AN517-54: Os jogos não ficam melhores quando o pc está conectado na tomada.

Opções
2

Respostas

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, boa noite.

    Vários usuários desse modelo estão com esse mesmo problema, o clock do processador trava em 0.19, e isso afeta o desempenho.

    Uma alternativa para contornar essa situação seria utilizando o ThrottleStop, mas somente indico ele caso o notebook esteja fora da garantia.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado setembro 2023
    Opções

    Ao que tudo indica, dado a quantidade de casos semelhantes, é possível que isso esteja sendo causado por algum bug do Intel Management Engine (ME) ou necessidade de calibração na leitura dos sensores térmicos. A Acer, por sua vez, deveria dar atenção e encontrar uma solução urgente para este problema.

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    A garantia dele acaba em dezembro, mas o que indica fazer quando estar na garantia?

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Queria muito uma solução, esse problema é um pouco chato

  • RenanVilela
    Opções

    Provavelmente quando você entrar em contato com o Suporte eles vão pedir para você restaurar a máquina para as configurações de fábrica, você já fez isso ou ainda não?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    a primeira vez que aconteceu isso eu formatei o pc, mas não mudou nada

  • RenanVilela
    Opções

    Nesse caso como ainda está com garantia vigente eu aconselharia a enviá-lo, mas mais por precaução mesmo.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado setembro 2023
    Opções

    Inclusive, há relatos de que esse comportamento de queda de clock nos processadores Intel (0.19 GHz) possa estar sendo causado pelo driver do dispositivo Intel Dynamic Platform and Thermal Framework (DPTF).

    O Intel DPTF é uma solução de gerenciamento térmico e de energia utilizado para solucionar problemas do sistema relacionados ao desempenho, superaquecimento e ruídos do ventilador.

    Seria interessante tentarmos verificar o HWID deste dispositivo + versão atualmente instalada, para fins de comparação e tentarmos verificar se há alguma versão específica (ou mais atualizada) que por ventura possa solucionar o problema.

    Toda ajuda para levantarmos estas informações será bem-vinda! 😉👍

  • Commodore_1995#
    Opções

    O problema continua após tentar atualizar o bios para a versão mais recente?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Ainda não tentei atualizar a bios, a minha está na 1.18

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções
  • RenanVilela
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado setembro 2023
    Opções

    Abra o Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc), expanda a árvore Dispositivos do Sistema, duplo clique em "Intel Dynamic Platform and Thermal Framework", guia Detalhes, selecione o item Hardware ID. E guia "Sobre", para verificar a versão do driver.

  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    editado abril 23
    Opções

    Já tenho duas discussões sobre esse assunto, mas nunca consigo descobrir uma maneira de resolver isso já que do nada o computador volta a funcionar normalmente depois de alguns dias, dessa vez estava jogando e do nada as ventoinhas vão para o máximo de velocidade e jogo perde muito o desempenho igual as outras vezes, todos os jogos ficam com o desempenho baixo. Pensei em não tentar resolver já que volta ao normal sozinho, mas queria muito saber o motivo disso acontecer e também uma forma de resolver ele.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado abril 25
    Opções

    Olá @Keitazin,

    De fato, você tem duas discussões que na ocasião ficaram aguardando o seu retorno:

    Em relação ao seu problema, e reunindo as informações dos dois tópicos acima, podemos concluir que você esteja utilizando dois SSDs.

    Caso a resposta seja afirmativa, a sugestão é que você tente fazer um teste utilizando apenas um único SSD.

    Pois, considerando o seu relato e de inúmeros usuários que mencionam este mesmo problema de queda abrupta de desempenho e FANs disparando. Precisamos analisar o layout do PCB dos Nitro AN517-54:

    Imagem / Créditos: Nikolay Palaozov @ LaptopMedia.com

    Ao que tudo indica estes laptops (assim como outros modelos desta série) podem apresentar um problema de calor excessivo, devido a proximidade do slot M.2 #1 com o PCH. E o controlador embarcado (EC/KBC/SIO) ENE KB9052QD, por ficar embaixo do 2º SSD, quando instalado no slot M.2 #2. Pois ambos ICs, possuem uma temperatura limite de operação (Top).

    Este problema pode ser ainda mais agravado, ao instalar SSDs que possuem chips NAND nas duas faces (DS) do PCB. Que por sua vez, pode acabar gerando mais calor concentrado nestas duas regiões.

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Não, não uso dois ssd e minha maior dúvida é pq ele volta ao normal do nada depois de alguns dias sozinho

  • Keitazin
    Keitazin Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Opções