AN515-51-596D: alterar configuração dos fans do cpu

L000CK3D
L000CK3D Member Posts: 52 Devotee WiFi Icon
editado junho 11 em Gaming - Predator e Nitro

recentemente pra resolver um problema de trothling no AN515_51_596D com uma bomba chamada i5-7300HQ eu baixei uma versão modificada no nitro sense que normalmente não pega no meu modelo, notei que ele não chega na velocidade máxima dos fans deixando o cpu engasgar, ele só chega na velocidade máxima se eu setar o controle de ventoinha no maximo em vez de automatico, o problema é que ele vai ficar 100% do tempo no máximo, gostaria que essa churrasqueira fizesse o cooler rodar no máximo quando batesse 85 graus, observando as temperaturas quando chega a 85 já salta rapidamente pra 90 e o cpu já perde performance, tem alguma configuração do windows pra mexer nas fans? ou eu removo o limite de temperatura pra não abaixar o clock ou eu deixo 100% do tempo os fans no máximo sendo que o note fica ligado por muito tempo, que dor de cabeça

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru

Olá,

Antes de usar uma versão "modificada" do software NitroSense, acredito que você deveria concentrar seus esforços em identificar a verdadeira causa destes problemas com temperaturas elevadas:

a) Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção (limpeza + substituição da pasta térmica) no seu Nitro AN515-51!?

b) Você está utilizando uma base refrigeradora!?

c) Você já examinou o Gerenciador de Tarefas (pressione Win + R, digite: taskmgr.exe [Enter]), para verificar eventuais processos, drivers ou serviços que por ventura estejam consumindo recursos da CPU de maneira excessiva!?

d) O monitor LCD interno ou externo que você está utilizando, possui suporte para refresh rate de quanto!?

Pois de nada adianta obtermos um FPS alto (180 à 300 FPS), se o monitor que estamos utilizando possui um refresh rate de apenas 60 Hz. Isso só vai servir para duas coisas: desperdiçar recursos de processamento e consequentemente manter as temperaturas elevadas.

e) Possibilidade dos FANs do seu laptop estar apresentando "desgaste" ou o heat pipe do cooler ter perdido a sua capacidade de refrigeração (por vazamento do líquido refrigerante interno), também não podem ser descartadas.

• L000CK3D
    L000CK3D Member Posts: 52 Devotee WiFi Icon

A troca da pasta térmica foi feita fazem alguns meses, não estou usando base pois vi alguns testes onde a temperatura acaba descendo apenas 3 graus, e não é nada cômodo pra se usar em certos lugares, de fato estou usando bastante o cpu, fiz alguns benchmarks e reencodei alguns videos pesadinhos, meu monitor é de 60fps, sobre a questão do desgaste dos fans e heat pipe como posso me certificar que eles precisam ser trocados? É algo perceptível? Não sou muito familiarizado com manutenção de hardware, se estiverem apresentando desgaste onde poderia conseguir peças originais ou se possível algumas que possuam melhor capacidade de eliminar o calor? Grato.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    editado junho 11

Se mesmo após realizar a limpeza e substituição da pasta térmica as temperaturas se mantiverem elevadas (acima dos 80 °C) em idle, são forte indício de problemas com o sistema de refrigeração (por vazamento do líquido refrigerante ou com os fixadores dos parafusos).

Em relação as peças de reposição, vamos pedir ajuda aos amigos @Alejandro_AC e @RenanVilela se eles podem fazer a gentileza de informar para nós os part numbers (FRU) das mesmas.