Incompatibilidade com pentes de memória RAM no Predator Ph315-54-7852
Bom dia.
Recentemente comprei dois pentes de memória de 16GB para realizar o upgrade em meu notbook, entretanto, comprei dois diferentes, sendo eles:
- Hyper X Impact HX432S20IB/16
- Kingston Fury Impact KF432S20IB/16
Ambos DDR4 SDRAM SODIMM e de 3200 MHz, e ambos com intel XMP.
Entretanto, ao colocar os dois pentes, o notbook permaneceu em tela preta, sem ligar, já fiz troca de pentes de ram diversas vezes e o procedimento foi efetuado correto, desconectando a bateria, com o uso de luvas anti estática.
Fiz alguns testes após isso, usando um pente original (8 GB; que já veio com o notbook) e colocando a outra memória da Hyper, o notbook funciona sem problemas, inicia sem complicações, em quaisquer combinações entre esses pentes, podendo estar o pente original no primeiro ou segundo slot, e o da Hyper tambem.
Já quando tento usar um pente original, e o da Kingston, o computador não inicia… em quaisquer combinações que eu tente, alternando entre slots.
Esse modelo de RAM da Kingston tem algum tipo de incompatibilidade com o Predator? Li algo sobre XMP, mas o da Hyper tambem possui essa função, então estou sem saber o motivo do equipamento não ligar… Pensei em devolver o pente da Kingston e comprar outro igual da Hyper, mas será que é esse o problema?
Desde já, obrigado a quem puder me auxiliar.
Respostas
-
Olá, bom dia.
De fato a placa mãe não dá suporte ao XMP, mas como já vimos no fórum, alguns usuários conseguiram instalar módulos com esse perfil.
Verifique com o CPU-Z, aba Memory, se com o módulo nativo e o Hyper-X, qual frequência atuará.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Olá,
Talvez esta incapacidade de POST esteja sendo causado por você estar misturando módulos RAM com nº de ranks diferentes:
HX432S20IB/16 = 2Rx8 KF432S20IB/16 = 1Rx8
Como mencionado pelo nosso amigo, os laptops Acer não possuem oficialmente suporte para módulos com perfil XMP.
Ainda assim, verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Predator PH315-54 está atualizado com a última versão disponível (1.15):
1 -
olá
Estou com o mesmo problemas. Comprei dois pentes da crucial de 32gb cada e 4800mhz, igual a frequência da placa mãe. Estava dando certo. Não dava boot. Apenas o teclado azul. Testei com outras duas de 32gb da crucial só que com 5200mhz e deu boot depois de ligar e desligar algumas vezes. Após a 5ª tentativa, o predator helios 16 conseguiu identificar as memórias de 4800mhz da crucial da dar boot. O que pode ter sido ?
0 -
Aparentemente os módulos DDR5 precisam de um tempo para que possam ser reconhecidos.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
foi o que li no site do fabricante e o que me passaram… mas achei que dessa vez excedeu demasiado, pois quando troquei pelas originais ou pelas crucial de msmo tamanho mas de 5600mhz foi mais rápido…. estranho é que o nitro v 15 incializou a primeira vez mais rápido do que o predator… o predator não saia nunca da tela preta com o teclado brilhando em azul
0 -
Talvez o aprendizado devido frequência diferente.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
mas quando utilizei os dois pentes com a mesma frequência de 4800Mhz, demorou mais….
0