É normal a temperatura da cpu dar uns picos de temperatura?

usuario06
usuario06 Member Posts: 6 New User

Olá, comprei um notebook gamer nitro, e notei que quando estou jogando a temperatura da cpu fica normalmente em torno de 65°C, mas ela fica dando uns "picos" de 90°C. A temperatura da gpu e do sistema fica estável em torno de 50°C. Isso é normal na temperatura da CPU? Dando esses piques que a temperatura sobe e depois já desce? Eu deixo a ventoinha no automático, não sei se deveria usar ela no máximo....Anexei a imagem abaixo

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,567 Guru
    editado 02:45

Olá @usuario06,

Seja bem-vindo!

Procure dar mais detalhes sobre o modelo (nome completo) do seu laptop Nitro e ao rodar quais jogos ou programas você está percebendo este comportamento.

Em geral, picos de temperatura de curta duração de 88 °C ~ 90 °C podem ser considerados normais.

Inclusive, processadores mais recentes podem suportar até 100 ~ 110 °C.

• usuario06

Notebook Acer Nitro V i5, 13420H, Nvidia GeForce RTX 3050 GDDR6, noto mais no FIFA e GTA esse acontecimento. Ontem, aconteceu do computador ficar uma tela preta, nao sei se teve haver com a temperatura, isso apos umas 5 horas jogando. Por isso comecei a ver mais a temperatura, achei que ele tinha desligado por causa disso.

• usuario06

Notebook Acer Nitro V i5, 13420H, Nvidia GeForce RTX 3050 GDDR6, noto mais no FIFA e GTA esse acontecimento. Ontem, aconteceu do computador ficar uma tela preta, nao sei se teve haver com a temperatura, isso apos umas 5 horas jogando. Por isso comecei a ver mais a temperatura, achei que ele tinha desligado por causa disso.

• eGomes

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag [Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botão Salvar informações.... Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt (vide ícone clips abaixo).

• eGomes

Inicialmente, procure atualizar o firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 para a última versão disponível (1.21):

Nitro V15 ANV15-51 (Firmware 1.21 - 2024/11/26 - 11.78 MB)

Atualize também o driver do controlador gráfico Intel UHD:

Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*

Você está utilizando algum dispositivo conectado na porta USB-C do seu Nitro V15!?

Pois estão ocorrendo alguns erros de LiveKernelEvent apontando para o módulo UcmUcsiCx.sys.

Talvez a atualização de firmware acima solucione o problema.

• usuario06

Opa beleza, vou fazer isso amanhã e depois dou o retorno aqui. Muito Obrigado pela ajuda

• eGomes
    editado 03:39

Em relação aos picos de temperatura da CPU que você está observando:

De acordo com as especificações do processador Intel® Core™ i5-13420H que equipa seu Nitro V15, o encapsulamento destes processadores suportam temperatura máxima de 100 °C.

Considerando a frequência de operação Turbo Max (4.60 GHz) e TDP (115 W), podemos concluir que estes picos sejam normais.

Para garantir uma melhor refrigeração e dar uma maior margem de duração do Turbo Boost com segurança, configure o software NitroSense para ajustar os ventiladores (FANs) no modo máximo.

• usuario06

Beleza!!! Vou fazer isso, em relação as atualizações fiz todas, e observei que deu uma melhora na temperatura, diminuiu os picos, e manteve uma média de temperatura enquanto jogo. Muito Obrigado!