Nitro V15 ANV15-51 Travando em jogos

1235711

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Olá @Sylveon,

    De preferência encaminhe estas informações para o Suporte da Acer (pois eles não dão a mínima atenção e estão pouco se lixando para o que é postado aqui…), para que eles avaliem esta necessidade ou não. Mas, um bug no Intel PMC (Power Management Controller) pode causar estes problemas de desligamentos abruptos.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru
    editado julho 17

    Estava olhando sua resposta e dos demais colegas. E então, resolvi fazer uma rápida pesquisa nas especificações dos processadores Intel® Core™ i5-13420H e das GPUs NVIDIA RTX 3050 (Laptops). Para verificar o TDP da CPU (em Turbo Boost) e TGP (em Boost Clock) do GPU.

    Encontrei algo interessante, que faz sentido com estes sintomas de desligamentos abruptos quando a fonte do carregador está conectada. 🤔

    Se considerarmos os 95 W da CPU (quando em Turbo Boost, é possível que tenha sido ajustado com valores menores através do PL1 e PL2) + 45 W ~ 50 W do TGP (em Boost Clock) da RTX 3050 (capada, provavelmente devido a questões de limitação térmica do projeto do sistema de refrigeração dos Nitro V15).

    Podemos concluir que o consumo de ambos (isso sem considerar os demais componentes, tais como: carga da bateria, placa-mãe, PCH, RAM, SSD, portas USB, etc) esteja beirando próximo e/ou até mesmo extrapolando o limite suportado pela fonte do carregador (135 W) destes laptops:

    Imagem: Créditos e Agradecimentos pela informação para @RenanVilela.

    E com isso, o circuito de proteção da placa-mãe esteja acionando o sinal BD-PROCHOT para desligar o sistema.

    Obviamente, que isso é apenas uma suposição. Não tenho a menor pretensão e muito menos gabarito para questionar os Engenheiros Projetistas da placa-mãe dos Nitro V15.

    Mas, fica o convite para reflexão! 🫡

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    isso faz total sentido, eu me questionei do mesmo! eu sei que um notebook tem baixíssimo consumo e é eficiente, mas os 135w me pareceram muito pouco.

    bom, quem sou eu pra questionar os engenheiros por trás, né?

    eu sou um completo leigo em eletrônica, mas seria possível isso ser corrigido com alguma fonte mais forte fornecendo a mesma tensão e alguns ajustes de firmware?

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    O estranho é que ele desligava mais quando colocava no low do que no ultra e me chamou a atenção. Será que a troca de placa mãe seria o suficiente?

    Um comentário no YouTube referiu que a autorizada fez isso (mas não comentou se resolveu ou como ficou após a entrega)

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    E o que me deixa curioso também é o fato de no visualizador de evento não gerar erro quanto a isso, apenas o kernel Power referindo que não foi desligado corretamente

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Uma maneira de comprovarmos esta hipótese, seria realizar um teste com uma fonte do carregador mais potente.

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    tá aí um bom teste a se fazer, e não duvido que funcione! se eu estivesse com o notebook ainda, eu até tentaria testar.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Ainda examinando o firmware UEFI / BIOS versão 1.14

    Ele não inclui as atualizações do MCU (versão 0x4121 / 0x4122 atual) já disponíveis para processadores Intel com CPUID B06A2 (13ª geração / codinome Raptor Lake):

    Que incluem mitigações para falhas de segurança:

    Affected Processors: Guidance for Security Issues on Intel® Processors

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Mais um motivo para desconfiarmos que isto esteja sendo causado a nível de firmware ou hardware. O site Notebookcheck.info publicou no início deste ano (2024) um review sobre os Nitro V15 ANV15-51 equipados com RTX 4050, e eles utilizaram uma câmera térmica para capturar as partes quentes destes laptops.

    https://www.notebookcheck.info/Analise-do-Acer-Nitro-V-15-ANV15-51-Laptop-economico-para-jogos-com-RTX-4050.795116.0.html#toc-6

    Eu tentaria melhorar a refrigeração nestas áreas (em amarelo) com auxílio de uma base refrigeradora ou até mesmo adaptar uma ventoinha (FAN) 80mm, ainda que de maneira provisória.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,098 Trailblazer

    Um motivo bem convincente da queda brusca de desempenho.

