Acer Aspire A515-54G: Quando está ligando começa a piscar a tela e não para

spttleonardo
spttleonardo Member Posts: 4 New User
editado junho 2024 em Laptops

Eu tenho um Acer Aspire A515-54G, fiz dual boot no começo do ano ( não se está relacionado), contudo um belo dia fui iniciar o pc e deu tela azul, tive que reinstalar o windows (versão que está Windows 11 Home Single Language) e desde lá meu notebook não para de piscar a tela. Está piscando até a bios, e está tendendo a piorar. O que faço para resolver?

Att,

Leonardo

Respostas

• Alejandro_AC
    Alejandro_AC ACE Posts: 13,747 Trailblazer

Olá @spttleonardo mas isso acontece quando você liga o computador ou quando está dentro do Windows?

Saudações.

• Un saludo / All the best
    • Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,896 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Após a nova instalação do SO você realizou a instalação de todos os drivers?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 127 Skilled Fixer WiFi Icon

Primeiramente, se puder nos enviar o código completo do seu modelo (etiqueta na parte de baixo do notebook), será de grande utilidade.

Sobre as possíveis soluções: Se está piscando até a tela de BIOS, o problema pode ser físico, de alguma forma. Se você pressionar levemente a parte de baixo da tela, perto da logo Acer, isso muda alguma coisa na visualização?

No caso específico do BIOS, você pode ainda abrir a tela de BIOS e selecionar a opção "Load Setup Defaults" (Carregar Valores Padrão), na última Aba, Exit (Sair). Salve e saia, e entre no BIOS novamente para ver se resolveu o problema.

Quanto ao Windows 11, você também pode fazer o seguinte teste: ir até o Gerenciador de Dispositivos e verificar quais adaptadores de vídeo são listados. Qualquer um que seja diferente do Microsoft Basic Render Adapter, desinstale e reinicie o computador, para ver se o problema persiste.

Se o computador reiniciar e o problema sumir: Menu Iniciar > Digite "update" > Abra as Configurações Avançadas do Windows Update > Pausar Atualizações > Selecione uma data qualquer (se a tela continuar a piscar em algum momento, o Windows Update está tentando reinstalar um driver de vídeo o mais rápido possível, e nesse caso, você deve pausar as atualizações do Windows Update e desinstalar esse driver novamente, reiniciando o computador em seguida).

Depois, abra o CMD, como Administrador, e execute os seguintes comandos:
    1. sfc /scannow
    2. dism /online /cleanup-image /restorehealth

Quando terminar de executar, reinicie o computador mais uma vez e reinstale o seu driver de vídeo manualmente, direto do site da fabricante, e verifique se, após instalar, o problema persiste.

• spttleonardo

Boa tarde, acontece quando eu ligo o computador já!

• spttleonardo

Boa tarde, A principio sim! Pedi para o sistema verificar se necessitava de atualização de drive, contudo o drive de vídeo está na sua ultima atualização.

• spttleonardo
    editado junho 2024

Segue as possíveis informações contidas na parte inferior do notebook!

Respondendo a suas perguntas: Eu pressionei próximo ao logo e não aconteceu nada, continuo piscando. Além disso, realizei o procedimento conforme você me orientou na bios, contudo, também não corrigiu o problema.

Já referente ao windows, na parte de adaptadores de vídeo está listado Intel UHD Graphics e NVIDIA GeForce MX250. Contudo ao colocar para atualizar os drive os mesmo não possui atualizações, assim como, quando eu clico para selecionar outra tipo de adaptador como por exemplo : Microsoft Basic Render Adapter e desinstalar os demais driver da Intel que está ali e reiniciar, ainda continua o mesmo problema! Porém vou refazer novamente, seguindo o novo procedimento que você me informou.

Acredito que o problema esteja relacionado a outra coisa, talvez um problema de hardware ou firmware, contudo não tenho conhecimento relacionado a este assunto

[Comentário editado para excluir número de série]

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,896 Trailblazer

Sua Bios está na última versão?

Outro ponto, houve alguma queda, ou pressão excessiva sobre a tela?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 127 Skilled Fixer WiFi Icon
    editado junho 2024

Bom, se você ainda não tentou desinstalar o driver da Nvidia, faça isso. Reinicie o computador e nos atualize se o problema cessou. Porém, é importante salientar que é muito provável que seu problema seja mesmo físico. Sua tela, ou as conexões dela com a placa-mãe, podem ter sido danificadas de alguma forma.

Ainda assim, o seu driver Nvidia GeForce MX é o segundo maior suspeito nesse caso (porque os relatos com problemas de tela utilizando as Nvidia GeForce MX não são poucos, e são bem conhecidos). Mas, se fosse o caso, isso não deveria afetar seu BIOS, pelo menos não como é o costume desse tipo de problema. Mesmo, assim tente desinstalar esse driver, desabilitar o dispositivo no Gerenciador de Tarefas (desabilite também o vídeo da Intel) e verifique se o problema persiste. Sem os dois vídeos habilitados, o Windows forçará o uso do Microsoft Basic Render Adapter. Se persistir, sua tela está fisicamente danificada e será necessário trocar.

Por fim, o teste final que pode ser feito é a conexão do seu computador com um vídeo externo, seja um monitor ou televisor, utilizando um cabo HDMI. Se a tela externa continuar a piscar (com o driver Nvidia habilitado antes), o problema é ele mesmo, ou ainda a GPU em si, fisicamente danificada. Se o problema cessar com uso de tela externa, sua tela do notebook ou as conexões dela são realmente o problema, e você pode parar de procurar o defeito.

As principais causas de deterioração da GPU dedicada, e também a principal causa de problemas nas Geforce MX, são o desgaste por aquecimento, ou problemas crônicos de fabricação. No primeiro caso, se isso realmente ocorreu, transistores dentro do chip podem ter derretido, e isso causa a deterioração interna, não sendo possível reparar. Se souber como fazer o que vou sugerir, use um programa de monitoramento de temperatura, enquanto testa seu notebook com tela externa, e verifique se os componentes estão passando muito fácil de 70-80 graus durante um teste de estresse (um jogo, por exemplo).