(AN515-54) Problemas sérios de paralisação de sistema.

Joanderson
Joanderson Member Posts: 2 New User
editado julho 14 em Gaming - Predator e Nitro

Intel® UHD Graphics 630 (versão de driver 26.20.100.6911)
Nvidia GeForce GTX 1650 (versão de driver 27.21.14.5167) (Gamer Ready 451.67)

Desde o começo do ano, após instalar uma atualização de driver da Geforce Experience (por volta da versão 552) meu notebook vem paralisando ou dando tela azul dentro de 5 minutos quando abro qualquer jogo (geralmente testado em Elden Ring, Helldivers e até mesmo um jogo 2D em desenvolvimento por um amigo), ou quando estou vendo algum vídeo/stream ele paralisa a qualquer momento. Geralmente essa paralisação quebra a última imagem¹ registrada na esquerda e fica um ruído do último som emitido pelo último frame, o que é horrível. Não sei a fonte do problema se é o driver gráfico da intel, Nvidia ou até mesmo meu SSD (jogos fora do SSD também paralisam o PC), o visualizador de eventos não consegue detectar defeitos quando o computador paralisa. Garanto que o problema não seja temperatura, pois, apesar da imagem², já houveram casos de paralisação onde exigia muito menos do sistema.

Uma coisa que notei, principalmente na Steam e alguns raros vídeos do Youtube onde o notebook não consegue gerar a imagem gráfica animada, resultando em tarjas horizontais "quebradas" como na imagem³. Porém, posso fazer uma atualização de driver gráfico do processador intel na qual corrige essas imagens quebradas, mas ele recomenda não baixar, visto que iria desinstalar configurações do fabricante (imagem 4). Por muito tempo evitei baixar esse driver, mas uma vez que baixei e consertou esse problema gráfico, o notebook pareceu paralisar com muito mais frequência, resultando em novas telas azuis e consequentemente restaurações do sistema. Achei que ele seria o responsável pelas paralisações, mas hoje percebi que não.

Sim, já verifiquei integridade dos arquivos e registros com sfc /SCANNOW e vários outros métodos via CMD, sim já formatei o notebook pelo menos três vezes, sem sucesso em evitar essas paralisações. Já evitei baixar drivers novos, já usei DDU para fazer uma instalação limpa, nada parece resolver. E não tenho certeza se é algum defeito de hardware, seja intel, nvidia ou até mesmo SSD, pois não é sempre que a paralisação ocorre. Ontem (13/07/2024) fiz uma restauração novamente, e atualizei para o windows 11, fiz vários testes e configurações passo a passo olhando o visualizador de eventos em busca de algum erro e nada aconteceu, mas quando abri Elden Ring, o computador deu tela azul, e tela azul na inicialização, resultando em corrupção e uma restauração obrigatória. Depois de re-reconfigurar, o sistema parou de paralisar (nessas versões de drivers de vídeo). Mas hoje de manhã, ao fazer o mesmo procedimento de abrir o jogo, o computador paralisou e paralisou logo após inicialização. Eu não sei mais o que fazer, sinceramente.

img 1. último frame antes de paralisar, com um erro gráfico "quebrado" à esquerda

Melhor resposta

• Joanderson
    Joanderson Member Posts: 2 New User
    Responder ✓

Update: consertei. Problema extremamente diferente do esperado. Era mal-contato com as memórias RAM. Tirei, limpei os dentes com borracha e troquei entre slots. Problema resolvido

Respostas