acer aspire 3 a315-53-52zz tela azul ao aumentar o consumo de disco

Gabszera
Gabszera Member Posts: 9

Tinkerer

editado setembro 4 em Laptops

Instalei windowns 10 no notebook e percebi que sempre que eu forço o SSD cujo é um m.2 da tela azul e o Pc se desliga, apos isso aparece o erro "no bootable device" e quando eu desligo e ligo ele entra normalmente no windowns. O problema da ao baixar arquivos grandes, ao tentar atualizar o windowns pelo windowns update, ao extrair arquivos grandes (+500mb) e coisas do estilo. Vi no gerenciador de tarefas que o SSD chega a 100% e ai acontece a tela azul. Creio ser o mesmo problema desse tópico: https://www.reclameaqui.com.br/acer-brasil/tela-azul-e-disco-em-100-ssd_ut_QN7Y7YllSAKiQ/

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Use a ferramenta CrystalDiskInfo para verificar o estado de saúde do seu SSD:

    https://crystalmark.info/en/download/#CrystalDiskInfo

  • Gabszera
    Gabszera Member Posts: 9

    Tinkerer

    Não consigo verificar pelo crystaldisk pois ele aumenta o consumo do SSD dando tela azul como informado acima... Creio não ser problema no SSD pois ele é novo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado setembro 6

    Procure dar mais detalhes sobre a mensagem de erro que está aparecendo!

    Utilize a ferramenta BlueScreenView ou o Monitor de Confiabilidade do Windows:

    Pressione as teclas WinR (Executar), digite: perfmon /rel, e então pressione [Enter].

  • Gabszera
    Gabszera Member Posts: 9

    Tinkerer

    No bluescreenview não constou nada, instalei, esperei dar tela azul, verifiquei e não apareceu... Consegui gravar um vídeo do gerenciador de tarefas enquanto o problema acontecia porém não consigo mandar aqui. Já formatei o windowns 10 mas n resolveu... Estou pensando em testar um w7

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    A imagem não está muito nítida, mas é possível observar que estão ocorrendo erros de hardware.

    Tente iniciar o Windows no Modo seguro e rodar a ferramenta CrystalDiskInfo. E então, capturar um screenshot de todos os parâmetros S.MA.R.T. do seu disco.

    Experimente aplicar uma das soluções descritas no vídeo tutorial abaixo, para solucionar problemas de disco em uso 100%:

    Caso o problema persista, há uma grande chance do seu SSD estar com problemas.

  • Gabszera
    Gabszera Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado setembro 7

    Fiz os procedimentos do vídeo porém ainda assim não funcionou, creio que é pq o meu SSD só chega a 100% caso eu force ele (Quando chega a 100% ele da tela azul e desliga). O vídeo é para tirar o Bug de 100% sempre… (creio não ser um problema de hardware pois eu consegui instalar o windowns e verificar o disco com o "CHKDSK"... Creio que esses processos forçaram o hd, mas não sei pq não deu o problema).

    Dps de algumas tentativas, consegui abrir o crystaldiskinfo:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Aparentemente este seu SSD tem poucas horas de uso. Porém, o que está chamando a atenção é o item 0E (Media and Data Integrity Errors). Procure monitorar se os valores deste parâmetro aumentam. Pois pode indicar falha nos chips de memórias NAND.

  • Gabszera
    Gabszera Member Posts: 9

    Tinkerer

    Fui verificar e agora está assim

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Como podemos verificar neste seu último screenshot, o contador do parâmetro 0E está aumentando.

    Se possível, faça um teste com outro SSD e verifique se os problemas de BSOD são resolvidos.

  • Gabszera
    Gabszera Member Posts: 9

    Tinkerer

    Irei pedir reembolso do SSD na Pichau e tentar comprar um SSD Sata 3... Na hora de comprar um SSD para o notebook vi poucos posts falando que o notebook suportava PCIE 3x4... Mas arrisquei e peguei um PCIE 3x4, ligou e tudo mais porém quando chega a 100% da tela azul. Irei testar um Sata 3... Por a velocidade ser menor tenho uma mínima suspeita que dê certo, mas não tenho ideia do problema...

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Os Aspire A315-53 suportam SSD M.2 NVMe Gen3 x2 e/ou SATA 3. De preferência, procure adquirir SSDs de marcas conhecidas.