Meu Acer Aspire 5 A515-45-R4ZF não reconhece o hd, apenas o ssd
Tinkerer
Meu notebook Acer Aspire 5 A515-45-R4ZF, teve problemas de "no bootable device" três vezes. Na primeira não deu certo todas as soluções que tentei e ainda notei que HDD0 e HDD1 estavam como none. Mas milagrosamente ele voltou a funcionar e deixei pra la.
Essa semana tive o mesmo problema. Hoje voltou a funcionar também, com o porém que o HDD0 continua não sendo reconhecido, apenas o HDD1 que é o SSD. Na minha teoria,totalmente leiga, mesmo o computador funcionando, de alguma forma o SSD em alguns momentos não suporta e aí ele vem com a mensagem de "no bootable device". Então se eu não resolver de uma vez sempre vou ter o mesmo problema.
Sobre especificações do computador: O modelo A515-45-R4ZF , processador AMD Ryzen 7 5700U, memória RAM de 8 GB, armazenamento em SSD de 256 GB, a placa de vídeo integrada AMD Radeon RX Vega 8 O sistema operacional é o Linux.
Alguém tem alguma teoria ou meu HD realmente pifou?
Respostas
-
Olá @marcelleflavya,
Seja bem-vinda!
É possível que seu SSD esteja com problemas. Use a ferramenta CrystalDiskInfo (Windows) ou smartmontools (Linux) para monitorar o estado de saúde do seu disco.
0 -
Olá @eGomes obrigada por responder. Na verdade o SSD está bem, o que não aparece é o HD. Eu cheguei a usar o GSmartControl, serve? Mas ele so mostra assim
0 -
Olá, boa noite.
Reparei que está utilizando Linux.
O HD está formatado como EXT3 ou EXT4?
Na teoria acredito que, mesmo como Fat32 ou NTFS, ele deveria ser ao menos identificado por esse programa.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Boa noite, @marcelleflavya!
Você pode atualizar o firmware UEFI / BIOS do seu Aspire 5 A515-45 com a última versão disponível (1.52):
0 -
Olá @eGomes, vale a pena tentar. Vi que está destualizado mesmo. Uma dúvida, no link que você mandou o
sistema operacional é só windows. Não vai dar bronca com o meu sendo linux?
0 -
Pelo o que vi, não consigo fazer isso com linux, e acho que nâo tenho coragem. È bem arriscado.
0 -
Olá, boa tarde. Eu acredito que esteja em EXt4, mas não tenho certeza.
0 -
Boa tarde @marcelleflavya,
Não deve afetar o funcionamento do seu Linux, pois esta atualização atuará em nível de firmware / BIOS do hardware em questão. No entanto, para rodar este utilitário de atualização será necessário executá-lo em ambiente Windows.
Seria interessante fazer uma inspeção no cabo flat SATA e no SSD instalado, para verificar se não há eventuais problemas que possam estar impedindo o reconhecido corretamente.
Lembrando, que para evitar possíveis danos! É muito importante desconectar o cabo de alimentação da bateria da placa-mãe do seu laptop, antes de manusear qualquer componente eletrônico.
Caso o problema ainda persista, procure testar este seu SSD em outro equipamento.
0 -
Sim, neste caso recomendo a você procurar uma Assistência Técnica ou pedir para algum conhecido realizar este procedimento. 😉
0 -
Muito Obrigada @eGomes vou seguir as suas orientações.
0