Instalação do Windows não reconhece drives para instalação - ACER ASPIRE 5 A515-45-R67Q AMD

rodrigoln
rodrigoln Member Posts: 6

Tinkerer

Não achei nos foruns ou outro local apoio pra instalação do Windows em plataforma AMD (Intel tem de monte desde CRTL+S no Boot até instalação de driver de virtualização de drive).

Alguém conseguiu fazer a instalação do Windows para ajudar em um passo a passo?

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Seja bem-vindo!

    O driver nativo NVMe do Windows é suficiente para reconhecer discos SSD.

    Verifique se a sua unidade de disco foi convertida para o formato GPT.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rodrigoln
    rodrigoln Member Posts: 6

    Tinkerer

    Sim, tenho o pendrive bootavel do Windows e a partição de um SSD que instalei está em GPT, mesmo assim não lista nenhum dos 2 HD's para instalação do windows.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Verifique nas configurações do firmware UEFI / BIOS (pressione F2 durante a inicialização) as seguintes opções:

    No menu Security:
    
    Secure Boot Mode        = Standard
    Current TPM (TCM) State = Enabled
    
    
    No menu Boot:
    
    Boot Mode               = UEFI
    Secure Boot             = Enabled
    

    Em alguns casos, pode ser necessário desativar a opção Fast boot.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Criou o pendrive com qual programa?

    Se possível tente com o Rufus, selecionando UEFI→GPT.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rodrigoln
    rodrigoln Member Posts: 6

    Tinkerer

    a BIOS está de acordo, mas não funcionou.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Procure fazer um teste com uma nova imagem (MCT 24H2) e mídia USB de instalação:

    https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11

    Inclusive, faça um teste utilizando outra porta USB do seu laptop.

  • rodrigoln
    rodrigoln Member Posts: 6

    Tinkerer

    o Boot de instalação do Windows funciona, só que ele não reconhece o drive (HD) para instalação do S.O.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado outubro 16

    Pressione as teclas <Shift> + <F10> para abrir uma janela do Prompt de comando. E então, insira os comandos abaixo:

    diskpart
    list disk
    list partition
    exit
    

    Em seguida, anexe aqui um screenshot com o resultado.

  • rodrigoln
    rodrigoln Member Posts: 6

    Tinkerer

    Segue print do diskpart

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado outubro 17

    Se você tiver a devida cópia de segurança (backup) dos dados contidos neste disco.

    Faça um teste removendo todas estas partições através do comando clean. E na sequência, rode novamente o comando convert gpt.

    E então, veja se o instalador do Windows consegue reconhecer o disco corretamente e prosseguir com a instalação.

  • rodrigoln
    rodrigoln Member Posts: 6

    Tinkerer

    o Notebook foi comprado com Linux porque eu já tenho a licença do Windows, então não haveria necessidade de pagar por outra licença.

    Peguei notebook da minha esposa de outra marca e fiz o CLONE do HD no SSD e depois resetei ele (Windows) pra usar totalmente zerado. Obrigado pela ajuda pessoal.