Nitro V15 ANV15-51 dando artefato e desligando sozinho

13

Respostas

  • JOAOPEDROSANTANA
    JOAOPEDROSANTANA Member Posts: 9

    Tinkerer

    @brobs Eu também reinstalei o Windowns e o problema persiste. Acredito que será necessário abrir solicitação de reparo também.

    @eGomes fiz o acompanhamento da temperatura até o computador travar e dar tela preta, notei que o problema não aparenta ser superaquecimento visto que eu estava jogando um jogo muito leve e as temperaturas tiveram pouquíssimas variações durante o uso.

    1° print quando iniciei a jogatina (24/06 21:53h);

    2° print minutos antes do computador travar (24/06 22:40h);

    3° print visualizador de eventos (obs.: liguei o pc somente no dia seguinte 25/06 18:20h), então o evento crítico aparece somente no dia posterior;

    Vou mandar abaixo, a sequencia de erros e eventos que apareceu nos instantes antes e o depois do travamento:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado junho 26

    @JOAOPEDROSANTANA,

    Experimente atualizar / instalar o componente Acer Device Enabling Service V2 (ADES):

    Acer Incorporated - SoftwareComponent - 1.0.0.3012 (25/02/2024 - 379 KB)

    Há relato de um usuário que conseguiu contornar este problema após atualizar o mesmo:

    Em relação ao Evento 78 (SidebySide) causado pelo aplicativo CapCut.exe, experimente seguir os passos descritos no link abaixo indicado:

    https://learn.microsoft.com/en-us/answers/questions/1632493/how-to-fix-event-78-sidebyside-app-crashes

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Por fim, faça o download e execute a ferramenta OCCT para realizar testes de stress e monitorar a estabilidade dos componentes do seu computador. Ele poderá ajudá-lo a identificar eventuais problemas de hardware, que por ventura estejam causando instabilidade e superaquecimento no sistema.

  • JOAOPEDROSANTANA
    JOAOPEDROSANTANA Member Posts: 9

    Tinkerer

    @eGomes esse 100% de uso do processador pode ser o problema?

  • JOAOPEDROSANTANA
    JOAOPEDROSANTANA Member Posts: 9

    Tinkerer

    Esquece é o próprio OCCT que está usando o processador no maximo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Correto! Na sequência execute (modo Admin) os demais testes de estabilidade: Linpack stability (pelo menos 1 hora), Memory stability test, 3D Standard + 3D Adaptive + VRAM (combinado, individualmente por GPU, Error Detection = Enabled) e o PSU/Power stability.

  • LuccaOdoni
    LuccaOdoni Member Posts: 2 New User

    Acompanhando por aqui pois estou com o mesmo problema no mesmo modelo. Aparentemente é um problema recorrente nesses notebooks.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Novo firmware UEFI / BIOS versão 1.14 para Nitro V15 ANV15-51, disponível para download:

    Improves system stability
    

    Link:

    BIOS_Acer_1.14_A_A.zip (2024/06/28 - 9.54 MB)

  • gabriel7234
    gabriel7234 Member Posts: 1 New User

    Ola, venho observando este post há algum tempo, estou os mesmos problemas já faz uma semana e eles só vão se agravando.

  • LuccaOdoni
    LuccaOdoni Member Posts: 2 New User

    Atualização:

    Olhando em alguns fórums gringos, disseram para tentaar desinstalar o nitro sense. Fiz isso por aqui e aparentemente funcionou, não tive mais problemas com desligamentos. Alguém saberia indicar algum outro software para controle da velocidade das ventoinhas?

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    No meu caso não resolveu desinstalando o nitro Sense, porém vi um vídeo em que ele usa o msi info pra fazer underclock e isso resolveu o meu problema, nele também tem controle de fan

    https://youtu.be/OrxkknQci5w?si=REu1zCwWCGu-pHWE

  • mmarcelodosantos
    mmarcelodosantos Member Posts: 4 New User

    Estou exatamente com os mesmos problemas! Jogando sekiro ele não dura nem 30min sem aparecer a tela preta. Também tinha dado artefatos logo na primeira semana com a máquina, mas nunca mais me ocorreu. Vocês conseguiram resolver o problema de tela preta? Tenho tudo atualizado e não adianta de nada.

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Veja meu comentário acima, tem um vídeo sobre o assunto. A Intel lançou uma nota sobre problema nas 13° e 14° gerações de processadores de forma geral que justifica o problema.

    "Atualização de julho de 2024 sobre relatórios de instabilidade sobre processadores de desktop Intel Core de 13ª e 14ª geração

    Com base em uma extensa análise dos processadores Intel Core de desktop de 13ª/14ª geração devolvidos a nós devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores de desktop de 13ª/14ª geração. Nossa análise dos processadores retornados confirma que a tensão operacional elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo, resultando em solicitações de tensão incorretas para o processador."

  • Jonovaes
    Jonovaes Member Posts: 57 Devotee WiFi Icon

    Eles irão lançar atualização em agosto corrigindo o problema

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Rapaziada só atualizando que enviei o meu notebook para a acer, alegaram que não tinha nenhum problema no notebook, trocaram pasta termica, reinstalaram linux, e fizeram limpeza da placa mãe. Para a surpresa de ninguém dois dias após receber o notebook o mesmo voltou a apresentar os mesmos problemas de desligamento. Pretendo futuramente enviar novamente e pedir reembolso ou uma maquina diferente, mas acho que vou aguardar o rolê do amigo ai que falou da atualização da intel.

  • mmarcelodosantos
    mmarcelodosantos Member Posts: 4 New User

    Eu de certa forma "corrigi" o problema. Instalei o msi after e abaixei os clocks, além disso, no programa do nitro sense deixei o modo em "equilibrado", antes só usava no modo desempenho para jogar. Consegui jogar por horas sem problema algum, até mesmo o próprio Sekiro, que não durava nem 30min sem dar tela preta. De toda forma, obrigado pela ajuda. Vou esperar essa atualização mencionada e se acontecer algo após tudo isso que vou solicitar o reparo para a Acer.

  • mmarcelodosantos
    mmarcelodosantos Member Posts: 4 New User

    Acabei de ler a notícia sobre a atualização dos processadores intel. Na matéria diz a respeito de processadores de desktops, logo, notebooks não entrariam no problema, certo?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Em tese, não! Porém há grandes chances destas atualizações também serem aplicadas na linha mobile. Pois está havendo usuários reclamando deste mesmo problema.

    Lembrando que o MCU e CSME dos Nitro V15 ANV15-51 estão desatualizados, vide postagens realizadas no tópico abaixo:

  • mmarcelodosantos
    mmarcelodosantos Member Posts: 4 New User

    Menos mal. Espero que essa atualização seja abrangente, de fato, e resolva o problema de crash. É um tanto quanto decepcionante uma máquina boa e potente não poder usar o seu completo potencial.