AN515-58: Potência máxima do Nitro Sense diminuiu.
Olá, tenho um AN515-58 e hoje percebi que de alguma forma meu Nitro Sense está fora do padrão. Geralmente, quando necessário coloco na opção de potência máxima, o que dá por volta de 7800 rpm das ventoinhas, mas por algum motivo quando fui fazer isso hoje o máximo que a programação do programa coloca é mais ou menos 4500.
Alguém consegue explicar o que aconteceu? Já reinstalei direto no site da Acer mas esse incômodo ainda persiste. Obrigado.
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá, bom dia.
Pelo que vi no manual o máximo de rotações seria de 6800.
Colocando na opção Customizavel qual é o máximo que elas chegam?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Bem, o que eu estava acostumado a registrar aqui era acima de 7000 no máximo do modo desempenho, que era a mesma rpm do personalizado no máximo.. Hoje quando liguei o notebook as rotações tinham aumentado, por volta de 6000 mas agora de tarde a quantidade diminuiu para 5000 (valo exato). Todos os valores levam em consideração o modo desempenho no máximo e que o personalizado no máximo também apresentava os mesmos valores.
1 -
A opção CoolBoost também está ativada?
Qual a versão da Bios?
Dessa versão em diante houve uma atualização do controle de temperatura, consequentemente entendo que possa ter vínculo direto com as rotações das ventoinhas.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Meu Nitro Sense não tem essa opção de CoolBoost. E minha Bios é a versão 2.10, o que é estranho pois ela já é essa há bastante tempo e não tinha esse problema com as ventoinhas. No momento da postagem eu acabei de ligar o notebook e as ventoinhas no máximo do modo desempenho batem exatamente 6125 rpm.
Aliás, acabei de entrar no site da acer e vi que saiu atualização da bios agora nesse final de junho, eu atualizo pra ver se muda alguma coisa?
0 -
As atualizações de Bios contém normalmente correções de bugs, bem como pode conter alguma melhoria.
Caso for atualizar, esteja com a bateria em 100% e com o notebook conectado à tomada.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá,
A versão 2.14 corrige uma questão que envolve a integração de segurança do chipset com Windows 11 24H2:
Talvez esta atualização não corrija seu problema em relação a ausência da opção CoolBost e/ou rotação dos FANs.
0 -
Bom dia,
Depois de alguns dias da minha última postagem a potência voltou ao normal. Não sei o motivo, não atualizei nenhum programa e nem fiz uma limpeza nas ventoinhas, mas voltou ao normal. Obrigado por terem ajudado.
0 -
Uma observação a ser feita, temperatura alta da CPU mesmo com o pouco uso, e visto que a RPM da ventoinha está em 7500.
Você já chegou a comparar com o Hwinfo em relação as temperaturas?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0