Acer Aspire 5 A515-45 e seu erro Kernel-Power

2»

Respostas

  • LuisMenta
    LuisMenta Member Posts: 13

    Tinkerer

    editado setembro 25

    Caros, seguem algumas atualizações do drama com os reinícios espontâneos, desde o dia 28/07/24, já são quase dois meses, que não ocorrem mais esses eventos no meu notebook. No 12/08/24 teve outro registro no Visualizador de Eventos do erro Kernel-Power - evento 41 - categoria da tarefa (63), mas aparentemente foi um evento em uma reinicialização que eu fiz para atualização e não um reinício espontâneo. De modo geral tenho notado mais estabilidade em geral sem tantos erros no Monitor de Confiabilidade. Dessa vez os procedimentos que fiz foram:
    1- Desabilitar no Gerenciador de Dispositivos todos os componentes de software relacionados aos programas da acer. Mesmo removendo os programas da acer que não me interessam e que podem estar relacionados a conflitos e mau funcionamento do sistema, aparentemente esses componentes de software ficam ativos. Então inicialmente eu removi/desinstalei esses componentes de software pelo "Gerenciador de Dispositivos" do Windows, mas com as atualizações do windows esses componentes são reinstalados automaticamente. Então o que eu fiz foi entrar no "Gerenciador de Dispositivos" e clicar com o botão direito do mouse em cima de cada componente relacionado a "Acer" e no menu que aparece cliquei em "desabilitar". Notem que no símbolo a frente de cada componente desabilitado aparece uma flecha para baixo.


    2- Adicionalmente eu usei o CCleaner para desabilitar qualquer serviço relacionado a Acer, na verdade desabilito quase tudo que está listado, pois não fazem falta alguma, apenas consomem recursos desnecessariamente. Na figura estão os menus que acessei, basta selecionar cada item e depois clicar em "Desativar".

    Também, a mais tempo, desabilitei os serviços no aplicativo "Configuração do Sistema", entrando na aba "Serviços" e selecionando a caixa "ocultar todos os serviços Microsoft", desabilitei quase tudo o que sobrou, não vai afetar negativamente o sistema.


    3- Outro problema que tentei remediar era que no Visualizador de eventos estavam registrados vários erros que pesquisando em fóruns do windows descobri que eram relacionados ao "Windows web experience Pack", e vi a recomendação de desinstalar e reinstalar uma versão mais estável. Mas como essas informações do windows web não me interessam eu só desinstalei mesmo, não preciso da cotação do dólar, da bolsa de valores ou a previsão do tempo quanto abro o computador, busco sites especializados quando quero alguma notícia do tipo. A instrução do consultor do fórum era que para desinstalar é preciso usar o terminal no modo administrador (CMD ou PowerShell) e digitar/colar o seguinte comando:
    winget uninstall "Windows web experience Pack"

    E clicar "enter".

    Pode não ser uma solução enfim, mas reduziu consideravelmente os erros no visualizador de eventos conforme mencionei, parece que o sistema está mais estável, e sem novos reinícios até então.

    Seguem algumas imagens de como era e como está o histórico de confiabilidade.

    Notar particularmente o número de eventos críticos na terceira linha de baixo para cima, quase todos relacionados a reinícios espontâneos.

    Agora com relatório de erros mais aceitável.

  • LuisMenta
    LuisMenta Member Posts: 13

    Tinkerer

    editado setembro 25

    Não sei porque repetiu minha postagem, apenas apaguei a repetição, espero que contribua com a resolução do problema… Sigo trabalhando de graça para a ACER.

  • PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 126 Skilled Fixer WiFi Icon
    editado setembro 26

    Senhores, vou passar as dicas que PARA MIM resolveram o problema dos reinícios aleatórios, sendo que esse problema começou comigo apenas quando fiz o upgrade do Windows 10 original para o Windows 11 (meu notebook era do modelo A515-56-327T, comercializado originalmente com Windows 10).

