Acer nitro v15 anv15-51-582r i5-13420h está com baixo fps e travando

NatanFelipe125
NatanFelipe125 Member Posts: 12 New User
editado April 10 em Gaming - Predator e Nitro

Meu notebook nitro v15 rtx 3050 6gb 16gb ram chegou ontem(09/04/2025), instalei o windows nele. Quando fui jogar o LoL o fps não passa de 7 e trava bastante, testei com o efootball e cs2, ambos com o mesmo problema de fps extremamente baixo e travando bastante. já atualizei a bios e os drivers no nvidia app, porém nada funciona. os jogos continuam abaixo dos 7 de fps. Se alguém souber como me ajudar, eu agradeceria muito!

Melhores respostas

• NatanFelipe125
    Responder ✓

Eu fui no gerenciador de dispositivos, depos em Adaptadores de video e atualizei o driver para o Intel® UHD Graphics e agora está rodando liso todos os jogos e os benchmarks! Caramba, eu sou muito burro.

Pelo menos agora o notebook está bala!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,311 Guru
    editado April 12 Responder ✓

@GAMING6698,

Não foi necessário acionar a garantia, pois como mencionado pelo autor estava faltando apenas instalar o driver do controlador gráfico integrado (Intel).

Muito provavelmente a ausência deste driver, estava impedindo o correto funcionamento do MuX Switch.

😉👍🏻

Respostas

• NatanFelipe125
    IMG_20250410_003018.jpg

Fica entre 6 e 7 de fps no LoL, cs2 e efootball!

• eGomes
    editado April 10

Olá,

Faça o download e execute a ferramenta GPU-Z. Em seguida, selecione sua GPU dedicada e então poste aqui screenshots das guias: Graphics Card e Sensors (incluindo o item PerfCap Reason, se estiver disponível).

• NatanFelipe125
    screenshot.gif

olá, eGomes! Obrigado por responder. Esse é o screenshot da GPU

• NatanFelipe125
    screen.gif

sensors !!!

• NatanFelipe125
    shotscreen.gif

Perfcap reason

• eGomes

O clock da GPU e VRAM estão muito baixos, provavelmente por estar sem carga (idle).

Experimente manter o GPU-Z rodando em 2º plano e executar seus aplicativos e/ou jogos, e então realizar uma nova captura.

• NatanFelipe125
    32423432432.gif 87978978.gif

Esses são os screenshots enquanto jogava cs2

• GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 8,885 Trailblazer

Opção A: Usando o Painel de Controle da NVIDIA

1. Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione "Painel de Controle da NVIDIA".
    2. Vá para "Gerenciar Configurações 3D" e selecione a aba "Configurações do Programa".
    3. Clique em "Adicionar" e navegue até encontrar o arquivo executável do jogo (game.exe).
    4. Uma vez adicionado, defina o "Processador gráfico preferido" para "Processador NVIDIA de alto desempenho".
    5. Clique em "Aplicar" para salvar as alterações.

Opção B: Usando as Configurações Gráficas do Windows

1. Pressione a tecla Windows + I para abrir as Configurações.
    2. Vá para Sistema > Exibição > Configurações Gráficas.
    3. Clique em "Navegar" e localize o arquivo executável do jogo.
    4. Após adicioná-lo, clique no jogo e escolha "Opções".
    5. Selecione "Alto desempenho" e salve as configurações.
    windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • NatanFelipe125

A opção A eu havia feito ontem (não funcionou), tentei a opção B que você me indicou mas, infelizmente, também não deu certo, continua com o fps baixo e travando no LoL, cs2, efootball e re4 remake. Uma pena!

• GAMING6698

Tente usar o DDU Uninstaller no modo de segurança para desinstalar o seu driver atual da NVIDIA. Em seguida, baixe e instale o driver mais recente Game Ready na página de drivers da NVIDIA.

• eGomes
    editado April 11

Como podemos observar nos seus screenshots, o clock da GPU e VRAM estão sofrendo cap sem motivo aparente!

Quando você fez a instalação do Windows, foi instalado com todos os drivers disponíveis na página de suporte do seu Nitro V15? Incluindo, Intel Chipset + DPTF + software NitroSense?

Outra coisa que está chamando atenção, é a falta de consistência e oscilações abruptas na leitura do sensor PWR_SRC Voltage.

É possível que isto esteja sendo causado por interferência do controlador embarcado (EC). Ou até mesmo, por falha no circuito responsável pela alimentação da GPU e VRAM.

Você pode tentar realizar o reset do controlador EC, no qual consiste em:

• Remover a fonte do carregador;
    • Abrir o seu laptop, e desconectar o cabo da bateria e pilha CR2032;
    • Pressionar e manter o botão / tecla Power por 30 ~ 60 segundos;
    • Remontar o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    • Em seguida, ligar o seu laptop novamente.

Porém, considerando que o seu laptop foi recém adquirido:

Caso você não se sinta a vontade em realizar este procedimento.

Recomendo entrar em contato com o Revendedor ou Suporte da Acer para solicitar a devolução / reparo (RMA) do seu aparelho.

• NatanFelipe125

Desinstalei os drivers com o DDU e baixei os mais recentes, mas mesmo assim continua com o problema. Infelizmente minha GPU veio com defeito, vou ter que acionar a garantia. Apesar disso, muito obrigado pelas dicas!

• NatanFelipe125
    editado April 11

Vou ter que acionar a garantia

• NatanFelipe125

É, vou ter que acionar a garantia, pois não é possível que um notebook gamer não consiga rodar nenhum jogo sequer, seja leve ou pesado. Deve ter vindo com defeito na GPU, então, só me basta entrar em contato para trocarem!

Mas muito obrigado, você foi muito solícito em tentar me ajudar, uma pena que minha GPU veio com defeito. Valeu mesmo!

• eGomes
    editado April 11

Infelizmente estes Nitro V15 são laptops problemáticos por natureza e estão apresentando muito defeito!

Considero ser uma das piores séries já lançadas. Basta fazer uma pesquisa aqui para constatar as inúmeras reclamações.

Recomendo a você procurar outro modelo ou fabricante. 😉👍🏻

• NatanFelipe125
    Responder ✓

Eu fui no gerenciador de dispositivos, depos em Adaptadores de video e atualizei o driver para o Intel® UHD Graphics e agora está rodando liso todos os jogos e os benchmarks! Caramba, eu sou muito burro.

Pelo menos agora o notebook está bala!

• eGomes

Que boa notícia!

Apenas confirme se o seus jogos estão utilizando a GPU integrada (Intel) ou dedicada (NVIDIA) para renderizar os gráficos.

😉👍🏻

• NatanFelipe125

Sim, a GPU dedicada está renderizando os gráficos com utilização de 80/90% quando estou jogando. Valeu!

• GAMING6698
    editado April 12

Eu estava esperando que o problema não fosse de hardware, mas sim do lado do software, especificamente relacionado a drivers. No entanto, vocês já decidiram ativar a garantia, ou reembolsar/substituir, então eu não respondi mais após usar o desinstalador DDU

• eGomes
    editado April 12 Responder ✓

@GAMING6698,

Não foi necessário acionar a garantia, pois como mencionado pelo autor estava faltando apenas instalar o driver do controlador gráfico integrado (Intel).

Muito provavelmente a ausência deste driver, estava impedindo o correto funcionamento do MuX Switch.

😉👍🏻