Erro com a placa de video GTX 1650 do Acer Nitro 5 AN515-45
Tinkerer
Bom dia, fui abrir um jogo e ele pedia pra fazer a atualização do driver da placa de video e me dava um link porem pedia pra atualizar a placa de video da AMD ao inves da NVIDIA, baixei e instalei a atualização porém no final quando o notebook foi reiniciar pra concluir deu uma tela azul e após isso a GPU integrada o Ryzen 5 5600H era quem estava no comando do notebook e não a GTX 1650, fiz restauração do sistema pra ver se voltava a placa da NVIDIA e nao funcionou, agora ela fica aparecendo essa mensagem de erro e o pc parece reconhecer apenas a placa de video do processador. O que posso fazer estou desesperado! Não posso abrir um jogo com a gpu do ryzen que quando passa um certo tempo a tela congela e o notebook reinicia, vou olhar no gerenciador de tarefas e a gpu está a 100% Como faço a gtx 1650 voltar a funcionar?
Respostas
-
Olá @diegolop,
Seja bem-vindo!
Execute ferramenta DDU e pelo Modo de segurança do Windows para remover o driver dos controladores de vídeo. Em seguida reinstale a versão prévia que estava funcionando corretamente.
O erro 43 também pode indicar que o chip gráfico (GPU) ou VRAM soldado no PCB da placa-mãe esteja morrendo!
0 -
Eu ja tentei isso mas não funcionou… estou pensando em formatar pra ser a decisiva final se é problema com driver ou se é no periferico msm.. mas estou com medo de na formatação eu perder a licença do windows entre todos os outros aplicativos da acer que vieram no notebook, o nitro sense, a acer care center etc se eu formatar eles não voltam?
Estanho o chip gráfico estar morrendo.. não fez nem 1 ano ainda que comprei esse notebook, mas caso seja isso não tem como salvar ele?
0 -
A licença do Windows é gravada diretamente na tabela do firmware UEFI / BIOS, o mesmo será ativado automaticamente quando você finalizar a instalação (se a versão instalada estiver de acordo com a licença que seu laptop possui).
Em relação ao Erro 43 no chip gráfico, não é normal isso ocorrer. Mas, a possibilidade existe!
Como mencionado anteriormente, é possível que haja algum defeito com o chip gráfico, VRAM, VBIOS corrompido ou até mesmo uma das fases do VRM.
Para estes casos, acione o Suporte Técnico da Acer e solicite o reparo (RMA):
0 -
E no caso da formatação, quanto aos aplicativos da acer que vieram de fábrica no notebook , o nitro sense, o acer care center etc, eles restauram com a formatação ou não?
0 -
Você pode usar a imagem pré-instalada no seu computador:
Ou ainda, efetuar o download destes aplicativos (não recomendo instalar o ACC) na página de suporte do seu Nitro AN515-45:
0 -
Essa imagem pré-instala, pra eu fazer com que ele volte pras configurações de fábrica vale tal quanto a formatação? Pra no caso restaurar todos os drivers pra do modo que ele veio, ou a formatação é mais eficaz?
0 -
Eu particularmente prefiro fazer uma instalação nova do Windows a partir de uma mídia atualizada:
Recomendo também que você verifique se o firmware UEFI / BIOS está atualizado com a última versão disponível.
0 -
Bom eu fiz aqui o procedimento pras configurações de fábrica por meio da imagem pré-instalada porém o problema persistiu infelizmente. Acho que significa que deve ser problema no hardware? Ele ja veio instalado e com o mesmo problema após a restauração..
0 -
Experimente realizar o reset do controlador EC:
- Remova a fonte do carregador;
- Abra seu laptop, desconecte o cabo da bateria e pilha CR2032;
- Pressione e mantenha o botão / tecla
Power
pressionado por 30 ~ 60 segundos; - Remonte seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
- Em seguida, tente ligar o seu laptop novamente.
0 -
Com essa parte por dentro do aparelho eu já não tenho experiência, então acho melhor não tentar pq pode dar algo errado.. Quanto ao suporte da Acer eles só trabalham via garantia do produto, ou fazem consertos mediante a pagamento também?
0 -
Seu laptop ainda está no período de garantia vigente!? Caso afirmativo, você só terá que arcar apenas com os custos de envio (salvo engano):
0 -
Eu acredito que sim está, mas caso não estiver eu posso mandar mesmo assim que eles consertam e depois me passam o valor do trabalho feito?
0 -
Se o seu laptop estiver no período de cobertura da garantia, não haverá cobrança! Exceto, nos casos considerados como exclusões:
Caso não esteja, recomendo procurar uma Assistência técnica especializada em reparo de laptops. Pois geralmente os serviços de reparo da Acer, costumam ser onerosos (popular caro / facada 🫣😅)!
0 -
Tava olhando aqui e só tenho mais dois dias dentro da garantia pra enviar o aparelho pois fiz a compra dele no dia 07/11/2023. Se eu acionar o suporte de reparos é válido o dia da garantia nesse dia que eu acionei e por exemplo se o envio chegar lá após o dia 7 já é válido ainda? Pois pra enviar o notebook pra lá acho que só chegará depois do dia 07...
0 -
Correto! Neste caso acione o mais rápido possível. 😉👍🏻
1 -
bom dia, contatei a garantia e ontem o meu notebook foi entregue a acer, hoje as 10 horas recebi um email com uma nota fiscal da empresa que a acer pediu para fazer o envio do notebook a ROM, a nota fiscal consta com "Natureza da Operação": Entrada p/ conserto e um valor de 1732,999… esse valor foi pago pela acer a empresa para a manutenção do aparelho certo? não devo me preocupar com isso
0 -
Olá,
Essa NF-e é apenas para fins de transporte do aparelho, consulte o campo CFOP.
0 -
CFOP 2915, então o valor que veio na nota fiscal não é cobrado pra mim né? kkkk que sustoo
0 -
Correto! 😅
CFOP 2915 - Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo
😉👍🏻
0