Notebook Acer nitro v15 tela estranha ao abrir tampa
Comprei um nitro v15 tem poucos dias. Veio com Linux e foi instalado windows 11.
Um problema que vem ocorrendo nele é quando fecho a tampa dele e abro após um tempo, a tela volta toda pixelada e desconfigurada, porem ao desativar o drive de vídeo intel volta ao normal (ou seja, não é problema na tela). Inclusive se eu fecha e abrir a tela novamente um pouco mais rápido, as vezes já resolve. Também resolve se eu apertar o botão de power que suspende o notebook e depois voltar, a tela está ok.
Tela do notebook com a página do google aberta. Deixei ele fechado por alguns minutos e quando abro a tampa fica assim, voltando apenas caso eu reinicie ou feche novamente a tampa e reabra rápido. Ou ainda segurando botão de powe (para suspender) e depois voltando da suspensão.
As configurações de energia:
Drives de vídeo:
Configurações do nitrosense:
Desativei 1 opções na bios referente a fechamento de tampa também e não deu certo.
Estou com esse problema desde que comprei e até agora não achei nenhuma solução.
Já instalei os drives do fabricante (própria acer), resetei as opções do notebook colocando um clipe e segurando por 15 segundo na parte inferior do notebook e nada resolver.
Testei algumas outras coisas como restaurar para o padrão as configs de exibição do drive intel.
O que parece acontecer é que quando passa determinado tempo o notebook abre a tampa, mas o drive não consegue acompanhar esse carregamento, mas não sei ao certo.
Será que vou ter que formatar o notebook pra ver se da certo?!
Agradeço desde já qualquer ajuda!
Melhor resposta
-
Olá,
Além de seguir as dicas do nosso amigo, procure atualizar o firmware UEFI / BIOS + driver do controlador gráfico integrado do seu Nitro V15:
Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*
1
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Desative essa opção abaixo e veja se o problema vai parar:
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Olá,
Além de seguir as dicas do nosso amigo, procure atualizar o firmware UEFI / BIOS + driver do controlador gráfico integrado do seu Nitro V15:
Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*
1 -
Essa opção infelizmente não deu certo! :(
0 -
Estou com o mesmo problema, desde que comprei, no início do mês passado. Aparentemente esse problema se dá devido a taxa de atualização dinâmica da tela. Uma coisa que resolveu aqui, foi desativar isso, deixando a taxa fixa em 60, 72 ou 144hz.
Esse foi o único jeito que consegui 'resolver' isso, mas gostaria de usar a taxa dinâmica, pra não precisar ficar trocando de 144 pra 60hz, pra poupar energia. Espero que futuramente isso se resolva, mas parece que nem todos os usuários têm esse problema. Enfim.
1 -
O meu mesmo desativando ocorre isso. Essa questão da troca de taxa de atualização também me causou um estranhamento na tela, ela ficava aumentando e diminuindo o brilho de forma bem sutil, quando deixei fixa resolveu. Vou tentar a opção do @eGomes e amanhã atualizo por aqui.
1 -
Atualizei o drive do controlador gráfico intel Iris Xe e aparentemente deu certo. Vou deixar em aberto e fazer mais alguns testes mais longos, qualquer coisa volto aqui para atualizar vocês que estão com o mesmo problema. Por enquanto, muito obrigado a todos!
2 -
Que ótimo! Vou tentar fazer isso no meu também!
1 -
Funcionou :)
1