Nitro V15: há algum risco em não utilizar o VMD?

victor45
victor45 Member Posts: 2 New User
editado agosto 14 em Gaming - Predator e Nitro

boa noite galera, tenho um Nitro V15, com o i5 de 13G e a RTX3050.
fiz a instalação limpa do Windows 11, porém me deparei com um erro onde não apareciam os dispositivos de armazenamento do Windows. Segui um tutorial onde dizem para desativar o VMD na bios. Assim fiz e tudo foi instalado corretamente.
minha dúvida é se há algum risco em não utilizar o VMD, se pode ficar assim a instalação, se afeta em algo o desempenho da máquina, e onde posso encontrar o driver correto para meu notebook para uma próxima reinstalação.
grato!!
gg for all.

[Titulo editado para incluir o modelo do produto e descrição do tópico]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,219 Guru
    editado agosto 14

Olá @victor45,

Seja bem-vindo!

O correto é carregar o driver Intel VMD durante a instalação do Windows, pois o modo AHCI é mantido apenas por questões de compatibilidade para Sistemas Operacionais que não possuem suporte para este recurso.

Resumindo:

Para obter o melhor desempenho e performance do controlador de armazenamento, faça a instalação com o Intel VMD habilitado:

Como habilitar Intel® VMD plataformas capazes de raid ou Intel® Optane™ de memória com o driver Intel® RST

• victor45
    victor45 Member Posts: 2 New User

mas em desempenho, muda algo?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,219 Guru
    editado agosto 16

Não deve ser "perceptível" se você estiver usando seu laptop para fazer tarefas simples, como: abrir uma planilha do Excel, um documento do Word, navegar na Internet e/ou rodar jogos. No entanto, aplicações que requerem um alto número de IOPS, menores ciclos da CPU e latência da interface de comunicação, a diferença será nítida!

• Ralindron
    Ralindron Member Posts: 4 New User

Reparando bem, parece que o erro é como se o computador estivesse fechando a tampa, é o mesmo comportamento, a tela desliga e ele faz logoff.