Nitro AN515-58: Ventoinhas ficando em 0 RPM

VictorVercetti
VictorVercetti Member Posts: 9 New User
editado junho 6 em Gaming - Predator e Nitro

Ola galera bom dia, gostaria de tirar umas duvidas, recentemente nesses dias mais frios venho percebendo com uma certa frequencia até , que as vezes quando meu nitro 5 fica ocioso ou seja parado sem fazer nada, ele ''parece desligar'' os coolers e no nitro sense aparece 0 RPM, tanto com o carregador quanto sem, porem a temperatura da placa de video e processador continuam normais e frios, o nootebook tbm não esquenta, é normal? é alguma configuração do nitro 5? lembrando que o nootebook nunca foi aberto e sempre gosto de deixar nas configuraçoes padroes de fabrica e não costumo atualizar nada por medo, a e claro, se eu abrir um jogo ou ate mesmo um video no youtube ou uma rede social, ele volta a girar as ventoinhas, ate mesmo se eu colocar no nitro sense no maximo, ele tbm volta a girar as ventoinhas normal, nesses dias de frio tem ficado entre CPU 1851 RPM ou 2050RPM e GPU 1840 RPM ou 2085 RPM varia muito, mas quando ele esta parado sem trabalhar ele parece desligar os cooler, ficando em 0 RPM os dois porem mantendo o refrigeramendo normalmente, é uma coisa normal ou o cooler veio com defeito? isso vem acontecendo mais nos dias frios, porem em um ou outro momento em dias mais calorentos ja ocorreu mas sempre com ele ocioso sem rodar nenhum video ou qualquer outra coisa

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,315 Guru
    Responder ✓

Como podemos ver no momento em que os screenshots foram capturados, as temperaturas estão normais!

Mesmo utilizando o modo automático das ventoinhas, a CPU manteve-se abaixo dos 45 °C. E a GPU dedicada muito provavelmente não estava em uso (idle).

• eGomes
    Responder ✓

Bom dia,

Como já mencionado anteriormente, este comportamento é absolutamente normal e não há motivos para se preocupar! Possuo um Aspire 5 A515-45G que também desliga o FAN (ventoinha) quando as temperaturas estão abaixo dos 42 ºC. Isso sem falar que, a refrigeração passiva ajuda a economizar o uso da bateria.

Respostas

• eGomes
    editado junho 1

Olá @VictorVercetti,

Seja bem-vindo!

Sim, é normal este comportamento dos FANs! Principalmente nos dias mais frios:

• VictorVercetti

Ufa que bom, achei que meu noot estava com problema, fico feliz em saber que é algo normal

• VictorVercetti

Esqueci de postar os prints, não estou conseguindo editar meu comentario, então vou postar por aqui, meu nitro ocioso sem fazer nada e ele em ja em trabalho

• eGomes
    Responder ✓

Como podemos ver no momento em que os screenshots foram capturados, as temperaturas estão normais!

Mesmo utilizando o modo automático das ventoinhas, a CPU manteve-se abaixo dos 45 °C. E a GPU dedicada muito provavelmente não estava em uso (idle).

• VictorVercetti

que bom fico feliz em saber que é uma coisa normal então

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, bom dia.

Em meu Predator elas nunca chegaram a desligar de fato, ficaram com rpm bem baixo, na média de 900 e as temperaturas abaixo de 28°.

Verifique com o hwinfo se de fato as ventoinhas estão desligadas mesmo.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• VictorVercetti

então não sei direito se ela desliga o rpm ou a ventoinha, se é alguma definição da propria configuração padrão do nitro 5 no nitro sense, mas aparece 0 rpm e não esquenta nada na temperatura muitobpelo contrario fica frio, porem qjando começo a meder no nitro ai sim ele volta a girar

• RenanVilela

Mas você sente, colocando a mão, que as ventoinhas estão desligadas?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• VictorVercetti

não mano, tipo eu não ouço barulho nenhum e quando olho o nitro sense ele ta zerado igual na imagem acima, só isso… Não sei se o nitro sense tem alguma configuração que quando baixa muito o rpm ele não mostra e zera ou se de fato as ventoinhas desligaram, mas o refrigemento continua normal ate bom, ai quando volto a mexer no nitro 5 depois de um tempo, ai sim a ventoinha começa a fazer um barulho mais alto e o rpm sobe pra 1800 em diante igual na foto tbm acima

• RenanVilela

Aqui mesmo baixo ainda mostra.

Você chegou a verificar com o hwinfo?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• VictorVercetti

Então, no nitro sense ele ainda fica zerado mas continua temperatura baixa isso quando deixo o noot muito tempo ocioso sem fazer nada, agora no hwinfo, assim que eu abro, parece que ele ja detecta que o pc ta trabalhando e os fans voltao ao normal, saem do 0, ate tirei algumas prints, fiz varios testes, esperei o nitro ficar ocioso e zerar no nitro sense varias vezes, e em todas o hwinfo mostra que as fans estão rodando, porem no nitro sense antes de abrir o hwinfo fica zerado, apos abrir o hwinfo o rpm

volta ao normal no nitro sense tbm

• VictorVercetti

notei tbm que parece que não pode abrir os dois ao mesmo tempo, parece que da erro né, como mostra nas imagens

• VictorVercetti

porem no nitro sense antes de abrir o hwinfo fica zerado, apos abrir o hwinfo o rpm volta ao normal no nitro sense tbm *****

• RenanVilela

Aparentemente então o funcionamento está normal, mesmo com as ventoinhas em 0.

A questão é sempre ficar de olho quando isso ocorrer e verificar como as temperaturas estão.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes
    Responder ✓

Bom dia,

Como já mencionado anteriormente, este comportamento é absolutamente normal e não há motivos para se preocupar! Possuo um Aspire 5 A515-45G que também desliga o FAN (ventoinha) quando as temperaturas estão abaixo dos 42 ºC. Isso sem falar que, a refrigeração passiva ajuda a economizar o uso da bateria.