    Depois de usar o Windows 11 por cerca de 8 meses, eu fiz o downgrade para Windows 10 novamente, e com mais alguns ajustes, não passei mais por desligamentos aleatórios:

    a. Instalação limpa de Windows 10 Home: autoexplicativo. Se livra de todos os bloatwares que normalmente vêm instalados, mas você ainda precisará se livrar dos apps inúteis que a Microsoft Store vai instalar quando o Windows for atualizado pelas primeiras vezes;
    b. Ampliação do arquivo de indexação do Windows (Windows.edb): provavelmente não tem muito a ver com o problema em si, mas, ampliar a indexação do Windows para cobrir todas as principais pastas do sistema (Arquivos de Programas, Arquivos de Programas x86, Usuários e Windows) deixa a navegação no Windows muito mais fluida (e diminui as operações de escrita no disco);
    c. Instalação dos drivers de compatibilidade com o Windows Update: após uma instalação limpa, a melhor forma de identificar os principais drivers do computador é através do Windows Update. Esse processo de instalação dos componentes do sistema exige que o computador seja reiniciado algumas vezes. Depois que estas instalações terminam, o melhor a se fazer é pausar o Windows Update por algumas semanas, para evitar a instalação de atualizações defeituosas, ou
    d. Configurar o Windows Update para não instalar mais drivers: essa opção é útil porque, uma vez que todos os drivers necessários tenham sido instalados pela primeira vez, a melhor forma de atualizá-los é pelo site do fabricante, já que o repositório de drivers considerados atuais, e certificados pela Microsoft, costuma ser atualizado em um ritmo um pouco mais lento.
    e. Reconfigurar o arquivo de paginação (pagefile.sys): por padrão, ele iguala a memória RAM em tamanho, o que pode comprometer boa parte do armazenamento de forma desnecessária, dependendo do tamanho da RAM instalada, e do armazenamento no notebook. Um tamanho inicial de 200mb e um tamanho final de 8192mb (8GB reais, que só serão usados sob intensa demanda) deve servir para a grande maioria dos cenários;
    f. Ativar o perfil de energia de Desempenho Máximo do Windows: isso serve apenas para os processadores mais limitados, usados em alguns modelos Acer, como os Intel Celeron, por exemplo, e alguns Pentium Gold (mas a verdade é que usei mais isso em outros modelos, como os Positivo). Além disso…
    g. Desativar serviços inúteis do Windows na inicialização, e durante a execução do Windows: serviços como Experiência de Usuário Conectado e Telemetria, Geolocalização, Controle dos Pais, Windows Insider e muitos outros. E claro, todos os serviços envolvendo os aplicativos Acer.
    h. Fazer undervolt no processador usando o ThrottleStop: este programa serve para controle do fornecimento de energia do processador, para que seja possível evitar, de maneira mais dinâmica e efetiva, problemas de instabilidade ou thermal throttling. O ThrottleStop faz com o processador o que o MSI Afterburner pode fazer com a GPU (quando ela é dedicada). Programei o ThrottleStop para limitar a performance do processador com base apenas na temperatura. O limite padrão é de 100ºC para o Core i3 do meu modelo, mas coloquei o novo limite em 85ºC e funcionou muito bem. Além disso, coloquei o controle dos planos de energia conforme a demanda no ThrottleStop (e ele passou a ativar os modos de mais alta performance apenas quando eu jogava);
    i. Fazer upgrade de memória RAM: instalei mais 8GB, e passei a usar 12GB RAM em Flex Mode. Isso nada tem a ver com o problema, mas foi uma mudança que fiz no notebook.
    j. Passei a executar verificações no disco e nos arquivos do sistema com mais frequência: pensando que o problema dos reinícios repentinos poderia estar acontecendo por defeito no SSD, ou nos arquivos do Windows (que muitas vezes se corrompem sozinhos), passei a executar no CMD os comandos "sfc /scannow", "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e "chkdsk /f /r" com mais frequência do que o habitual (de mensal para semanalmente);
    k. Atualizei o BIOS somente uma vez, durante todo o tempo que usei o notebook: da versão que veio de fábrica, 1.26, para a versão 1.52, apenas. Mas, quando fiz isso, o problema já estava há alguns meses sem se repetir.

