Nitro ANV15-51 monitor perdendo imagem quando jogo. Backlight continua ligada

Jonovaes
Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

Boa tarde, há cerca de 2 meses comprei esse notebook com rtx 3050, 8GB de RAM e Linux. Instalei o windows 11 em seguida, junto com os drivers, todos baixados da Acer. Porém durante os jogos, muitas vezes a tela do monitor fica preta, sem o desligar, já que a luz de fundo continua acessa (notebook continua com os leds ligados, ventoinha ligada e periféricos), porém só volta a funcionar se eu desligar pelo botão de força (Ctrl shift Windows e b pra resetar driver de vídeo também não responde).

As vezes acontece em partes que estou apenas conversando com NPCS, então não acho que esteja relacionado com a intensidade em si).

Eu consigo reproduzir esse problema com maior facilidade apenas deixando o jogo aberto sem mexer. Aconteceu hoje a primeira vez fora de jogo, enquanto deixei o computador ligado e fui tomar banho, porém por diversas vezes sai de casa com ele ligado e quando voltei não houve problema.

Já mexi nas opções de energia do windows, trocando pra modo de alto desempenho e desativando opções de hibernar, já troquei o windows 11 para o 10, usei o scf/Scan now, dism. Única coisa que não fiz realmente foi atualizar BIOS por receio de ter algum problema, porém ele é um computador novo.

Os componentes não esquentam, ficando em torno de 50-80 graus. Aconteceu jogando Sekiro, Batman Arkham Knight, League of legends (com menos frequência).

Vou deixar o vídeo do problema,

Obrigado

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado julho 12

    Olá @Jonovaes,

    Infelizmente parece que os Nitro V15 ANV15-51 estão bastante problemáticos, e causando muito incômodo e dor de cabeça em seus usuários!

    Procure instalar as últimas atualizações do Windows e o firmware / BIOS para última versão disponível 1.14. E veja se este problema de perda de imagem persiste:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    esse problema parece estar acontecendo só com quem comprou a versão com Linux, né? ao menos foi o que notei até agora.

    de qualquer forma isso é muito estranho e não devia estar acontecendo.

    ainda aguardo uma solução pra isso, mas estou pensando em acionar a garantia mesmo…

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Só para dar um feedback. Quando baixei a primeira versão do windows 11 ela veio SEM NENHUM DRIVER tive que instalar manualmente. Após ter enviado esse vídeo, fui tentar instalar novamente e deu uma tela azul e sugeriu a opção de restaurar padrões de fábrica. Dessa vez o windows 11 instalou com a versão mais recente da BIOS e com todos os drivers pelo windows update, coisa que não havia sido feita anteriormente. Vi uma melhora considerável na performance, temperatura, controle das ventoinhas e não desligou de ontem pra hoje ainda, joguei por pelo menos 3 horas seguidas. Vou aguardar mais para dar como resolvido, mas aparentemente fazer essa nova instalação do windows funcionou

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    chegou a instalar mais alguma coisa como o NitroSense ou deixou como estava? ainda quero testar mais algumas coisas antes de desistir e mandar pra garantia.

    testou os mesmos jogos nas mesmas configurações também?

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    chegou a instalar mais alguma coisa como o NitroSense ou deixou como estava? ainda quero testar mais algumas coisas antes de desistir e mandar pra garantia.testou os mesmos jogos nas mesmas configurações também?

    Sylveon, não consegui marcar seu comentário por algum motivo, mas testei sim. Coloquei no alto, que eu estava jogando, fui fazer compras e não tive problema. Antes na instalação eu só havia baixado os jogos e os mesmo estavam travando, até antes de baixar o nitro sense. Não sei dizer o que funcionou, se foi a atualização da bios ou a instalação do zero do windows 11, mas estará fazendo quase 24 sem desligar. Além disso, reparei que ele está conseguindo manter temperaturas mais baixas e as fans fazendo pouco barulho. Ainda é cedo, mas creio que resolveu

