Temperatura alta do processador( PH315-53-75NL) e dúvida sobre a necessidade de dissipador para ssd

MatheusSouza
MatheusSouza Member Posts: 4 New User

Tenho o modelo(PH315-53-75NL)!

O meu também não tem dissipador. Acredito que ele não venha! Também quero saber se é recomendado o uso de um dissipador para ssd nvme e qual tamanho devo comprar(como esse da Kingston que está sem dissipador, no lado esquerdo). Se diminuir 1° de temperatura, o dissipador já será útil. Estou sofrendo com problemas de temperatura, meu notebook chega a 94° sendo que acabei de trocar a pasta térmica do meu processador(somente, os thermal pads não cheguei a trocar, acredito que não interfira na temperatura do processador, somente na placa de vídeo). Essas temperaturas que mostro, são com turbo ligado(estressando o processador pelo programa CPU -Z, e monitorando pelo HW monitor). Apenas com esses programas abertos e o notebook está em uma superfície lisa de madeira. É normal essa temperatura ou pode-se melhorar?

Tinha visto um depoimento(não sei se verdadeiro), que se você tiver ssd nvme do lado esquerdo, atrapalha o sensor de temperatura, realmente atrapalharia? Me mostrando temperaturas incorretas do processador, pelo ssd está perto do sensor?

Agradeço a ajuda, estou disposto a compartilhar mais informações, se necessário

Melhor resposta

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,401 Trailblazer
    Responder ✓

A Acer não especifica a grossura, mas pelo que já pesquisei seria de 0.5MM nas Vrams e 1.0MM no restante.

Mas uma dica, se possível faça o teste da base antes, daí se melhorar não precisa trocar. No meu Predator de 2020 os pads ainda são originais, e com uma base, bem como usando o Throttlestop consigo temperaturas excelentes durante os jogos.

Veja só, uso 2 monitores externos, com 7 abas abertas, vídeo 4k Youtube, aqui fica assim:

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

• RenanVilela

Olá, boa tarde.

Essas temperaturas em modo extremo estão até "boas", visto que em tese o processador suporta até mais, a questão é a longo prazo. Sugiro para melhorar ainda mais que utilize alguma base com ventoinha, e que deixe o notebook elevado do plano, pois só nisso as temperaturas já devem melhorar, visto que o fluxo de ar frio será maior, logo, a troca de temperatura melhora também.

Acredito que um dissipador até 4mm de altrua não deverá ter problemas ao fechar a tampa traseira. Tenho um Predator PH315-52 e utilizo tanto o dissipador do M2 Nvme quanto do SSD Adata S11 Lite.

Em relação ao SSD aquecer devido proximidade acredito que dependerá da temperatura no total, visto que não está assim tão perto. Você até pode ver as temperaturas do SSD pelo Hwinfo, ou então pelo CrystalDiskInfo.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• MatheusSouza
    MatheusSouza Member Posts: 4 New User

Sabe me informar a altura dos thermal pads(espessura), para que eu possa trocar? Já estou com notebook +3 anos. Acredito que seja bom trocar. Recomenda alguma marca? Vejo que é uma pasta rosa que veio de fábrica não sei se é mais eficiente que os thermal pads

• RenanVilela
    Responder ✓

A Acer não especifica a grossura, mas pelo que já pesquisei seria de 0.5MM nas Vrams e 1.0MM no restante.

Mas uma dica, se possível faça o teste da base antes, daí se melhorar não precisa trocar. No meu Predator de 2020 os pads ainda são originais, e com uma base, bem como usando o Throttlestop consigo temperaturas excelentes durante os jogos.

Veja só, uso 2 monitores externos, com 7 abas abertas, vídeo 4k Youtube, aqui fica assim:

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD