Não consigo formatar meu notebook acer aspire ES1-533 series
Coloquei um SSD no notebook, porém aparece a mensagem "no bootable device". Acessando a BIOS, setando senha e desabilitando o secure boot, não consigo mudar boot mode de UEFI para Legacy. Deixei habilitado o boot menu, e quando acesso o mesmo com a tecla f12, não aparece o pendrive la, nem hd, nem nada. O HD aparece na prioridade de boot, porém quero dar boot pelo pendrive, como faço para resolver esse problema?
Respostas
-
Segue algumas fotos….
[Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]
1 -
Olá @EduardoF,
Seja bem-vindo! Seu novo SSD só vai ser reconhecido e aparecer na lista do "Boot Priority order", após você converter o mesmo para GPT:
- Faça o boot pela mídia de instalação do Windows (pressionando F12);
- Na primeira que tela da instalação do Windows que for exibida, pressione as teclas <Shift + F10> para abrir uma janela do Prompt de comando;
- Em seguida digite os comandos abaixo:
diskpart list disk select disk 0 clean convert gpt exit
4. Na sequência, feche a janela e prossiga com a instalação normalmente.
*** ATENÇÃO, NOTA IMPORTANTE ****
- O comando "select disk #" <onde #, é o número da unidade de disco>" poderá ser diferente. Confirme antes através do comando "list disk" se a unidade onde o Windows será instalado está correta.
- O comando "clean" removerá quaisquer partições do disco! Lembre-se, faça cópia de segurança dos seus arquivos pessoais antes de executar este procedimento!
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
0 -
olá eu tenho um aspire ES 15 (ES1-533-C27U) EU INSTALEI UM SSD NELE DA KINGSTON. ELE NÃO APARECE, FIZ TODO O PROCESSO QUE VOCÊ DISSE E AINDA SIM EU NÃO RESOLVI.
SEJA COM WIN 8 OU 10 ELE NÃO VAI
0 -
Sei que o problema é antigo. Mas, caso a solução fornecida acima não funcionou pra mais alguém, eis a alternativa:
1. Acesse a BIOS novamente e vá para a tela Main;
2. Pressione Ctrl + S e observe as duas opções que aparecem;
3. Mude a opção VMD Controller para "Disabled";
4. Configure a ordem de Boot novamente para o pendrive primeiro, salve e saia.
O instalador do Windows, se abrir, identificará o SSD agora. Prossiga com a instalação normal.
OBS.: se o pendrive não for detectado, sugere-se abrir o BIOS novamente (depois de um reinício do computador) e ver se ele é detectado (caso esteja com a ISO do Windows 11, pode ser necessário reativar o Secure Boot). Em caso de outro sistema operacional, pode ser necessário reformatar o pendrive com a ISO, conforme acima descrito.
Laptop 01: Acer Aspire 5|Ryzen 7 5700U|Radeon Vega 8|16GB RAM DDR4-3200|Win10
Laptop 02: Acer Aspire 3|Intel Celeron N4500|UHD Graphics 16EUs|12GB RAM DDR4-2933|Win100 -
cara eu coloco aqui na tela main e pressiono o control+s, mas não acontece nada e nem aparece nada
0 -
Entendi. Dependendo de sua versão de BIOS, pode ser que a opção VMD Controller esteja em outras telas. Por favor, tente usar o atalho em todas as telas da sua BIOS, e veja se alguma delas muda com o atalho. A minha BIOS, por exemplo, em um Acer Aspire 5 é a 1.16. E o atalho funciona...
Laptop 01: Acer Aspire 5|Ryzen 7 5700U|Radeon Vega 8|16GB RAM DDR4-3200|Win10
Laptop 02: Acer Aspire 3|Intel Celeron N4500|UHD Graphics 16EUs|12GB RAM DDR4-2933|Win100