A515-54: Problema de memória RAM ao trocar por outra.

Cabral_123
Cabral_123 Member Posts: 4 New User
editado dezembro 2024 em Laptops

Bom dia a todos. Fiz um upgrade de memória no meu notebook Aspire 5 a515-54. Utilizei uma pente de memória de 16gb de 3200mhz. Durante um tempo ele funciona normal, mas logo em seguida ele começa a travar e apresentar o erro de tela azul com o código:

ntoskrnl.exe ntoskrnl.exe+375129 fffff800dac00000 fffff800dc04f000 0x0144f000 0x4f6c47b9 23/03/2012 06:51:53

Coloquei o pente de memória antigo mas continua também. Fiz o diagnóstico de memória do windows e disse que o hardware apresenta algum defeito.

Isso tem algo a ver com a atualização de BIOS, incompatibilidade?

Porque esse erro tava acontecendo com a memória nova e agora com a memória antiga também. Fiz a reinstalação do Windows 11 e tá tudo atualizado.

Alguém teria alguma solução?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,798 Guru
    editado dezembro 2024

Olá @Cabral_123,

Seja bem-vindo!

Experimente limpar os terminais de contato do(s) módulo(s) RAM com álcool isopropílico, borracha ou spray limpa contatos.

Faça também uma inspeção no(s) slot(s) SO-DIMM, e verifique se não há poeira excessiva ou alguma sujidade que por ventura esteja prejudicando o devido contato elétrico.

• Cabral_123

Farei essa limpeza e o teste por alguns dias.
    Teoricamente isso resolverá meu problema? O erro mostrado é referente à esse possível erro de contato?

• eGomes

Se o problema estiver sendo causado por problemas de oxidação, sim! A menos que o módulo RAM esteja com defeito.

• Cabral_123

@eGomes

Utilizei o WinDbg para verificar os arquivos .dmp das telas azuis que me ocorreram. Em menos de 1 hora me ocorreu 3 tipos de tela azul: DPC_WATCHDOG_VIOLATION, com o driver relacionado dxgkrnl.sys (DirectX Graphics Kernel); tela azul IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL e a tela azul MEMORY_MANAGEMENT (1a) com o argumento 41792.
    Meu notebook é OEM, então só consigo baixar os drivers do fabricante. Eu fiz uma reinstalação do Windows 11 nele e instalei o Driver Booster 12 para baixar os driver genéricos e utilizar. Porém com esses erros acredito que possa ser por conta dos driver já pré-configurados nele. Será que isso tem algo a ver?

O ideal é manter as configurações OEM nele e instalar os drivers da fabricante ou fazer uma instalação limpa do windows?

Se for melhor fazer instalação sem configurações OEM, como faço para remover isso? Isso vai corrigir esses erros?

Com respeito à memória RAM ela é nova de 3200Mhz.

Meu CPU-Z mostra o seguinte

• eGomes

Erros referente ao DirectX geralmente estão relacionados ao driver do controlador gráfico.

Não utilize nenhum software de terceiro (DriveBooster e/ou afins) para atualizar o driver dos componentes de hardware do seu laptop. Utilize apenas o driver fornecido pelo OEM disponível na página de suporte:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire_A515-54/downloads?suggest=a515-54;0

Salvo em alguns casos específicos, em que poderá ser sugerido atualizar o driver com uma versão específica ou mais recente disponibilizada pelo fabricante do dispositivo de hardware.

Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção completa (limpeza + substituição da pasta térmica) no seu laptop?

Sugiro que você utilize a ferramenta Memtest86+ para executar testes de stress e diagnosticar a memória RAM do seu aparelho:

https://memtest.org/

Se ocorrerem erros, é possível que um dos chips de memória RAM soldados (4 GB) diretamente no PCB da placa-mãe ou até mesmo o controlador de memória integrado (IMC) do processador esteja com problemas.

Se este for o seu caso, somente uma Assistência técnica poderá realizar o reparo (substituir o chip com defeito ou desabilitar a memória onboard).

• Cabral_123

Realizei a limpeza tem algumas semanas, junto com a substituição da pasta térmica. Vou realizar o teste com o Memtest86.

Quais são os drivers que tenho que reinstalar direto do site a da Acer? Chipset, VGA… ou todos?