Memoria ram acer nitro v15 duvida

CristianoMG
CristianoMG Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon
editado dezembro 2024 em Gaming - Predator e Nitro

Ola pessoal, boa tarde. Meu Acer Nitro V15 esta com Windows 11 e veio com 1 memoria 8gb ddr5. Acabei comprando uma Crucial 5600MHZ para ele. Iniciou normalmente. Mas mesmo atualizando o cpu z esta com 4x32bit totalizando 24bg ram ( 8 + 16 = 24gb ).
Esta correto? é 4x 32bit mesmo? segue imagem anexo.

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,798 Guru
    editado dezembro 2024 Responder ✓

Olá,

Sim está correto, e seus módulos estão operando em dual-channel!

O padrão DDR5 divide o módulo de memória em dois subcanais (2x 32 bits) endereçáveis ​​independentes. Porém, a largura do barramento de dados do controlador de memória (IMC) continua sendo de 64 bits.

Ou seja:

4x 32 bits = 128 bits (64 + 64 bits) = dual-channel

Respostas

• eGomes
    editado dezembro 2024 Responder ✓

Olá,

Sim está correto, e seus módulos estão operando em dual-channel!

O padrão DDR5 divide o módulo de memória em dois subcanais (2x 32 bits) endereçáveis ​​independentes. Porém, a largura do barramento de dados do controlador de memória (IMC) continua sendo de 64 bits.

Ou seja:

4x 32 bits = 128 bits (64 + 64 bits) = dual-channel

• CristianoMG

Muito obrigado pela atencao e pela resposta….eu estava preocupada vez que essa memoria foi caro rsrsrs gratidao por seu tempo e atencao comigo. Forte abraço :)

• Herbert_hldm
    Herbert_hldm Member Posts: 16 Troubleshooter

Meu amigo, qual memoria vc conseguiu colocar? Eu coloquei uma crucial 5600mhz de 16gb e não deu tela.... não sei qual memoria colocar e to com receio de comprar e dar algum problema

• CristianoMG

Oi, boa tarde. Eu comprei no ML de 5600mhz da Crucial. Dizem que ela e a melhor para não dar incompatibilidade. Tente ligar o Pc só com essa memória sem a original de fábrica e veja se funciona. Se não ligar devolva pq ela e o problema. Algumas marcas realmente não são compatíveis pelo que eu vi mas a Crucial é. Inclusive é a minha. Pode por uma de 4800MHz também que não vai mudar muita coisa

• eGomes

Infelizmente os módulos RAM da Crucial estão tendo uma incidência muito grande de falsificação.

Experimente limpar os terminais de contato destes módulos com álcool isopropílico ou spray limpa contatos.

Lembrando também que, módulos DDR5 podem necessitar de período de "treinamento" (tela preta + FANs em rotação máxima), por um tempo aproximado de 2 a 15 minutos para fazer o autoteste e reconhecer estes módulos corretamente:

https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/ddr5-memory-training

Procure testar individualmente o(s) módulo(s) novo(s) para tentar identificar se algum está com defeito.

Atualize antes o firmware UEFI / BIOS para última versão disponível (1.21 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

Lembre-se de desconectar a cabo de alimentação da bateria interna antes de realizar qualquer manutenção e/ou upgrade em seu laptop.