    Talvez com uma base, e com undervolt e/ou underclock possa melhorar.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Pior que eu utilizo a base refrigeradora da multilaser e não reparei diferença nos travamentos. Inclusive eu acho o meu note até bem frio, dificilmente passa de 80, geralmente fica em 70-75

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Fiz uma ilustração (precária, diga-se de passagem…😅) para facilitar a identificação destes pontos "quentes" nos Nitro V15:

    Talvez a indicação de algum componente esteja errado, uma vez que eu não possuo este modelo de laptop e nem tenho acesso aos manuais de serviço.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,098 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Vitor_M16
    Vitor_M16 Member Posts: 21 Networker

    Estou enfrentando o mesmo problema, recebi ele dia 12/07/24 e adicionei uma pente de 8gb memoria Ram, instalei alguns jogos e de primeiro momento estava tudo certo, até que começou a se desligar porem notei que apenas quando estava conectado ao carregador. Minha pergunta com atualizações de Bios futuras este problema pode ser resolvido ou aciono o suporte ?

    está é a versão que está no notebook

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru

    Olá @Vitor_M16,

    Seja bem-vindo!

    É possível sim, que uma atualização de firmware UEFI / BIOS solucione o problema!

    Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui screenshots das guias: CPU, Mainboard, Memory e SPD (de cada slot # que estiver em uso).

  • Vitor_M16
    Vitor_M16 Member Posts: 21 Networker

    Aqui estão os prints, caso precise que faça alguns testes estou a disposição, estamos ai para se ajudar.

    Fiz uns testes com o MSI Afterburner, trabalhando apenas na bateria ele não teve elevação de temperatura e ao colocar a fonte a temperatura começou a subir depois de cerca de uns 10 minutos assim disparando as ventoinhas.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,926 Guru
    editado julho 18

    @Vitor_M16,

    Agradecido pelas imagens! A frequência da sua RAM ficou limitada em DDR-4800 MT/s em virtude do módulo stock, mas isso não deve causar impacto significativo na performance do sistema.

    O que está chamando a atenção são os parâmetros tRAS e tRC. Que de acordo com o seu screenshot, estão operando com valores menores (em relação ao módulo stock) do que o especificado na tabela SPD. Talvez seja apenas uma leitura errônea (bug) do CPU-Z, mas você pode usar a ferramenta HWiNFO para confirmar a leitura destes valores.

    Em relação aos desligamentos abruptos:

    1. Desinstale o Acer Care Center (ACC), caso o mesmo esteja instalado em seu sistema. Pois este software é conhecido por causar eventos ID 41 (Kernel-Power).
    2. Tente usar a dica do colega @Jonovaes, que consiste em utilizar o MSI Afterbuner para reduzir o clock da GPU e VRAM.

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Só um adendo ao comentário do @eGomes, o Core clock tem que ficar pelo menos em -237 e o memory clock em -214. Vi no video do Natanael no youtube, não sei se ele tem usuário aqui, mas é o que vem resolvendo para diversos usuários. Se funcionar, vc pode salvar a configuração no MSI e colocar ele para iniciar junto com o Windows, assim não será necessário configurar isso toda vez.

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Isso não gerou perda de performance pra mim nos jogos que testei (sekiro e NFS heat)

  • Vitor_M16
    Vitor_M16 Member Posts: 21 Networker

    Não tenho o Acer Care Center instalado no momento

    Aqui é a gravação de tela que fiz com todos os resultados que obtive com o HWINFO.