Problema com FPS no Acer Nitro 5 AN517-52

Simplesmente hoje dia 09/11, meu nitro 5 começou a apresentar uma queda absurda de FPS, jogava Pubg a uns 80-90 FPS e começou dropar pra 30-40 do nada, fui testar em outros jogos como CS2 e Lol, e estava o mesmo problema, metade do FPS q eu costumo jogar normalmente. Formatei, atualizei windows, drivers e tudo que tinha q para fazer, fui testar de novo e mesma coisa. Fui testar no lol dnv, e na mesma partida vi um cara com nitro 5 e outro com helios 300 comentando do mesmo problema, congelamentos e fps dropando muito e que tinham começado o problema hoje. Estou querendo saber se tem alguma coisa acontecendo, atualização de Bios ou sei lá, pq não ta normal meu FPS.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,295 Guru
    editado novembro 10

Olá @GabrielJesus11,

Se possível poste aqui screenshots do HWMonitor ou HWiNFO com o resultado dos sensores disponíveis, enquanto você roda seus jogos.

• GabrielJesus11
    GabrielJesus11 Member Posts: 14

Tinkerer

Boa noite @eGomes

Tirei essas prints no Pubg tá, não tirei do FPS pq meu ALT + R não abriu o FPS n sei pq, mas enfim estava do mesmo jeito (muito lag).

Print's tiradas com o nitrosense no máximo tá (sempre jogo assim)

• eGomes

Boa noite @GabrielJesus11,

Como podemos ver em seus screenshots, seu Nitro AN517-52 está enfrentando problemas de estrangulamento térmico (throttling) na CPU e GPU.

Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção (limpeza + substituição da pasta térmica) do seu laptop!?

Procure também utilizar uma base refrigeradora (base cooler) para auxiliar na ventilação do mesmo.

• GabrielJesus11

Tinkerer

Fiz a limpeza ontem, limpei os coolers e troquei pasta térmica, e ele já está em uma base refrigeradora com 2 fans. Eu jogava Pubg com 95-96° (sei q é bastante), depois de limpar abaixou pra 86-88°, as vezes bate 90 mas não passa disso. Então creio q o problema não seja temperatura, mas sei la

• eGomes
    editado novembro 10

Não, suas temperaturas não estão normais!

Nos seus screenshots é possível notar que os clocks de operação da CPU estão sendo reduzidos e o indicador de temperatura limite da GPU está sendo acionado.

Recomendo a você revisar o procedimento de substituição da pasta térmica e fixação do cooler da CPU e GPU. Bem como, verificar o estado de conservação dos thermal pads aplicados nos chips VRAM e VRM (se houver).

• GabrielJesus11

Tinkerer

Poxa, sei que a temperatura ainda está alta, mas se fosse isso, não concorda comigo que ele deveria estar tendo essa queda de FPS quando a temperatura estava bem mais alta? Quando estava 96° não dava isso, agora que está 88° está dando. É isso que não faz sentido pra mim, e eu já uso Thermal pad nas VRM e até no SSD NV2. são thermal pads da cooler master de 1.5mm, uso base para ventilar com 2 ventoinhas e troquei a pasta térmica ante ontem por uma da Grizzly Krionalt, algumacoisa assim. retirei a poeira que estava nas ventoinhas e com tudo isso, consegui reduzir quase 10°C, acredito q reduzir mais q isso seria muito dificil e se reduzir, é pouca coisa.

• GabrielJesus11

Tinkerer

Única forma de reduzir temperatura q ainda não experimentei é o Undervolt, inclusive você recomenda? acredito que seja algo mais intrusivo e complexo, por isso nunca tentei.

• eGomes

Observe a temperatura de Hot Spot da sua GeForce GTX 1650, está acima dos 100 ºC. Você pode usar o MSI Afterburner para reduzir os clocks de operação da GPU e VRAM.

Para reduzir a carga de processamento da CPU e GPU, você pode limitar o número de FPS e utilizar o DX11 (mais estabilidade) ou DX11E (obter mais frames) como renderizador no PUBG:

https://www.techy.how/tutorials/pubg-complete-fps-boost

Se você estiver usando o Discord durante suas partidas, desative a aceleração por hardware nas configurações:

https://blog.2amgaming.com/2019/01/dicas-otimizar-fps-pubg-pc/

• GabrielJesus11

Tinkerer

Vou fazer outro teste no HWMonitor, consegui abaixar a temperatura reduzindo o clock do CPU. Formatei o note dnv pra ter ctz de q n tinha feito algo errado, conferi as memorias Ram pra ver se tinha alguma com defeito e aparentemente não são elas. Reparei que a janela do explorador de tarefas, estava lenta como se o monitor estivesse em 30Hz (achei bem estranho isso), fui conferir a configuração e estava em 144Hz cravadim. Quanto ao discord eu nem to usando não, PC ta sem nada e o Pubg eu uso tudo no muito baixo com textura e antiserrilhamento no médio pra não deixar tudo pro processador. Fica em média 90% CPU / 98% GPU.

• GabrielJesus11

Tinkerer

@eGomes Boa noite, aki os dados nesse HWmonitor. Eu dei uma desanimada depois de ver o explorador de tarefas assim, com esse "lag", como se tivesse com 30Hz sem nada aberto, to começando a achar que o processador foi de F. O que você acha Gomes?

• eGomes
    editado novembro 10

Você conseguiu uma melhora notável na temperatura da CPU. 😉👍🏻

Agora só falta verificar a GPU dedicada, pois ainda está atingindo 105 ºC e acionando sinalizador Temperature Limit. Utilize as dicas sugeridas anteriormente!

Em relação ao Gerenciador de Tarefas, verifique se não há algum processo e/ou serviço do Windows que esteja utilizando muitos recursos.

Certifique-se de que o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN517-52 está atualizado com a última versão disponível (2.08):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-52/downloads?suggest=AN517-52;0