Acer nitro an515-55 com temperatura de 90 graus no CPU. É normal?

brendonhshsgs
brendonhshsgs Member Posts: 57 Enthusiast WiFi Icon

Quando jogo um game no meu notebook, recentemente eu acompanho o desempenho pela ferramenta Nitro Sense e a mesma tem apresentado uma temperatura média de 90 graus da CPU quando estou rodando um game a 55 FPS. Ela abaixa somente com ambos os coolers ligados no máximo (na casa dos 72 graus), porém quando desligo os coolers na rotação máxima, a temperatura volta a subir imediatamente. Quando não estou jogando a temperatura da CPU fica entre 52 - 60 graus Celsius.

Minha dúvida é se essa temperatura está correta ou se devo trocar a pasta térmica do meu notebook. Não sei qual é o padrão de temperatura de notebook quando estiver rodando jogos, se alguem piuder me responder se 90 graus é uma temperatura "normal". Geralmente jogo umas 5 horas por dia no meu notebook.

Imagem 1: Rodando GTA 5 (observe o pico de temperatura na casa dos 91 graus).

Imagem 2: Print antes de iniciar o jogo (temperatura estável).

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Experimente ativar a opção CoolBoost™, e configurar o controle de ventoinha em Máximo.

  • brendonhshsgs
    brendonhshsgs Member Posts: 57 Enthusiast WiFi Icon

    Certo, eu fiz isso já, e como havia comentado no post, a temperatura estabiliza em 72 graus Celsius (aproximadamente), ainda assim é uma temperatura elevada. Está correto essas altas temperaturas? E outra, não tem problema em deixar as ventoinhas ligadas no máximo por longos periodos de tempo 4-5 horas?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado julho 24

    Aparentemente suas temperaturas estão normais!

    Temperaturas acima de 90 °C (eu particularmente, prefiro trabalhar com uma margem menor 85 ~ 88 °C...) devem ser motivo de preocupação.

    Não há problema em manter os FANs na sua rotação máxima durante o período em que você estiver rodando seus jogos. Exceto, pelo desconforto audível produzido pelos mesmos!

    Se o seu laptop tiver mais de um ano de uso, a manutenção (limpeza) + substituição da pasta térmica (por um composto de boa qualidade) poderá ajudar a reduzir as temperaturas e manter o mesmo devidamente refrigerado.

    Manter seu laptop afastado da superfície e/ou utilizar uma base refrigeradora, também é recomendado!

    😉👍🏻

  • PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 126 Skilled Fixer WiFi Icon

    Temperatura em 90ºC ou menos costuma ser o limite térmico de segurança para se trabalhar com processadores e chips de alto desempenho. Se estiver conseguindo manter na faixa de 70-80ºC, está ótimo. Poucos picos de temperatura chegando perto dos 90ºC são normais (desde que não se mantenha constantemente nessa altura).

  • brendonhshsgs
    brendonhshsgs Member Posts: 57 Enthusiast WiFi Icon

    fiz um print com o desempenho mais completo, mesmo ativando a opção coolboost com ambos os coolers no máximo, a temperatura nao não está baixando.

    vc tem alguma dica de como eu posso jogar sem precisar usar tanto o processsador e os coolers?

  • michel_04
    michel_04 Member Posts: 3 New User

    Estou com mesmo problema, CPU na media de 10% de processamento e temperatura batendo 88º-90º e não vi nenhuma resposta válida sobre como melhorar isso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Resposta válida, tem sim! O problema é que muita gente sequer tenta realizar os procedimentos sugeridos.

    No seu caso o que pode ter acontecido, é ter vazado o líquido refrigerante que vai dentro dos dutos de cobre do cooler do seu laptop.