Predator Helios Neo 16 - Processador limitando a temperatura
Galera, estou com uma dúvida sobre meu notebook e gostaria de saber se isso é um comportamento normal..
Tenho um PHN16-71, com o I7-13650HX e RTX 4060.
Quando meu processador está em uma carga de trabalho muita alta e começa a atingir o limite térmico de 99~100 graus, percebo que o sistema começa a limitar a temperatura de acordo com o modo de desempenho aplicado no PredatorSense.
No modo "Desempenho", esse limite de temperatura fica entre 75 e 80 graus.
No modo "Turbo", esse limite de temperatura fica entre 87 e 90 graus.
Para reproduzir esse comportamento é simples.. basta rodar qualquer ferramenta de benchmark para o processador e esperar alguns segundos. Eu já fiz várias medições no Cinebench R23 e constatei isso acompanhando as temperaturas e clocks pelo HWMonitor.
Se vcs puderem opinar a respeito, ou melhor, reproduzir o mesmo teste pra falar se é um comportamento normal, ficarei agradecido.
Melhores respostas
-
Olá @AlvinoPrado,
Isto é um comportamento normal e esperado! No tópico abaixo indicado você poderá conferir a tabela com os valores estabelecidos para acionamento do CPU TCC (Thermal Control Circuit) nos Predator PHN16-71:
0 -
Quando a CPU e/ou demais sensores da placa-mãe atingirem uma determinada temperatura, o sistema limitará a performance.
Podendo inclusive desligar o sistema, caso a temperatura extrapole os limites especificados.
0
Respostas
-
Olá @AlvinoPrado,
Isto é um comportamento normal e esperado! No tópico abaixo indicado você poderá conferir a tabela com os valores estabelecidos para acionamento do CPU TCC (Thermal Control Circuit) nos Predator PHN16-71:
0 -
Olá, bom dia.
Como foi falado acima, é normal.
Mas atente-se que sempre que estiver alcançando o limite máximo, poderá ter uma perda de desempenho devido próprio processador cortar as frequências dos núcleos para tentar diminuir a temperatura. Então se observar que um jogo funciona bem nos outros modos de energia, como por exemplo, o equilibrado, na minha opinião é o melhor a se fazer.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
@eGomes , o que seria esse acionamento do CPU TCC?
0 -
Quando a CPU e/ou demais sensores da placa-mãe atingirem uma determinada temperatura, o sistema limitará a performance.
Podendo inclusive desligar o sistema, caso a temperatura extrapole os limites especificados.
0