A315-24P-R31: Meu notebook está ventilando, é normal?

Samoraes
Samoraes Member Posts: 4 New User
editado maio 29 em Laptops

Faz uns dois dias que meu notebook esta fazendo um barulho estranho, julgo que seja vento pois esta saindo um ar dele, isso é normal?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, bom dia.

Primeiramente qual é o modelo completo do notebook?

Exemplo: Nitro AN515-55

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Samoraes

Aspire 3 15 a315-24p-r31 acredito ser esse. Bom dia ^^

• RenanVilela

A saída de ar da ventoinha fica na parte traseira,

e é normal certo ruído vindo dessa parte, visto que é a ventoinha trabalhando. Quando há um maior processamento, a tendência é o ruído ser um pouco mais alto, devido as temperaturas.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Samoraes

Isso significa que meu notebook esta aquecendo mais do que deveria?

• RenanVilela

Não necessariamente.

Veja a tabela:

Acima da rotação de 2500 você começa a ouvir um ruído mais alto, abaixo disso fica bem pouco.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 127 Skilled Fixer WiFi Icon

Além dos dados fornecidos pelo colega, também é interessante notar os momentos em que você está ouvindo as fans (ventoinhas) trabalhando mais. Os momentos mais comuns de aceleração delas são:

1. Na inicialização do sistema (o carregamento prévio de arquivos é uma atividade capaz de subir muito a temperatura da CPU em poucos segundos);

2. Durante a instalação de aplicações ou atualizações (a depender da configuração dos seus serviços Windows, o Windows Update pode começar a instalar atualizações em segundo plano, isto é, fora da exibição de sua tela). Cheque o Windows Update sempre que suas ventoinhas acelerarem com o notebook ocioso.

3. Durante a desfragmentação do sistema de arquivos (se você tem o costume de desfragmentar seus arquivos de tempos em tempos, o que é uma boa prática, pode ser que você também escute a ventoinha nesses momentos).

4. Durante a execução de aplicações pesadas (jogos, renderização ou edição de vídeo), ou aplicações de diagnóstico (MSI Afterburner, RivaTurner, CPU-Z no teste de stress, Aida64, entre outros).

Se seu notebook não estiver executando nenhuma dessas funções, e a ventoinha acelerar sem motivo aparente, a causa pode ser interna (desgaste da pasta térmica, via de regra).