AJUDA - Aspire A515-55G travando em jogos
Estou com um problema no meu notebook, faz algum tempo já. Uso o meu notebook em uma base refrigerada mas sinto que ele esquenta muito, travando em jogos como league of legends a ponto de dropar para 02~05 FPS. Baixei alguns programas de análise, e vi que o clock da GPU fica travado em 139MHz, e não sai mais disso nem a pau. Já tentei diversos tutoriais, mexi no painel da nvidia (o notebook tem uma MX350), já coloquei para alto desempenho, energia equilibrada, reduzi aspectos visuais do windows para ficar mais limpo e o problema persiste. Eu realmente acho que esse notebook com uma configuração dessas devia ao menos rodar a 60FPS sem problemas jogos como lol. Eu realmente não sei mais o que fazer, só fica ruim quando abro o jogo. Sinto que é um problema de temperatura, pois quando sobe muito acontece isso. Preciso de ajuda, alguém que já tenha passado por isso sabe o que posso fazer?
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Desinstale o driver atual da GPU e instale a versão abaixo e refaça os teste.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Além de seguir a dica do nosso amigo, quando foi a última vez que você realizou uma manutenção no seu laptop (limpeza + substituição da pasta térmica)!?
0 -
faz pouco tempo que limpei o cooler, pasta térmica creio que a ultim vez foi quando levei ao técnico para colocar um HD no slot disponível. Faz 1 ano mais ou menos.
1 -
vou fazer isso agora, depois retorno para dizer o que aconteceu.
0 -
Considerando que já tem mais de um ano da última troca realizada, acredito que seria válido fazer a substituição da pasta térmica da CPU e GPU (por um composto de boa qualidade). E também, recomendo fazer uma inspeção nos thermal pads das VRAMs.
0 -
eu sou bem leigo para essas coisas, entendo muito pouco sabe. Fiz a instalação do que o amigo acima indicou e realmente melhorou mto, mas continua com um stuttering bem chato, fica oscilando mto rápido de 70 pra 40 fps, 60~35, 50~40… Isso a partida toda, deu para jogar mas foi engasgado kkkk. O que posso fazer para melhorar isso?
0 -
Fiz isso, aqui estão alguns resultados enquanto jogava, percebi esse stuttering na segunda partida.
1 -
Como podemos observar nos seus screenshots, estes "stutterings" estão sendo causados por temperatura excessiva da sua CPU.
1 -
Sim, imaginei que fosse isso mesmo. O que posso fazer para tentar reduzir essa temperatura?
0 -
Tente aplicar as soluções descritas no tópico abaixo para reduzir o clock máximo de operação do seu processador:
Na assinatura do colega @RenanVilela, há um tutorial ensinando como utilizar a ferramenta ThrottleStop.
2 -
Tente as dicas que estão na assinatura.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0