Nitro V15 ANV15-51 dando artefato e desligando sozinho

Brobs
Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

Comprei o notebook e o recebi no dia 07/06/2024. Formatei, instalei o w11, atualizei os drivers, etc, tudo nos conformes. Até o dia de hoje algumas coisas ocorreram:
1. Quando o notebook entra em modo de descanso por algum tempo e eu o ligo novamente ele apresenta artefatos por alguns momentos que desaparecem quando eu movo o mouse, esse problema é bem recorrente.
2. Adicionalmente a isso, em alguns jogos, em especial CS 2, ele apresenta o seguinte comportamento, ou ele desliga a tela e o teclado e aparentemente desliga o notebook(?) de tal forma que tenho que liga-lo novamente no botão power, ou ele desliga a tela e aparentemente desliga o notebook(?), mas nesse caso o teclado continua ligado. Nesse caso eu tenho que desliga-lo no botão power e só então liga-lo novamente, esse problema não acontece tanto, mas aparenta sempre acontecer no CS 2 de forma aparentemente aleatória.
Hoje(11/06/2024) aconteceu algo novo que foi eu liga-lo e ele apresentar os mesmos artefatos que acontecem quando o notebook entra em descanso, da mesma forma a tela voltou ao normal após um curto tempo e aparentemente com o movimento do mouse.

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado junho 17 Responder ✓

    Olá @Brobs,

    Considerando que seu laptop foi adquirido recentemente, ele não deveria estar apresentando estes sintomas de ineficiência do sistema de refrigeração de forma tão prematura. Pois o layout do Nitro ANV15-51 possui uma boa construção, apesar da falta de tratamento (pintura) dos heat pipes:

    É possível que a substituição da pasta térmica por um composto de boa qualidade melhore a condutividade e dissipação de calor! No entanto, eu recomendo a você acionar o Suporte Técnico da Acer e solicitar o reparo (RMA) do mesmo.

«134

Respostas

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Esqueci de fornecer as imagens no post inicial, segue aqui imagens do dia 11/06/2024:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @Brobs,

    Seja bem-vindo!

    Experimente restaurar as configurações de fábrica e veja se este problema de artefatos persiste. Pois existe a possibilidade de ser um defeito de hardware.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    @eGomes Opa obrigado pela reposta, resetar as configurações de fábrica dos drivers no caso?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    De preferência restaure a instalação do Windows original de fábrica, para termos um parâmetro de referência se estes problemas não estão sendo causados por algum driver que por ventura tenha sido instalado.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Em tempo, verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.10):

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    @eGomes A BIOS não estava atualizada para a versão mais atual, instalei e vou checar se os problemas se mantem. Com relação à voltar a instalação do Windows original é um pouco mais complicado porque o notebook veio com linux de fábrica.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Veja como o seu laptop se comporta e depois nos avise se o problema foi solucionado! 😉👍🏻

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Após a atualização o problema de desligar enquanto jogo CS2 aparentemente foi resolvido, vou observar mais nesse sentido. No entanto o problema de quando o notebook entra em repouso por muito tempo e a tela volta com artefato ainda permanece, e sim o artefato ainda vai embora quando mexo o mouse.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag [Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botão Salvar informações.... Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Enviado, nos conformes

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Voltei pra falar que o note voltou a apresentar os mesmos problemas quando jogo CS 2, eu acredito que ele provavelmente esteja dando overheating? Não deveria no entanto, mas de fato quando o ligo novamente ao checar a temperatura a cpu estava em 80 ºC.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Em geral, há um consenso comum de que temperaturas entre 85 ~ 88 °C podem ser consideradas normais. Obviamente, que quanto menor a temperatura, melhor! No entanto, isso também depende do aplicativo (ou jogo) em questão, que poderá exigir e consumir mais recursos de hardware (e consequentemente gerar mais calor).

    Experimente atualizar os seguintes componentes:

    1. Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*;
    2. Downloads do Pacote Redistribuível do Visual C++ com suporte mais recentes.

    O seu relatório está indicando que o aplicativo Microsoft.OutlookForWindows está apresentando erros. Verifique no Microsoft Store se não há atualizações disponíveis.

    Também foi reportado problemas com o Ragnarok. Verifique se você possui a versão cliente mais recente e todos patches disponíveis instalados em seu computador.

    Instale o NVIDIA App (substituto do GeForce Experience) para definir e gerenciar os ajustes do controlador gráfico dedicado para seus aplicativos e jogos.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Obrigado pelo retorno, sim eu entendo essa questão das temperaturas mas realmente foi a única coisa que consegui justificar os desligamentos, curiosamente essa situação só ocorre durante o CS2, em outros jogos fica normal. Vou tentar jogar com as ventoinhas no máximo e ver como o note responde.

    Atualizei os gráficos intel e instalei os pacotes, depois retorno aqui para atualizar a situação.

    Não havia atts no microsoft store.

    Os problemas do ragnarok foram com relação a alguns crashs que aconteceram, mas não aconteceu mais tambem, teoricamente está tudo atualizado.

    Já instalei o NVIDIA APP.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    O engine do CS2 é bastante conhecido por não ser otimizado (afinidade, SMT) e fazer uso intenso da CPU e memória RAM. É possível encontrar tutoriais na Web para amenizar o problema, em alguns casos limitar o número de FPS pode ser a melhor alternativa.

    Se possível, procure também utilizar uma base refrigeradora (base cooler) para auxiliar e melhorar a ventilação do seu laptop.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Atualizando que ocorreu o mesmo desligamento, mas dessa vez não foi nem no CS2, foi no endless legends. No momento eu estava acompanhando as temperaturas e fiz até um log delas, a mesma mal ultrapassou os 80 ºC, tendo alguns poucos picos de 84~85 ºC, o que não deveria nem de longe causar um overheating ao ponto de desligar o computador. Só consigo imaginar que seja de fato algum problema de hardware, vou tentar resetar as configurações de fábrica para ver se algo muda antes de concluir isso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: perfmon /rel [Enter]. Em seguida, examine o Monitor de Confiabilidade e também a lista contida em Exibir todos os relatórios de problemas, para tentar identificar a causa destes desligamentos abruptos.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Examinando eu não pude concluir muita coisa, a confiabilidade esta baixa, e de fato tem varias instancias do Windows sendo desligado incorretamente e alguns aplicativos que pararam de funcionar e encerraram-se. Vou mandar algumas imgs.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Dê um duplo-clique nos eventos do Windows relacionados a desligamento incorreto.

  • Brobs
    Brobs Member Posts: 26 Enthusiast WiFi Icon

    Acabei não mandando por n ter nada útil, pelo menos pra mim, mas segue:

    Todos os desligamentos incorretos estão com essa mesma descrição, variando apenas os dias e horas.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Talvez o Visualizador de Eventos (Win + R, digite: eventvwr.msc [Enter]) possa fornecer mais informações sobre estes eventos de desligamento abruptos.

    Você instalou o software Acer Care Center (ACC) ou Acer Sense!? Pois é possível que os mesmos estejam causando estes problemas. Caso afirmativo experimente desinstalar os mesmos temporariamente.

    Seria interessante realizar um teste de stress com a ferramenta Memtest86+ ou diagnóstico do próprio Windows.