense que limita a bateria, foi apenas conhecidência.

Ainda sim, reitero como a qualidade dos carregadores Acer são péssimos (O meu era usado na bancada, conectado sempre sem mover do lugar), e serve de lição para não comprarmos mais computadores com esse carregador jurássico ultrapassado dos anos 2000, tive que desembolsar 120,00 em um novo carregador.

Obrigado a todos!