Nitro ANV15-51 dando tela azul na inicialização
Olá, comprei esse notebook não tem nem 2 meses e já me deu muita dor de cabeça que estou quase arrependendo.
Estou tendo muito problema de tela azul na inicialização do Windows (tela da Acer), com
vários códigos de erros diferentes:
Mas depois de algumas tentativas ele liga e funciona normalmente, inclusive jogando jogos pesados.
Ele veio com 8GB de memória e comprei outro de 16GB com mesma frequência mas marca diferente. Depois de um tempo tendo esse problema (não é sempre, é aleatório) resolvi comprar mais um pente de 16GB do mesmo modelo para ficar 2x16GB exatamente iguais mas o problema continua.
Pesquisei e tentei quase tudo:
- formatei 3 vezes (duas instalações limpas e outra pela recuperação do Windows);
- atualizei todos drivers, tanto usando o Windows Update, baixando direto no site da Acer e pelo Driver Booster;
- atualizei a Bios;
- fiz a verificação da memória pela ferramenta do windows e não deu nenhum problema;
- usei os comandos sfc /scanow, chkdsk, DISM etc.;
- Limpei as memórias;
- desativei o fast boot;
- desativei Bitlocker;
- desativei integridade de memória
- e outras possíveis soluções encontradas aqui no fórum e em outros sites.
Após vários testes fui trocando as memórias e testando uma por uma e invertendo o slot e APARENTEMENTE o notebook não dá problema se eu utilizar apenas a memória de 8GB original do notebook.
Já deu 30 dias que eu comprei a memória e não consigo mais devolver pelo ML e tenho medo de comprar de outra marca e o problema persistir.
A memória comprada é essa:
Memória Ram Notebook Oxybr Ddr5 16gb 5600mhz | Parcelamento sem juros
Tentei falar com o suporte da Acer mas não ajudaram em nada, só dão resposta padrão
(até perguntei se eu estava falando com um robô) e não analisaram nada no notebook.
Eles falaram para eu continuar testando com a memória original de 8GB ou testar a memória nova em outro notebook.
Mas como o notebook (após a inicialização bem sucedida) funciona normalmente acredito que as memórias de 16GB estejam boas, mas deve ser alguma incompatibilidade que está dando esse problema no boot.
Pensei em tentar instalar o Windows 10 ou o 11 Pro, mas tenho medo de fazer tudo isso e o problema não resolver.
Por enquanto vou continuar usando o notebook com as duas memórias novas e estou pensando em não desligar o notebook mas apenas suspender quando eu parar de usa-lo para evitar esse problema até sair alguma atualização ou surgir uma solução.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Respostas
-
Olá,
Nunca ouvi falar nesta marca de memória RAM. Muito provavelmente, seja genérica!
Abaixo você poderá consultar uma lista de módulos testados nos Nitro V15 ANV15-51:
Veja também:
0 -
Mas como disse o sistema reconhece e funciona normal (estou jogando Delta Force agora com tudo no máximo sem problema nenhum), o problema é sempre no boot.
0 -
Mas como disse o sistema reconhece e funciona normal (estou jogando nesse momento Delta Force com tudo no máximo sem problema nenhum), o problema é no boot.
0 -
Mas como disse o sistema funciona normal (estou jogando agora Delta Force com tudo no máximo sem problema nenhum), o problema é no boot.
0 -
Acer gamer é chato. Troque as memórias pela da crucial, pois é a única que tem 100% de compatibilidade.
0 -
Obrigado pela resposta, mas como eu disse não consigo mais devolver a primeira memória comprada e não compensa eu devolver apenas a segunda pois não vou poder gastar mais 1000 reais para comprar novos pentes. Então gostaria de achar alguma outra solução sem ter que comprar novos pentes.
0 -
Obrigado pela resposta @eGomes mas como eu disse o computador funciona normalmente depois que liga, então acredito que possa haver alguma outra solução sem ter que comprar novos pentes.
0 -
Será que alguma futura atualização do windows ou da bios pode resolver o problema? Pois estou pensando em ir levando desse jeito até surgir alguma outra solução.
Até pensei em não desligar o computador, apenas colocar para hibernar, mas também dá erro quando volta da hibernação, mas no modo de suspensão aparentemente não dá erro, porém nesse modo consome mais energia do que no modo hibernação, pelo o que eu pesquisei.
0 -
Segue imagens:
1 -
Estranho que as duas não são exatamente iguais, mas acredito que esse não seja o problema.
0 -
já vi relatos de que memórias ruins ou com problemas de compatibilidade costumam dar erro na bios. se vc testou com as orginais e não deu tela azul, sugiro voltar para a original e procurar substituir, quando possível, pelas da crucial. tenho um nitro tbm e utilizo uma de 5600 e 5200 mhz e nunca tive problemas.
0 -
O problema é justamente esse:
Fabricantes "genéricos" não conseguem garantir uma padronização na sua linha de produção.
Como podemos observar nos seus screenshots, a tabela SPD destes módulos são totalmente diferentes!
O controlador de memória do processador está tendo que encontrar um "meio termo" para que consiga conciliar o funcionamento destes módulos e seus parâmetros de temporizações (timings).
0 -
Mas mesmo utilizando uma memória de cada vez o problema persiste, porém sempre no boot, como eu disse.
0 -
Obrigado @JP175, por enquanto estou utilizando o computador sem problemas, mas evito de desligar ele e utilizo apenas a Suspensão do Windows, até eu achar outra solução.
1 -
ligar e desligar toda hora força mais que deixar ligado. sempre evitando o super aquecimento ao deixar ligado….
possivelmente esta dando alguma incompatibildade na inicialização.
o fabricante das memórias tem algum programa de escaneamento ?
0 -
Vou tentar falar com eles, obrigado por enquanto.
1 -
Você pode usar o Memtest86+ para testar seus módulos de memória RAM:
Ou a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows:
1 -
Como eu disse eu já fiz o teste com a ferramenta do Windows e não deu nenhum problema. Ainda não tentei com o Memtest86.
0 -
Essa incompatibilidade da memória vcs acreditam que está mais relacionada a Bios ou ao Windows?
Pois pensei em instalar outro sistema, mas não sei se vai resolver.
0