A515-45-R36L: Notebook apresenta mais desempenho na bateria do que ligado no carregador.

dslpedro
dslpedro Member Posts: 4 New User
editado julho 1 em Laptops

Tenho um Acer Aspire 5 (A515-45-R36L) com menos de um mês de uso, e desde que este chegou, venho percebendo o seguinte: não tenho um desempenho nem um pouco parecido com o que vi em canais de review no Youtube.

Influenciadores com o mesmo PC conseguiram jogar jogos e fazer benchmarks com uma media de, por exemplo, 50 quadros em determinadas configurações, e eu, até em configurações bastante reduzidas, não consegui obter médias parecidas.

Tentando encontrar uma solução, já tentei:

• Instalar um sistema mais atual (W11). Atualmente uso Windows 10.
  • Usar drivers de vídeo fornecidos no site da AMD compatíveis com o processador (tendo os devidos cuidados pro Windows Update não sobrescrever estes).
  • Usar drivers de vídeo fornecidos pela Acer, tendo feito uma instalação limpa e tomando o mesmo cuidado que citei acima.
  • Usar planos de energia diferentes, além de entender a ferramenta Acer Care Center e usar ela ao meu favor.
  • Otimizar superficialmente o sistema, fazendo coisas que um usuário normal faria para obter mais desempenho.

Mas tudo isso sem o sucesso esperado.

Uns dias atrás, resolvi realizar alguns benchmarks simples para tentar diagnosticar algo, e enfim achei uma coisa bem curiosa:

No CPU-Z, ao realizar o teste com o carregador conectado no notebook, obtenho em média 2500 pontos em multi thread. Assim que desconecto o carregador, a pontuação sobe para a casa dos 4800 pontos.

O mesmo se repete no Cinebench 23: no carregador, obtive algo como 4000 pontos. Na bateria, 8000.

Há algo de errado com meu notebook ou isso é comum?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Melhor resposta

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 13,361 Trailblazer
    editado julho 1

CPU AMD Ryzen 3 ?, laptop modelo de janeiro de 2021, você deve considerar adicionar RAM (consulte a tabela) e substituir o HDD por um SSD Sata-3 de 2,5" mais rápido, como o Samsung 870 Evo V-NAND 2 TB. Adicionar um SSD NVMe Gen3 como o Samsung 970 Pro, a Acer recomenda até 500 GB, faça do SSD NVMe sua unidade de inicialização para melhorar o desempenho. Desinstale todos os bloatware da Acer e programas de terceiros, freebees pré-instalados como MS365, programas AV e navegadores ajudarão a reduzir a carga/recursos e libere RAM.

• dslpedro

Bom dia.

Se trata de um notebook lançado na Q1 de 21, mas equipado com um Ryzen 7 5700U.

Além disso, ele vem equipado com 12GB de RAM DDR4 3200MHz, sendo 8GB soldados (Hynix) e 4GB no slot 1 (ADATA). De armazenamento ele vem equipado com um SSD NVMe Gen4 da ADATA de 512GB, até aí, creio eu que o hardware citado não é o problema.

Quanto ao software, já fiz varias reinstalações limpas com ISOs fornecidas pela própria Microsoft, já testei o sistema com ou sem certos programas e até totalmente limpo e sem nenhum Appx (aplicativo fornecido pela Microsoft Store), apenas os essenciais.

Quanto aos planos de energia, como falei acima, já tentei entender e modificar eles. Hoje uso o Equilibrado (o que vem junto do sistema operacional) sem nenhuma modificação. Nas configurações de bateria do Windows 10, deixo em modo desempenho máximo.

Caso queira, posso anexar um vídeo mostrando o problema. E de fato, basta desligar o cabo de energia que o desempenho do processador em testes é quase que multiplicado por dois.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    editado julho 1

Olá,

A série Aspire 5 A515-45 e A515-45G (assim como outros modelos) possuem um grave problema devido a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU.

Evite utilizar a ferramenta Acer Care Center (ACC). Pois além de ser desnecessário, pode causar desligamentos abruptos (Evento 41 Kernel-Power) no seu sistema.

Experimente habilitar o plano de energia Ultimate Performance e executar novamente o teste de bench do CPU-Z:

https://purainfo.com.br/como-ativar-o-novo-modo-de-energia-ultimate-performance-no-windows-10-e-11/

• dslpedro

Agora a pouco testei uma função do Care Center que eu não havia testado antes: limitar o carregamento da bateria a 80%. O notebook se mantém em 100%, mas agora com o led de carregamento desligado, e assim consegui o mesmo desempenho que na bateria.

Não sabia que o problema dos reinícios (relatados por muitos na internet, mas eu mesmo não presenciei nenhum) poderia estar ligado ao Care Center. Porém, só consegui atingir o desempenho esperado utilizando ele. Devo desinstalá-lo assim mesmo, sem desligar a função de limitar a bateria dentro do aplicativo ou volto as configurações de fábrica antes de me livrar dele?

Quanto ao plano de energia que você citou, eu já havia testado, acho que por meio de um tutorial seu mesmo. Não senti impacto positivo no desempenho ao usar ele.

Quanto a falta de atualizações do microcódigo AGESA e SMU, estive ciente disso antes de adquirir o computador. Agora me arrependo um pouco mais entendendo a gravidade do problema causado pela negligência da empresa. Ainda não chequei a versão destes, mas como a última atualização da BIOS foi em dezembro do ano passado e a atualização de correção pra série 5000 em laptops foi introduzida em Janeiro deste ano pela AMD, é de se assumir que não houve (e não haverá) atualização mesmo. Uma pena.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    Responder ✓

Se agora está funcionando corretamente, mantenha a configuração atual. Em relação ao firmware UEFI / BIOS instale pelo menos a versão 1.14:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire_A515-45/downloads?suggest=A515-45;1

• dslpedro

O meu notebook veio de fábrica com a versão mais recente (1.52), então não realizei nenhuma alteração na BIOS. Não tive problemas de reinício inesperados até então, exceto ao usar a API Vulkan em jogos, mas isso já é papo pra outro post.

Muito obrigado pela ajuda! Vou marcar seu comentário como a resolução.

• luissampaio
    luissampaio Member Posts: 3 New User
    editado agosto 20

Na mesma aqui