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    que interessante, eu reinstalei meu windows e atualizei minha BIOS, mas ainda estou tendo a tela preta :/

    hoje aconteceu no CS2. notei que isso acontece quando os gráficos estão no mínimo e o note tem que se esforçar pra ter mais FPS. deu tela preta em exatos 8 minutos após começar a partida. estava rodando muito bem no entanto, desempenho incrível

    me pergunto se não tem algo faltando pra que pare de acontecer isso? por agora me encontro perdido

    fico feliz que não tenha voltado a ocorrer contigo, que continue assim

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Pra mim era quase aleatório, as vezes acontecia quando eu jogava por minutos, as vezes eu jogava e não travava também (espero que não seja isso dessa vez). Mas travava independente do gráfico, até porque o jogo mais leve que era o lol não acontecia nada. Eu falei com a garantia e eles disseram até pra eu tentar colocar mais RAM (a atendente disso que isso não iria interferir na quebra de garantia) mas creio que esse não seja o problema. Tente ver no log do windows se aparece algum erro em específico, o meu não tinha, apeans o relacionado a eu ter desligado.

    Você realizou aquela reinstalação do zero? que perde todos os dados? a minha só instalou assim. Outra coisa, é que o seu por acaso a backlight do monitor desliga? porque pensando atrás, meu note não desligava, parecia ser mais algum problema relacionado ao monitor. Os periféricos continuavam ligados, a luz do teclado também, então ele de fato não desligava

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    dei uma olhada no log, e só constava que o windows foi desligado abruptamente mesmo

    e sim, eu experimentei formatar com a ISO baixada no site da microsoft, fazendo uma instalação completamente limpa. também tentei fazer a restauração pelo próprio windows, optando por baixar ele novamente, mas continuou o problema :(

    o meu caso é o mesmo que o seu, a tela fica preta com backlight, teclado e periféricos acesos

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Ainda não tive oportunidade de testar hoje novamente. A sua BIOS está na versão 1.14?

    Creio que se não for isso, logo meu notebook também voltará com quadro também. Os drivers foram baixados pelo windows update mesmo? Porque dessa última vez foi baixado tudo sozinho, ao contrário das outras vezes que tive que baixar no site da Acer.

    Eu não vi solução na internet ainda:/ Os vídeos que acho sempre são com a tela realmente desligando.

    Se não for isso é algum problema de hardware msm

  • Guisouza1806
    Guisouza1806 Member Posts: 20 Networker

    Caso obtiverem a solução atualize aqui por favor.

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Para mim a princípio continua sem desligar. Vou esperar só menos uma semana pra dar como resolvido kk. Mas a princípio uma instalação limpa do windows e atualizar a BIOS funcionou

  • Sylveon
    Sylveon Member Posts: 16 Troubleshooter

    sim, atualizei pra 1.14 esperando que fosse ajudar :(

    foram sim baixados pelo windows update, nem encostei e tentei jogar daquele jeuto mesmo. o bug demorou um pouco mais pra acontecer parecia, mas ainda acontecia

    se tiver a chance, tente colocar um jogo no low tipo CS2. tava dando tela preta em 1 minuto aqui.

    eu vi uma solução no youtube

    isso fez as telas pretas pararem, mas isso é mais tratar o problema do que resolver ele em si, além de que é meio chato depender disso para conseguir jogar :/

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Você tem razão, quando eu coloco no low ele desliga quase que na hora. Que esquisito

    No maximo ele não desliga

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Não sei mais o que fazer

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Vi um comentário no youtube que melhorou após ele ter desinstalado o nitro sense

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    @Jonovaes,

    Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:

    C:\Windows\memory.dmp
    C:\Windows\Minidump
    

    Em seguida, faça o upload dos mesmos utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo) ou em algum serviço de armazenamento na nuvem de sua preferência (informe aqui o link para acesso).

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Obrigado pela mensagem! Ele não deixa nenhum dump :/ Não tem nada nas pastas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    @Jonovaes,

    Faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor enquanto você roda algum jogo por alguns minutos (o mais próximo possível que você perceber estes travamentos). Em seguida, anexe aqui screenshots com a leitura de todos os sensores disponíveis (será necessário rolar a página para fazer a captura de todos os sensores).