    Depois de tudo isso, fiz apenas as manutenções de rotina. Mantive os drivers (principalmente gráficos) atualizados, e o desempenho foi se mantendo estável. Pude jogar muito mais coisas do que pensei que seria possível com esse Core i3 de 11ª geração: Batman Arkham Knight em 720p a 40fps, e Watch Dogs foram os mais pesados pro setup.

  • PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 126 Skilled Fixer WiFi Icon

    Observação importante: o ThrottleStop é projetado para CPUs Intel, apenas.

  • LuisMenta
    LuisMenta Member Posts: 13

    Tinkerer

    Caro @PlayerGab esse fórum está abordando mais especificamente os reinícios aleatórios dos modelos Aspire A515-45 e A515-45G com processadores AMD Ryzen 7 5700u, embora o problema dos reinícios espontâneos também ocorra recorrentemente com outros modelos ACER com processadores AMD. Problemas com notebooks com processadores intel podem ter outras causas e possíveis soluções.

    Sobre os reinícios em computadores com processadores e placas de vídeo AMD vi comentários sobre problemas com o driver "AMD Crash Defender" que estaria relacionado a congelamentos, tela preta e reinício do sistema. Eu não achei mais esse driver no meu sistema, não lembro se desinstalei ou se ele foi removido com algum dos procedimentos que listei anteriormente nesse fórum. Mas quem esteja com esse problema de reinícios vale verificar se tem esse driver instalado e se desinstalando resolve o problema. Segue um link pra um vídeo simples mostrando como fazer.
    https://www.youtube.com/watch?v=mCJ4jvToKNM

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Certamente vai ser também outro chute no escuro e procedimento inócuo para entrar na lista! 😉

    Pois o problema do componente AMD Crash Defender, já foi relatado a mais de três anos e muito provavelmente tenha sido devidamente corrigido no decorrer das versões lançadas do AMD Software: Adrenalin Edition.

    Um dos maiores defeitos da série Aspire 5 A515-45 / A515-45G / Nitro 5 AN515-44, é devido a falta de implementação das atualizações do microcódigo AGESA e da Unidade de Gerenciamento do Sistema (SMU). Que já foram disponibilizadas pela AMD, há muito tempo!

    Por culpa e má vontade exclusiva da Acer e da Quanta (empresa responsável pelo desenvolvimento da placa-mãe). Que de maneira irresponsável abandonaram o projeto, alegando fim da vida (EOL) destes modelos.

    Pois para implementar todas as correções e otimizações necessárias, é preciso modificar praticamente 2/3 do firmware UEFI original destes equipamentos. O que pra eles, está totalmente descartado tal possibilidade!

  • PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 126 Skilled Fixer WiFi Icon
    editado setembro 26

    Este é o Acer que estou usando neste exato momento. Veio com Linux quando comprei, há cerca de 2 meses atrás. Até o momento, com todos os passos que mencionei aplicados (fora o controle de Energia do ThrottleStop, e atualização de BIOS, por já estar atualizado de fábrica), sem mais problemas de reinicialização repentina. O Monitor de Confiabilidade do Windows não relata nenhum erro crítico ou aviso. Usando Windows 10 Home 22H2 agora…

  • JefersonBAlmeida
    JefersonBAlmeida Member Posts: 8

    Tinkerer

    Mandei meu notebook pra assistência técnica porque eu não estava mais aguentando a ventoinha fazer barulho toda hora e o técnico encontrou problema no VRM, uma das bobinas está superaquecendo e não está passando energia para o processador. Talvez os reinicios inesperados estejam sendo causados pelo VRM não está passando corretamente energia para o processador.