Comprei um Aspire A315-24P com Win 11, coloquei o debian nele em dual boot....
O problema é que ele tem um adaptador wi-fi da mediatek-7902 e não é reconhecido pelo debian, alguém já passou por esse imbróglio?
Olá,
Infelizmente parece que não há suporte do Linux para estes controladores WLAN MediaTek MT7902:
As soluções indicadas é procurar optar por utilizar outro cartão M.2 2230 (Intel AX210) ou adaptador USB-WLAN.
Olá,
Infelizmente parece que não há suporte do Linux para estes controladores WLAN MediaTek MT7902:
As soluções indicadas é procurar optar por utilizar outro cartão M.2 2230 (Intel AX210) ou adaptador USB-WLAN.
Veja esse link:
https://linux.org/threads/solved-wifi-adaptator-not-found-mediatek-wi-fi-6-mt7921-wireless-lan-card.37699/page-2
Obrigado…. Sabe me dizer quais placas de rede são compatíveis com esse modelo? ou se há algum método pra saber que placa é suportada por ele?
Vou pedir ajuda ao nosso amigo @RenanVilela, se ele pode fazer a gentileza de disponibilizar a lista de dispositivos WLAN compatíveis com o seu laptop.
De antemão, acredito que os modelos Intel AX210 e MediaTek MT7921 sejam compatíveis.
😉👍🏻
Seguem alguns modelos disponíveis:
Parece que o controlador WLAN MediaTek MT7902 usado no notebook AcerA315-24P não é suportado por padrão no Linux. Isso é um problema comum com alguns chips mais recentes ou menos populares que ainda não têm drivers otimizados para sistemas Linux. Aqui está como você pode lidar com a situação:
Execute o comando abaixo no Linux para verificar os detalhes do controlador WLAN:
lspci -nn | grep Network
ou, se não aparecer:
lsusb
Você deve ver algo como MediaTek MT7902
ou um código específico, como [xxxx:yyyy]
.Anote isso para buscar suporte específico.
A MediaTek, às vezes, oferece suporte oficial ou semi-oficial para seus chips. Confira:
Exemplo de comando para pesquisa:
sudo apt update && sudo apt install gitgit clone https://github.com/[repositório-relevante]
Se você não encontrar drivers pré-compilados ou suporte direto,experimente as seguintes opções:
Drivers para hardware mais recente são frequentemente adicionado sem atualizações de kernel. Instale a última versão do kernel compatível com sua distribuição:
sudo apt update && sudo apt upgradesudo apt install linux-generic-hwe-20.04-edge # exemplo para Ubuntu
Embora raro, às vezes controladores genéricos para MediaTek funcionam. Experimente:
sudo apt install firmware-linux-nonfree
Se o suporte ao chip específico não estiver disponível, pode ser necessário usar um adaptador Wi-Fi USB que tenha bom suporte no Linux (exemplo: TP-Link TL-WN725N).
Se houver suporte experimental ou drivers em desenvolvimento, você pode tentar compilar o driver. Por exemplo:
git clone https://github.com/[nome-do-repositório-do-driver]cd [nome-do-repositório]makesudo make install
Consulte a documentação do driver para instruções detalhadas.
Se não houver suporte, pode valer a pena reportar o problema:
Algumas distribuições têm suporte mais abrangente para hardwarenovo:
Se precisar de mais ajuda, me avise que podemos detalhar alguma etapa!
Obrigado, acho que é a melhor solução, até porque futuramente desejo abandonar o windows
@eGomes ouvi dizer que a placa intel ax210 não é reconhecida em processadores AMD, só nos Intel… não vou arriscar comprar…. pelo que parece só essa mt7921 já é reconhecida a partir do kernel 5.12+, estou usando o 6.11, se der tudo certo posto aqui.
Os cartões Intel® Wi-Fi AX210 funcionam! Os que não possuem suporte são os modelos com final "1" (exemplo: AX201, AX211, AX411), pois utilizam uma interface proprietária da Intel:
Eu consegui fazer funcionar com sucesso no Linux Zorin (Wi-Fi + Bluetooth) o cartão Mini PCIe / M.2 da MediaTek MT7921.
Em relação a abandonar o Windows, você tem toda razão! E tomara que a Microsoft perca bastante cliente e espaço de mercado. Talvez assim eles tomem vergonha na cara e consertem esse lixo de Windows 11 com sua atualização 24H2 mal feita e repleta de bugs.
E parem de acreditar, que podem "enfiar goela abaixo" qualquer coisa em nós usuários...
😉👍🏻
Obrigado pela dica, já irei comprar um então… E com relação ao windows, bem, ele é igual a Dilma, se engasga consigo mesmo kkk… As vezes o bug é tão sinistro que ele trava sozinho sem nenhuma aplicação rodando, já aconteceu comigo.
E no Zorin vc teve que compilar o driver ou foram reconhecidos só com os pacotes firmware-mediatek? Se funcionou no Zorin vai funcionar no Debian tranquilo porque de certa forma ele é derivado do Debian. Já comprei uma, vai chegar lá pro dia 16 de jan ainda…. quando chegar irei fazer os testes e posto aqui.
Pessoal, boa noite, tenho boas notícias, comprei a placa de rede mediatek mt7921 fiz a troca e o debian reconheceu sem problemas, funcionando tanto o wifi como o bluetooth beleza, obrigado pelas dicas de todos…