ACER NITRO 5 , com desempenho a baixo do normal!
MODELO :
Notebook Gamer Acer Nitro 5 Intel Core i7-11600H, 16GB RAM, NVIDIA GeForce RTX 3050, SSD 512GB, 17.3" FHD 144Hz IPS, Linux, Preto com vermelho - AN517-54-765V
————————————
Comprei este notebook novo da fábrica há menos de 5 meses e desde então o utilizo para trabalho e para jogar alguns jogos. Quando chegou, tudo funcionava maravilhosamente bem; rodava muitos jogos com altos FPS, incluindo jogos pesados e atuais, e vários outros quase no máximo das configurações. A temperatura sempre foi agradável, sem superaquecimentos, e com o suporte de ventilação adequado, conseguia manter o sistema em bom estado.
No entanto, recentemente as coisas começaram a piorar. Não consigo lembrar exatamente quando isso começou a acontecer, mas atualmente ele não consegue mais rodar nenhum jogo com FPS alto. Para ilustrar, se eu tentar jogar Minecraft, ele mal chega a 20 FPS. Já tentei todas as soluções possíveis: atualizei drivers, ajustei configurações da placa, testei diferentes modos de energia, troquei a fonte de alimentação, e adicionei mais RAM, mas nada fez o desempenho melhorar. Os FPS continuam baixos.
Além disso, o processador está constantemente utilizando o desempenho máximo, sempre acima de 3.88 GHz.
Por isso, estou recorrendo aqui para ver se alguém pode me dar alguma orientação. Um notebook com uma placa GTX 3050 deveria ser capaz de rodar jogos como CS, LoL ou até mesmo Minecraft com pelo menos 60 FPS, e o meu não está conseguindo.
Respostas
-
Olá, boa noite.
Verifique esse tópico:
AN517-54 COM PERDA DE DESEMPENHO MESMO NA TOMADA — Acer Community
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Um amigo meu sugeriu algo simples, a um nível que eu nunca imaginei que poderia ser, e meu problema foi SOLUCIONADO...
Eu simplesmente troquei o driver da PLACA DE VÍDEO, de GAME READY para NVIDIA STUDIO, e por incrível que pareça, um milagre aconteceu... Aparentemente, o driver STUDIO está utilizando o desempenho MÁXIMO do meu equipamento, e agora consigo jogar todos os jogos até mesmo no ULTRA, com o FPS lá em torno de 160.
Então, pode ser uma alternativa para quem está passando por isso...
Estou me sentindo burro por não ter tentado essa opção antes... Eu tentei desinstalar e instalar novos e antigos drivers do GAME READY, mas não pensei em nada referente ao driver da NVIDIA STUDIO...
1 -
Eu também já fiz esse teste, mas no caso não estava com problemas de desempenho. Esse DriverStudio é mais otimizado para programas de renderização, etc, mas também dá certo em jogos, o que pode ter ocorrido é o driver atual GameReady estar com funcionamento limitado com o Win11, como já vimos aqui.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
eu estou utilizando o WIN 10….
mas após desligar meu notebook, e hoje voltar, fui abrir o mesmo jogo HOJE, que ontem estava batando, 200 fps, hj ja voltou com o problema de 20 FPS….. isso nao faz o menor sentido, eu acredito que seja alguma opção de inicialização… o notebook nao esta inicializando no modo GAMER!0 -
Verifique se a opção BatteryBoost, bem como também WhisperMode estão desativadas pelo GeforceExperience.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0